Windows 10 tem problema na barra de pesquisa devido ao Bing e Cortana

Barra de pesquisa do Windows 10 fica em branco; busca pode mostrar erro "permissões incorretas em diretórios do Windows Search"

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 10

Usuários do Windows 10 relatam uma falha na barra de pesquisa: se você digitar algo no campo de busca da barra de tarefas ou no menu Iniciar, não surgirá nenhum resultado. Em vez disso, aparece apenas um retângulo cinza onde deveriam estar seus arquivos, programas e sugestões da web. Em alguns casos, você se depara com a mensagem de erro “permissões incorretas em diretórios do Windows Search”.

A falha ocorre no meu PC rodando o Windows 10 1909 (November 2019 Update). Não importa o que eu digite na barra de pesquisa, não aparece nenhum resultado, nem sequer uma mensagem de erro dizendo que nada foi encontrado. Diversos sinais indicam que isso ocorre devido a um problema na integração com o Bing e a Cortana.

O mesmo problema é mencionado em diversos relatos no Twitter e Reddit. “Eu reiniciei o computador, abri a tela de pesquisa e ela funciona corretamente, então parece não ser um problema de corrupção de dados”, explica um usuário. “Algum momento depois de reiniciar, os processos da Cortana e SearchUI.exe ficam suspensos.”

Pesquisa do Windows 10 pode ser corrigida via Registro

O componente SearchUI.exe do Windows está associado à Cortana, e é responsável por exibir os resultados da busca que vêm do PC e do Bing. O Windows Latest descobriu que o problema é resolvido ao desativar a integração do Bing com a busca do Windows — mas isso envolve mexer no Registro.

Se você quiser usar o Editor de Registro, recomendamos antes fazer um backup do PC (para se prevenir caso algo dê errado). É necessário seguir estes passos, de acordo com o How-To Geek:

  • pressione Win + R, digite regedit na janela que se abre e tecle Enter;
  • no campo superior, insira o seguinte texto:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Search

  • procure o item BingSearchEnabled e mude o valor para 0
    • se ele não existir, clique com o botão direito, siga o caminho Novo > Valor DWORD (32 bits), e insira BingSearchEnabled no campo de texto.
  • então, procure o item CortanaConsent e mude o valor para 0
    • se ele não existir, clique com o botão direito, siga o caminho Novo > Valor DWORD (32 bits), e insira CortanaConsent no campo de texto.
  • reinicie seu computador.

Windows 10

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados