Microsoft desativa backup automático do registro no Windows 10
Parecia bug, mas Microsoft diz que backup do registro foi desativado para poupar armazenamento
Parecia bug, mas Microsoft diz que backup do registro foi desativado para poupar armazenamento
O registro do Windows é um banco de dados que reúne diversas configurações essenciais do sistema operacional e de softwares instalados nele, por isso, uma decisão recente da Microsoft vem causando espanto: as atualizações mais recentes do Windows 10 não fazem mais backup automático do registro.
Por padrão, o backup do registro do Windows era armazenado em C:\ Windows \ System32 \ config \ RegBack. Porém, alguns usuários notaram que, de uns meses para cá, os arquivos dessa pasta passaram a ficar com 0 KB, ou seja, estavam vazios.
Parecia um bug, mas o tempo foi passando e nenhuma correção surgia. Só agora é que o motivo ficou claro: em uma atualização de suas páginas de ajuda, a Microsoft explica que, desde o update 1803, o Windows 10 não faz mais backup automático do registro.
A explicação da companhia? Reduzir o tamanho do espaço em disco ocupado pelo sistema operacional. Essa é uma justificativa que até faz sentido, mas apenas para computadores com pouco espaço de armazenamento: o backup pode ocupar algumas centenas de megabytes (no meu caso, menos de 500 MB).
Seja como for, a Microsoft destaca que, para o usuário recuperar um estado anterior do registro do Windows 10, deverá recorrer a um ponto de restauração do sistema operacional.
Para quem faz questão de manter os backups regulares do registro, há uma saída: a Microsoft apenas desativou o procedimento, mas a ferramenta de backup foi mantida.
Só que reativá-la dá um pouco de trabalho. Para começar, digite regedit na barra de pesquisa do Windows e, quando o Editor do Registro abrir, faça o seguinte caminho:
HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Control \ Session Manager \ Configuration Manager
Ali, crie uma entrada DWORD (32 bits) de nome EnablePeriodicBackup e modifique o seu valor para ‘1’.
Reinicie o computador. Depois disso, o Windows 10 ativará novamente o backup automático do registro. Para se certificar disso, digite Agendador de Tarefas no campo de pesquisa do Windows e vá em Biblioteca do Agendador \ Microsoft \ Windows \ Registry.
Uma entrada de nome RegIdleBackup deverá estar por lá. Se você notar que mesmo assim o backup não foi feito, uma opção é clicar nessa entrada e, em Disparadores e Novo, configurar uma periodicidade para o backup (mensal costuma estar de bom tamanho).
Com informações: Bleeping Computer.