Windows 11 testa barra de pesquisa na área de trabalho, mas limita buscador

Microsoft coloca barra de pesquisa no topo do desktop do Windows 11, mas deixa de lado opções para personalizar resultados

Giovanni Santa Rosa
Por
Microsoft pode barrar de vez o Windows 11 em PCs antigos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Windows 11 trouxe alguns recursos novos, como uma área de widgets e a integração com o Teams. Em breve, ele pode ganhar uma barra de pesquisa na web. A ferramenta ficaria na área de trabalho, permitindo procurar rapidamente informações na internet, sem ter que abrir o navegador.

A barra está em testes na compilação 25120 do sistema, distribuída no canal para desenvolvedores para participantes do programa Windows Insider. Nem todo mundo que recebeu essa versão faz parte do teste, porém.

Mesmo com o acesso limitado, já dá para ter uma ideia de como ela vai funcionar.

Spoiler: com tudo da Microsoft.

Barra do Windows 11 obriga a usar Bing e Edge

O site Winaero testou e conta que, ao digitar qualquer termo, o Windows 11 puxa sugestões de busca do Bing. As buscas também usam o provedor, e os resultados são abertos no Edge. Não dá para mudar.

Isso tudo é bastante previsível, dado o histórico da Microsoft. Os widgets de tempo e notícias do Windows 11, por exemplo, sempre abrem os links no Edge, mesmo que você tenha definido outro navegador como padrão.

Atualmente, o botão Pesquisar da barra de tarefas serve tanto para buscas no próprio sistema, quanto para procurar informações na web. Neste segundo caso, ele usa o Bing como provedor dos resultados. E assim como nos widgets, os resultados sempre aparecem no Edge.

Ainda não se sabe se a barra chegará à versão regular do Windows 11. A Microsoft passou a colocar novos recursos e experiências no canal de desenvolvedores só para receber feedback desses conceitos.

Barra de pesquisa fica direto no desktop
Barra de pesquisa fica direto no desktop (Imagem: Reprodução / Microsoft)

Se você recebeu a barra e quer desativá-la, é possível. Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, depois vá até “Mostre mais opções” e, por fim, desmarque a opção “Mostrar pesquisa”.

Como o Verge comenta, a barra pode ser útil para algumas pessoas e completamente dispensável para outras. Eu, por exemplo, trabalho no navegador, então fica fácil abrir uma nova aba e pesquisar — tanto que eu nunca usei o botão de pesquisa da barra de tarefas para isso.

E você, gostaria de uma barra de pesquisa no desktop? Deixe seu comentário lá na Comunidade!

Com informações: The Verge, Winaero.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados