Windows 11 vai finalmente ter um indicador de bateria mais prático

Sistema operacional deve ganhar atualização que deixa a porcentagem de bateria visível o tempo todo na barra de tarefas, o que não acontece hoje

Emerson Alecrim
• Atualizado hoje às 16:50
Resumo
  • A Microsoft deve adicionar a exibição contínua da porcentagem de bateria na barra de tarefas do Windows 11.
  • O recurso foi encontrado na compilação 26120.2992 do Windows 11 para o programa de testes Windows Insider.
  • Ainda em desenvolvimento, a funcionalidade não tem data oficial para lançamento.

Em clima de “antes tarde do que mais tarde”, a Microsoft finalmente decidiu colocar um indicador de bateria mais prático no Windows 11. A mudança fará a porcentagem de carga de bateria ser exibida diretamente na barra de tarefas. Hoje, é preciso passar o cursor do mouse sobre o ícone de status da bateria para ter essa informação.

O recurso foi revelado no X pelo perfil @PhantomOfEarth, que tem um histórico de antecipações relacionadas ao ecossistema da Microsoft. O recurso foi encontrado na compilação 26120.2992 do Windows 11 para participantes do programa de testes Windows Insider.

Com a novidade, as configurações de energia do sistema operacional exibirão uma opção que permite ativar ou desativar a indicação de porcentagem de bateria no canto direito da barra de tarefas. Assim, a informação ficará sempre visível por lá, sem que o usuário tenha que realizar alguma ação para isso.

Essa é uma mudança pequena, mas bem-vinda. Indicar a porcentagem de carga de modo sempre visível é uma forma de diminuir as chances de o usuário não perceber que chegou a hora de ligar o seu notebook na tomada.

Presumivelmente, passar o cursor do mouse sobre o ícone de bateria continuará sendo útil. Isso porque, ao fazê-lo, o Windows 11 também deverá informar quanto tempo em horas de bateria o computador tem, bem como se o modo de economia de energia está ativado ou não, por exemplo.

Quando o novo indicador de bateria do Windows 11 será liberado?

Ninguém sabe ao certo. Oficialmente, este ainda é um recurso em desenvolvimento, afinal, está disponível em uma prévia do Windows 11 direcionada a insiders. E, mesmo para esses usuários, a funcionalidade só aparece com auxílio de um utilitário de nome Vivetool, explica o BetaNews.

Mas, claro, fica a torcida para que a liberação ocorra logo, até porque esse não parece ser um recurso de implementação complexa.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.