Instalação do Windows 11 ganha cara nova

Após quase 12 anos, Microsoft finalmente mudará o instalador do sistema operacional. Design era usado desde o Windows 8

Felipe Freitas
Por
Microsoft pode barrar de vez o Windows 11 em PCs antigos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Windows 11 terá novo instalador e abandonará visual de 2012 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Microsoft divulgou o novo visual do instalador do Windows 11. O design foi liberado para a build 26040 da versão beta do SO, disponível para quem participa do Canal Canary do programa Windows Insider. A mudança de visual encerrará a versão adotada desde o (esquecível) Windows 8, lançado em outubro de 2012.

Os membros do Windows Insider já podem testar a novidade: basta fazer uma instalação limpa no computador ou em uma máquina virtual. A mudança no instalador segue a estratégia de remover do Windows 11 elementos visuais de sistemas anteriores.

Microsoft muda instalador do Windows 11

(Imagem: Divulgação/Microsoft)
Antigo instalador do Windows 11 e seu novo visual, disponível apenas no Windows Insider (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Para quem não lembra ou nunca fez uma instalação limpa do Windows 11, o atual instalador tem um fundo roxo e um botão “Instalar” com o visual quadradão do (nada) querido Windows 8. Esse design segue a interface usada pela Microsoft no próprio sistema operacional.

No novo instalador, as opções de instalar ou reparar o Windows ficarão juntas, na parte mais superior da tela. Na versão antiga, o botão “Instalar” ficava centralizada, enquanto a opção de reparar o computador ficava escanteada (quase que literalmente) no canto inferior esquerdo. Essa singela escolha de colocar as duas opções uma em cima da outra deixará a usabilidade do instalador mais fácil.

Ainda não há previsão de quando essa mudança chegará para a versão oficial do Windows 11. O Canal Canary é a primeira etapa na qual um novo recurso é disponibilizado. O Windows Insider conta com três canais.

A Microsoft já mudou alguns elementos do Windows 11 que eram herdados do Windows 8. Entre as mudanças estão o pop-up para renomear o PC e menu de configuração de data e hora. Com essas alterações, o Windows 11 fica com um design cada vez mais uniforme.

Com informações: XDA-Developers

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados