Xiaomi estaria planejando carro elétrico para competir com Tesla

Mais uma empresa famosa no mercado de smartphones pode estar focando novos investimentos no setor automobilístico

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 6 meses
Conceito de carro elétrico da Xiaomi
Conceito de carro elétrico da Xiaomi (Imagem: Reprodução/Gizmochina)

Este parece ser o ano em que grandes empresas de tecnologia resolveram voltar suas atenções para o segmento automobilístico. Após vários rumores sobre um Apple Car, começam a circular, na mídia internacional, informações sobre um possível carro elétrico da Xiaomi, que poderia competir com os veículos da Tesla.

De acordo com um relatório do iFengNews, o projeto estaria sob os cuidados diretos do fundador e CEO da Xiaomi, Lei Jun. O bilionário tem um interesse antigo em veículos elétricos e autônomos – em 2013, Jun esteve duas vezes nos Estados Unidos para encontros com Elon Musk, CEO da Tesla.

Uma boa alternativa aos smartphones

O timing é pertinente: enquanto o mercado de smartphones vive uma retração na China, com remessas diminuindo ano a ano, o setor de carros elétricos aumenta sua popularidade ao redor do mundo. No último ano, o valor de mercado da Tesla aumentou quase sete vezes. Além disso, o governo chinês vem apoiando ativamente novos projetos nesta área.

Cabe lembrar ainda que a Xiaomi já teve um pequeno contato com o segmento automotivo em 2019, quando anunciou uma parceria com a chinesa FAW para criar dois modelos personalizados de SUV. Porém, como ressalta o iFengNews, em comparação com telefones celulares e produtos domésticos inteligentes, o desenvolvimento de automóveis representa um desafio maior em termos de complexidade, requisitos de segurança e investimento de capital.

Apesar de soar bastante plausível, o plano ainda não foi confirmado oficialmente pela gigante chinesa – o que nos leva a esperar por mais detalhes em um futuro próximo.

Com informações: Gizmochina

Relacionados