Xiaomi estaria planejando carro elétrico para competir com Tesla
Mais uma empresa famosa no mercado de smartphones pode estar focando novos investimentos no setor automobilístico
Mais uma empresa famosa no mercado de smartphones pode estar focando novos investimentos no setor automobilístico
Este parece ser o ano em que grandes empresas de tecnologia resolveram voltar suas atenções para o segmento automobilístico. Após vários rumores sobre um Apple Car, começam a circular, na mídia internacional, informações sobre um possível carro elétrico da Xiaomi, que poderia competir com os veículos da Tesla.
De acordo com um relatório do iFengNews, o projeto estaria sob os cuidados diretos do fundador e CEO da Xiaomi, Lei Jun. O bilionário tem um interesse antigo em veículos elétricos e autônomos – em 2013, Jun esteve duas vezes nos Estados Unidos para encontros com Elon Musk, CEO da Tesla.
O timing é pertinente: enquanto o mercado de smartphones vive uma retração na China, com remessas diminuindo ano a ano, o setor de carros elétricos aumenta sua popularidade ao redor do mundo. No último ano, o valor de mercado da Tesla aumentou quase sete vezes. Além disso, o governo chinês vem apoiando ativamente novos projetos nesta área.
Cabe lembrar ainda que a Xiaomi já teve um pequeno contato com o segmento automotivo em 2019, quando anunciou uma parceria com a chinesa FAW para criar dois modelos personalizados de SUV. Porém, como ressalta o iFengNews, em comparação com telefones celulares e produtos domésticos inteligentes, o desenvolvimento de automóveis representa um desafio maior em termos de complexidade, requisitos de segurança e investimento de capital.
Apesar de soar bastante plausível, o plano ainda não foi confirmado oficialmente pela gigante chinesa – o que nos leva a esperar por mais detalhes em um futuro próximo.
Com informações: Gizmochina
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}