Xiaomi supera Apple e vira segunda maior fabricante de celulares no mundo

Atrás apenas da Samsung, Xiaomi registrou crescimento anual de 83% no período, vendas na América Latina cresceram 300%

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 5 meses
Loja da Xiaomi (Raysonho / Wikimedia Commons)
Loja da Xiaomi (Raysonho / Wikimedia Commons)

Fãs da Xiaomi podem comemorar: a empresa chinesa superou pela primeira vez a Apple em participação de mercado global, e acaba de se tornar a segunda maior fabricante de celulares do mundo, atrás apenas da Samsung. Os dados são de um levantamento realizado pela consultoria Canalys, e revelam que a Xiaomi tem um market share de 17% no segundo trimestre de 2021, contra 14% da dona do iPhone.

A Xiaomi obteve um crescimento anual de 83%, enquanto a Apple cresceu apenas 1%. A Samsung conseguiu se manter na liderança com uma fatia de mercado de 19% e crescimento de 15% ano contra ano.

Vendas na América Latina cresceram 300%, diz especialista

De acordo com Ben Stanton, gerente de pesquisa da Canalys, “a Xiaomi está expandindo seus negócios no exterior rapidamente”. Stanton afirmou que os envios para a América Latina cresceram mais de 300%, enquanto outras regiões, como África e Europa Ocidental, também registraram um aumento de demanda expressivo (150% e 50%, respectivamente).

“[a empresa] ainda está bastante voltada para o mercado de massa, no entanto, e em comparação com a Samsung e a Apple, seu preço médio de venda é cerca de 40% e 75% mais barato, respectivamente. Portanto, uma das principais prioridades da Xiaomi neste ano é aumentar as vendas de seus dispositivos de última geração, como o Mi 11 Ultra”.

Outras duas chinesas, Oppo e Vivo, estão ativas no páreo para conquistar mais consumidores, e registraram o segundo e terceiro maior crescimento anual: 28% e 27%, respectivamente. Cada uma delas foi responsável por 10% de participação de mercado, ficando logo atrás da Apple.

Empresa Participação de mercado (2º tri 2021) Crescimento anual
Samsung 19% +15%
Xiaomi 17% +83%
Apple 14% +1%
Oppo 10% +28%
Vivo 10% +27%

Com informações: Canalys.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados