YouTube Stories será encerrado e fato dele ainda existir é uma surpresa

Plataforma divulgou que recurso de criação de YouTube Stories será encerrado no dia 26 de junho; funcionalidade de vídeos que expiram não deu certo

Felipe Freitas
Por
YouTube
YouTube encerrará Stories no próximo mês (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O YouTube informou nesta semana que o YouTube Stories chegará ao fim — para a tristeza de milhões (contém ironia). A plataforma de vídeos publicou na sua página oficial que a ferramenta para criação dos Stories será descontinuada no dia 26 de junho. Vídeos publicados até essa data continuarão no ar por mais sete dias.

Lançada em 2017 e com o nome de Reels (antes da Meta usar esse nome para a sua versão do TikTok), o YouTube Stories era mais do que a resposta do Google ao recurso do Instagram. A ideia por trás dos vídeos curtos e de “baixa meia-vida” era dar aos criadores de conteúdo uma nova forma de comunicar com seu público. Por exemplo, divulgando bastidores de produções, novidades e atualizações no canal.

YouTube Stories será encerrado sem lamentações do público

Enquanto o Orkut foi encerrado com “homenagens” nas outras redes e com um arquivo das suas comunidades, o YouTube Stories não será lembrado pelo público e provavelmente nem mesmo pelos criadores de conteúdo. O Stories só estava liberado para canais com mais de 10.000 inscritos, poucos criadores usavam e o YouTube nem se dava o trabalho de promover o recurso. O mais surpreendente é que ele ainda existia.

No comunicado sobre o fim do YouTube Stories, a plataforma divulgou que o motivo para encerrar o recurso é ampliar o foco nas outras ferramentas de criação de conteúdo. O YouTube citou as postagens do Comunidade, vídeos em formato longo, transmissões ao vivo e o Shorts — recurso de criação de vídeos curtos para competir com o TikTok.

YouTube Stories no aplicativo mobile. Você lembra? (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
YouTube Stories no aplicativo mobile. Você lembra? (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Na publicação, o YouTube também informou que as ferramentas de Comunidade e Shorts são as melhores alternativas para entregar o que o Stories prometia. Algumas semanas atrás, a plataforma liberou o uso do Comunidade para mais criadores de conteúdo, além de adicionar a opção das mensagens expirarem após 24 horas.

Aproveitando o comunicado do fim do Stories, o YouTube revelou que a taxa de conversão de inscritos dos Shorts é maior do que a do futuro defunto.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados