10 dicas para aproveitar melhor o WhatsApp Web

Conheça 10 dicas para aproveitar melhor o WhatsApp Web; essa versão tem alguns recursos "escondidos" que são bem úteis

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 11 meses
Aplicativo do WhatsApp (Imagem: Moran/Unsplash)
Recursos "escondidos" no WhatsApp Web facilitam o uso da plataforma (Imagem: Moran/Unsplash)

O WhatsApp Web tem funções “escondidas” que facilitam o uso do mensageiro no PC. Recursos como a busca rápida de emojis e os atalhos de teclado podem ser úteis para quem usa essa versão diariamente. Abaixo, vou te mostrar 10 dicas para aproveitar melhor o WhatsApp Web, listando alguns truques interessantes.

1. Busca rápida de emojis

O WhatsApp Web tem um recurso de busca preciso, mas pouco conhecido, que auxilia os usuários na hora de encontrar os emojis. Para usá-lo, basta entrar em uma conversa e digitar no chat “:termo relacionado ao emoji” (sem aspas).

Por exemplo, se você digitar “:família”, todos os emojis com esse assunto serão exibidos rapidamente — também é possível navegar entre eles usando as setas do teclado e a tecla “Enter” para selecionar uma opção.

2. Usar duas contas

Um dos atrativos do WhatsApp Web é que ele permite usar duas contas ao mesmo tempo, algo muito útil para quem tem dois números e precisa se comunicar constantemente com outras pessoas.

Para fazer isso, basta abrir o navegador e acessar web.whatsapp.com com a primeira conta. Depois, abra uma janela no modo anônimo, entre no mesmo site e inicie a sessão com a segunda conta.

3. Ajustar as notificações

Por padrão, o WhatsApp Web sempre exibe as notificações de uma conversa. Isso não é algo ruim, mas dependendo do fluxo de mensagens, esses alertas podem incomodar bastante. Felizmente, é possível desativar qualquer tipo de notificação.

O processo é bem simples: entre no WhatsApp Web, clique nos três pontinhos no canto esquerdo e depois em “Configurações”. Agora, basta clicar em “Notificações” e desativar todas as opções para deixar de receber os alertas.

4. Ver uma conversa passando o mouse

No WhatsApp Web, é possível ler uma mensagem sem notificar a outra pessoa que ela foi vista. Não é preciso desabilitar a confirmação de leitura, já que na versão para PC você pode simplesmente passar o mouse em cima da conversa para que a última mensagem enviada seja mostrada, eliminando a necessidade de entrar no chat.

5. Arrastar arquivos para anexar

Quando uma pessoa usa o WhatsApp Web, normalmente ela está trabalhando, estudando ou fazendo alguma tarefa importante. Nessas situações, talvez seja preciso enviar arquivos para outros contatos. Para facilitar o processo, o mensageiro permite arrastá-los e soltá-los diretamente na conversa.

6. Formatação de texto

Assim como na versão para celular, a formatação de texto também está disponível no WhatsApp Web. Para deixar uma palavra em negrito, coloque ela entre dois asteriscos (**). Já para itálico, basta usar o underline (_), enquanto que para textos riscados se aplica o til (~). Por fim, para fonte mono-espaçada, use três acentos graves (`).

7. Converter emoticons em emojis

O WhatsApp Web também consegue converter um emoticon em emoji. Para isso, basta digitá-lo normalmente no chat da conversa desejada.

Por exemplo, se você digitar “:-D”, o mensageiro vai mudar automaticamente para 😃. Várias opções podem ser usadas, como “:-)”, “:-(“, “:-P” e “<3”.

8. Criar atalho na área de trabalho

Para quem usa o WhatsApp Web diariamente, uma boa dica é criar um atalho na área de trabalho do PC para agilizar o login na plataforma.

Esse processo pode ser feito em qualquer navegador. No Google Chrome, abra o site oficial do mensageiro, clique nos três pontinhos no canto superior direito e depois em “Mais ferramentas”. Feito isso, clique na opção “Criar atalho”.

9. Atalhos de teclado do WhatsApp Web

Abrir uma nova conversa, criar um grupo e alternar entre os chats, por exemplo, são opções oferecidas pela plataforma como atalhos de teclado para o WhatsApp Web. Veja abaixo a lista completa para Windows ou macOS:

FunçãoAtalho para WindowsAtalhos no macOS
Iniciar uma nova conversaCtrl + Alt + NCmd + Ctrl + N
Abrir o perfilCtrl + Alt + PCmd + Ctrl + P
Procurar conversasCtrl + Alt + /Cmd + Ctrl + /
Apagar conversaCtrl + Alt + Barra de espaçoCmd + Ctrl + Barra de espaço
Mutar conversaCtrl + Alt + Shift + MCmd + Ctrl + Shift + M
Procurar na conversaCtrl + Alt + Shift + FCmd + Ctrl + Shift + F
Fixar conversa no topoCtrl + Alt + Shift + PCmd + Ctrl + Shift + P
Arquivar conversaCtrl + Alt + ECmd + Ctrl + E
Marcar chat como não lidoCtrl + Alt + Shift + UCmd + Ctrl + Shift + U
Novo grupoCtrl + Alt + Shift + NCmd + Ctrl + Shift + N
ConfiguraçõesCtrl + Alt + ,Cmd + Ctrl + ,

10. Navegar pela tecla Tab

Ainda em teclado, o WhatsApp Web também oferece suporte a navegação pela tecla Tab. O primeiro toque seleciona a área de busca; o segundo, a conversa mais recente; o terceiro, o botão de emojis e, o último, a área de digitação.

Pronto, agora você já conhece 10 dicas para aproveitar melhor o WhatsApp Web.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Canal Exclusivo

Relacionados