Como desbloquear o Adobe Flash Player no Chrome

O flash não carregou no Chrome? Saiba como desbloquear o Adobe Flash Player e voltar a ver animações em sites usando o navegador

Jean Prado
• Atualizado há 1 ano e 7 meses

Já faz um tempo que o Adobe Flash Player fica desativado por padrão no Chrome; ou seja, ele não funciona a não ser que você o ative. Ainda assim, caso você queira usá-lo, tem como. Saiba como desbloquear o Adobe Flash Player no Chrome, enquanto ele ainda for usado pelo navegador.

Antes de mostrar o caminho, vale lembrar que o Flash deve deixar de existir em alguns anos: a Adobe vai descontinuar a tecnologia até 2020, então o Chrome interromperá seu funcionamento quando a hora chegar.

Como desbloquear o Adobe Flash Player

Por enquanto, quando você entra em um site com Flash, o Chrome mostra o seguinte aviso: “Clique para ativar o plug-in do Adobe Flash Player”, como mostra a imagem acima.

Ou seja, para ativá-lo, basta clicar neste campo.

Se você não quiser fazer isso toda hora, basta clicar no ícone (i) ou no cadeado que fica ao lado esquerdo da barra de endereço. Procure por Flash e mude de Perguntar (padrão) para Sempre permitir neste site.

Resolvendo problemas com o Flash

Caso nenhum desses tenha funcionado e você tenha certeza que o site usa Flash, tente colar chrome://components na barra do navegador, procurar por Adobe Flash Player e clicar em Verificar atualizações. Se nada mudar, muito provavelmente o Flash está atualizado e o problema é com o site.

Para ter certeza, você pode reinstalar manualmente o Flash. Para fazer isso, basta acessar esta página, selecionar o seu sistema operacional na Etapa 1 e, na Etapa 2, escolher o Flash para Opera e Chromium — é sempre a opção que tem PPAPI no final. Depois, clique em Baixe agora e instale o arquivo. O plug-in de Flash no Chrome deve ser atualizado de forma forçada.

Relacionados

Escrito por

Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.