Como acessar o Gov.br com a conta do Bradesco, Santander ou outro banco
Clientes dos bancos Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica, Banco de Brasília e Sicoob podem logar
O site do governo federal permite que usuários façam login vinculando suas contas bancárias. Isso garante que sua conta seja nível Prata automaticamente e te permite acessar diversos serviços oferecidos pelo Banco Central. A seguir, veja como acessar o Gov.br com a conta do Bradesco ou de outros bancos disponibilizados pelo sistema.
Tempo necessário: 5 minutos
O processo é um pouco complicado e pode parecer confuso. Por isso, faça o passo a passo a seguir com muita atenção para que tudo seja feito com sucesso.
O tutorial pode variar de banco para banco. Aliás, esse tipo de login pode ser feito por clientes que possuem contas no Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica, Banco de Brasília e Sicoob.
Abaixo, faremos com o Bradesco. O processo inclui uma validação digital da sua conta a partir de um QR Code informado pelo sistema e o aplicativo do banco.
- Acesse Gov.br
Acesse o site oficial do Governo (gov.br) no seu computador e clique em “Login com seu banco“;
- Escolha um banco para vincular
Assim que uma nova tela aparecer, escolha o banco dentre as opções para iniciar o acesso;
- Insira seus dados
Uma página do banco deve aparecer, informe sua agência, conta e clique em Continuar para que um QR Code seja exibido na tela;
- Abra o app
Agora, abra o aplicativo do Bradesco e toque em “Chave de segurança”. Faça login, escolha a opção Validação Digital e escaneie o QR Code;
- Retorne ao PC
De volta ao computador, digite o código de oito dígitos informado na Validação Digital e a senha de quatro dígitos do seu cartão;
- Conclua o login
Por fim, conclua o processo. Você já deve ter acesso ao Gov.br.
Pronto! Agora sua conta está vinculada ao seu banco.
Contas Prata e Ouro podem ter acesso à serviços extras
Assim que o login for concluído seu perfil subirá para o nível Prata de maneira automática. Isso permite acessar diversos serviços como Registrato, Imposto de Renda e o Sistema de Valores a Receber do Banco Central.
Essa separação por níveis garante mais segurança tanto para o usuário quanto para o Governo Federal. Um exemplo disso é a limitação presente nas contas Bronze, visto que, para ter acesso a serviços extras, é necessário validação biométrica ou de reconhecimento facial no app.
Para subir o nível da sua conta, é preciso seguir alguns passos: veja como ter uma conta no Gov.br de nível Prata ou Ouro.