TB Responde Aplicativos e Software

Como adicionar um perfil aos seus favoritos do Instagram

Descubra o que são os favoritos do Instagram, veja como adicionar um perfil à sua lista e confira dicas de como usar a ferramenta

Paula Alves
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Para quem gosta de acompanhar de perto alguns perfis da rede social, o Instagram possui uma ferramenta em que é possível favoritar essas contas, de modo que o usuário consiga visualizar um feed à parte com os perfis escolhidos. Ficou curioso sobre o recurso? Então veja abaixo um tutorial de como adicionar um perfil aos seus Favoritos do Instagram e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Logotipo do Instagram
Instagram (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Tempo necessário: 5 minutos.

Para adicionar um perfil aos seus favoritos do Instagram, siga os passos abaixo. Lembre-se que as contas escolhidas também continuam a aparecer em seu feed inicial e cronológico, além da lista de favoritos:

  1. Abra a lista de favoritos:

    Faça login no Instagram e, na própria home, toque na palavra Instagram, localizada no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, toque na opção “Favoritos”;Como adicionar um perfil aos seus favoritos do Instagram / Instagram / Reprodução

  2. Pesquise pelos perfis que deseja adicionar:

    Toque na opção “Adicionar aos favoritos”. Na tela seguinte, no campo de pesquisa, procure pelo perfil que deseja adicionar à lista. Você apenas conseguirá adicionar perfis que já segue na rede social;Como adicionar um perfil aos seus favoritos do Instagram / Instagram / Reprodução

  3. Adicione perfis à sua lista de Favoritos:

    Ao encontrar o perfil que deseja, toque na opção “Adicionar” localizada logo à sua frente. Em seguida, toque em “Concluir, no canto superior direito. Pronto, o perfil em questão já foi adicionado aos seus favoritos.
    Como adicionar um perfil aos seus favoritos do Instagram / Instagram / Reprodução

Para voltar ao feed de favoritos, toque no “x”, localizado no canto superior esquerdo da página. Quando quiser adicionar mais perfis, clique no ícone de três estrelas e três tracinhos, no canto superior direito da tela, e repita o procedimento.

Na página de pesquisa, repare que alguns perfis são sugeridos automaticamente com base nas suas atividades do Instagram. Caso queira adicioná-los, clique em “Confirmar favoritos”. Caso contrário, clique em “Remover tudo” ou remova manualmente os perfis que não deseja favoritar e, em seguida, toque em “Confirmar Favoritos.”

Ainda nesta página, ao descer a barra de rolagem, outros perfis com quem você interage também aparacerão como sugestões. Se quiser favoritar algum deles, clique na opção “Adicionar”, à sua frente.

No caso de rolar seu feed inicial e se deparar com um perfil que queria adicionar à lista de Favoritos, há uma maneira ainda mais rápida de favoritar a conta. Para isso, toque no ícone de três pontinhos, localizado no canto superior direito da tela, e clique em “Adicionar aos favoritos”.

Como adicionar um perfil aos seus favoritos do Instagram / Instagram / Reprodução
Como favoritar um perfil diretamente pelo feed do Instagram (Imagem: Reprodução / Instagram)

Repare que o perfil – bem como todas as suas contas favoritadas – sempre aparece no feed inicial e cronológico com uma estrelinha vermelha.

Como alternar entre “favoritos” e “seguindo”

Ficou confuso com as expressões feed inicial, feed cronológico e lista de favoritos? Calma que nós explicamos!

O feed inicial nada mais é do que o feed tradicional que aparece quando um usuário faz login no Instagram. Ele fica localizado na home e mostra as contas que o perfil segue (normalmente aquelas com que mais interage), conteúdos patrocinados e recomendações com base em suas atividades na plataforma.

Além dele, no entanto, o usuário também pode visualizar o “Seguindo”, um feed cronológico em que aparecem as publicações de todas as contas que ele segue, na exata ordem em que foram postadas. E, também, o “Favoritos”, um feed com publicações apenas das contas preferidas do usuário.

Para alternar sua conta entre os feeds, vá até a home (em que fica o feed inicial) e toque na palavra Instagram, localizada no canto superior esquerdo da tela. Feito isso, clique na opção “Seguindo” para abrir o feed cronológico ou na opção “Favoritos” para abrir sua lista de contas preferidas. Para retornar para a home, em que está o feed inicial, toque na flecha do canto superior esquerdo da tela.

Como adicionar um perfil aos seus favoritos do Instagram / Instagram / Reprodução
Como alternar entre o feed cronológico e os favoritos do Instagram (Imagem: Reprodução / Instagram)

Como aproveitar a lista de favoritos

Apesar de associarmos quase que imediatamente os favoritos do Instagram com os perfis de nossos melhores amigos e das contas com que mais interagimos, já pensou em utilizar essa ferramenta de outras maneiras?

Se você possui um hobbie ou está em busca de inspirações, pode favoritar contas que sejam dessa temática, como perfis literários, perfis de plataformas de streaming, perfis sobre moda, etc. Além disso, como é possível apagar os favoritos todos de uma vez, você pode limpar a sua lista e deixar apenas o perfil do seu artista preferido, por exemplo, acompanhando rapidamente todos os lançamentos e divulgações que ele fizer.

Para quem possui perfil comercial, há ainda a opção de favoritar apenas contas que sejam do mesmo ramo em que o usuário atua, conseguindo assim criar um monitoramento da concorrência.

Onde ficam os rascunhos do Reels no Instagram? / Foto de Brett Jordan no Pexels
Ícone do Instagram (Imagem: Foto de Brett Jordan no Pexels)

Favoritos x Amigos Próximos do Instagram

Devido ao nome eles podem até parecer iguais, mas o Favoritos e os Amigos Próximos do Instagram são dois recursos bastante diferentes da rede social!

Como já explicamos aqui, o primeiro diz respeito aos perfis da rede social que o usuário favoritou (e que aparecem com uma estrelinha vermelha) e podem ser visualizados em uma lista separada, para que ele não perca nenhuma de suas publicações.

Já os Amigos Próximos são um recurso do Story do Instagram em que o usuário cria uma lista com as pessoas que considera mais próximas e com as quais deseja compartilhar determinados momentos. Isso quer dizer que ao publicar um Story, o usuário pode escolher deixá-lo público, como de costume, ou apenas compartilhá-lo com essa seleção de amigos.

Com informações: Central de Ajuda do Instagram

Esse conteúdo foi útil?

Paula Alves

Autora

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque