Como cancelar contas em débito automático

Ação pode ser feita por meio de mais de um canal de atendimento; veja como cancelar o débito automático das suas faturas

Gabrielle Lancellotti
Por
• Atualizado há 4 meses
Parte dos brasileiros ainda prefere usar dinheiro físico (Imagem: Joelfotos/Pixabay)
Como cancelar o débito automático (Imagem: Joelfotos/Pixabay)

É possível cancelar o débito automático cadastrado nas suas faturas. A maioria das instituições financeiras permite que o cliente anule o serviço de forma definitiva por internet banking, aplicativo oficial, terminais de autoatendimento, canais telefônicos do banco ou presencialmente nas agências. O recurso é ideal para manter o pagamento das contas em dia e evitar acréscimos no valor, devido a multas e juros por atraso.

A quantia é debitada da conta-corrente ou conta poupança. Por isso, é recomendável acompanhar as transações para evitar problemas, principalmente quando há autorização de uso do cheque especial para cobrir as despesas.

Cancelamento definitivo ou bloqueio de pagamento?

Quando não há concordância com o valor de uma conta específica, você pode fazer o bloqueio do pagamento para que o débito não seja feito na data de vencimento indicada no documento. O status dessa fatura ficará como pendente, mas a cobrança em débito automático não será cancelada de forma definitiva.

Vale destacar que há um prazo mínimo de antecedência, normalmente de um dia útil, para cancelar ou bloquear transações já programadas em débito automático.

Como cancelar o débito automático

Itaú

  1. Faça login na sua conta pelo internet banking;
  2. Digite “cancelar débito automático” no campo de busca;
  3. Selecione “cancelar o contrato definitivamente”;
  4. Valide a operação com o iToken;
  5. Escolha o contrato que deseja cancelar e confirme.

Santander

  1. Faça login na sua conta pelo internet banking;
  2. Clique na opção “Pagamentos e Recargas”;
  3. Clique em “Débito automático” e, depois, em “Excluir”;
  4. Escolha o contrato que deseja cancelar e confirme.

Atenção: você pode cancelar o débito automático de contas de água, gás, luz, telefone, IPTU e empresas conveniadas. Para pagamentos como assinaturas de TV e internet, revistas e jornais, o pedido de cancelamento deve ser feito à prestadora de serviço.

Bradesco

  1. No app do Bradesco, toque em “Mais serviços”;
  2. Toque em “Débito automático” e, depois, em “Excluir”;
  3. Escolha o contrato que deseja cancelar e confirme.

Banco do Brasil

Para cancelar definitivamente a contratação do débito automático, o cliente deve acionar o “Cancelamento de autorização”, ação que pode ser feita pela internet ou caixa eletrônico. Se a intenção é bloquear o pagamento da conta de um mês específico, é possível fazer isso pelas mesmas vias, até às 18h do dia do vencimento da conta.

Caixa

Você pode cancelar o débito automático via internet banking, terminais de autoatendimento ou presencialmente na agência. Entretanto, segundo a Caixa, o cancelamento não exclui pagamentos já agendados.

Dessa forma, é preciso comparecer à agência com antecedência mínima de um dia útil da efetivação do pagamento, para anular a transação previamente programada.

Com informações de: Itaú, Santander, Banco do Brasil, Caixa e Bradesco

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Banco do Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gabrielle Lancellotti

Gabrielle Lancellotti

Ex-redatora

Gabrielle Lancellotti é jornalista formada pela UFRJ. Foi redatora no Tecnoblog escrevendo artigos e tutoriais sobre aplicativos, redes sociais e softwares entre 2020 e 2022. Teve seu primeiro contato com SEO em 2016, e hoje atua como analista na área. Quando não está cercada por múltiplas telas e pilhas de livros e cadernos, gosta de inventar receitas na cozinha e fazer bolos decorados.

Relacionados