Para ativar mensagem temporária no WhatsApp, é preciso abrir o chat desejado e estipular o prazo de expiração automático na seção “Mensagens temporárias”. A ativação pode ser feita pelo celular ou PC.

O recurso pode ser ativado em conversas individuais ou de grupo. Também é possível configurar as mensagens temporárias em todas as novas conversas ou apenas em bate-papos específicos.

A seguir, saiba como mandar mensagem temporária no WhatsApp via dispositivo móvel ou computador.

Como enviar mensagens temporárias no WhatsApp pelo celular

1. Abra o WhatsApp e entre na conversa desejada

Abra o WhatsApp em seu Android ou iPhone, visto que o processo é muito similar em ambos os dispositivos. Em seguida, entre em uma conversa na qual deseja enviar mensagem temporária no WhatsApp.

2. Ative as mensagens temporárias do WhatsApp

Toque no menu de três pontos do bate-papo e vá em “Mensagens temporárias” (Android) ou toque no nome do contato e vá na seção “Mensagens temporárias” (iPhone). Na tela seguinte, defina uma duração para a expiração das mensagens e toque na seta de voltar para habilitar o recurso.

Como mandar mensagens temporárias no WhatsApp pelo PC

1. Abra o bate-papo desejado pelo WhatsApp Web

Acesse web.whatsapp.com pelo navegador e faça login no WhatsApp Web. Posteriormente, abra o bate-papo no qual deseja ativar as mensagens temporárias.

2. Vá em “Mensagens temporárias” no menu do chat

Clique no menu de três pontos da conversa (localizado no canto superior direito do chat) e acesse “Mensagens temporárias”.

3. Defina a duração das mensagens temporárias

Defina um prazo para a expiração das mensagens temporárias do WhatsApp, que pode variar de 24 horas a 90 dias após o envio. Por fim, clique na seta de retorno para concluir a ativação do recurso.

Como funcionam as mensagens temporárias do WhatsApp?

As mensagens temporárias do WhatsApp funcionam como um recurso opcional para mais privacidade em conversas individuais ou de grupo. Na prática, as mensagens temporárias são automaticamente excluídas 24 horas, sete dias ou 90 dias após o envio, dependendo do prazo de expiração definido.

O usuário pode configurar as mensagens temporárias para todas as conversas ou somente para bate-papos específicos. Os ajustes para cada situação podem ser feitas pelo menu de configuração do WhatsApp ou na página de dados da conversa, respectivamente.

Importante destacar que é possível salvar mensagens temporárias para visualização dos conteúdos após o prazo expirar. Isso pode ser feito ao responder uma mensagem temporária, ao usar o recurso de salvar mensagens, ao fazer capturas de tela ou ao encaminhar essas mensagens em chats sem o recurso temporário.

É possível saber se a pessoa ativou o recurso de mensagem temporária do WhatsApp?

Sim. Um balão de notificação será exibido no chat da conversa (individual ou de grupo) sempre que as mensagens temporárias forem habilitadas. Um ícone de relógio também será mostrado no avatar do contato ao iniciar conversa no WhatsApp que esteja com esse recurso ativo.

As mensagens temporárias do WhatsApp são excluídas para todos os participantes de uma conversa?

Sim. As mensagens temporárias habilitadas em um grupo serão excluídas de forma automática para todos os membros após o prazo de expiração definido. A exceção acontece com mensagens temporárias que foram salvas, que permanecerão acessíveis mesmo após o tempo de expiração.

Os arquivos de mídia são apagados em uma mensagem temporária do WhatsApp?

Sim. As mídias serão apagadas automaticamente de uma conversa com as mensagens temporárias ativadas, após o fim do prazo de expiração estipulado. Fotos e mídias enviadas em chats com mensagens temporárias também não serão salvas de forma automático no dispositivo.

Contudo, um usuário pode salvar manualmente uma mídia enviada como mensagem temporária em seu dispositivo. E isso permitirá que ele tenha acesso à mídia mesmo que a foto ou vídeo desapareça da conversa do WhatsApp após o prazo.

É possível enviar qualquer tipo de mensagem de forma temporária no WhatsApp?

Não. O usuário do WhatsApp pode enviar quase todos os tipos de mensagens no modo temporário, incluindo fotos, vídeos, texto, mensagens de voz, documentos, entre outros arquivos. Mas a Meta informa que mensagens temporárias relacionadas a pagamentos ou pedidos não estão habilitadas em alguns países.

Também é possível enviar foto de visualização única no WhatsApp ou mensagens de voz de reprodução única, sem a necessidade de ativar as mensagens temporárias em uma conversa.

Posso enviar áudios temporários no WhatsApp?

Sim. Por padrão, áudios enviados em uma conversa com mensagens temporárias habilitadas vão desaparecer ao término do prazo de expiração, que pode variar de 24 horas a 90 dias.

Mas o usuário também pode enviar mensagens de voz de reprodução única, que vão se tornar inacessíveis após a outra pessoa escutar a mídia pelo WhatsApp.

Dá para recuperar mensagens temporárias apagadas no WhatsApp?

Sim, mas somente em determinadas condições. Primeiramente será preciso que o usuário tenha feito um backup de mensagens antes da mensagem temporária ter sido apagada. Além disso, o backup só vai restaurar mensagens temporárias do WhatsApp cujos prazos de expiração ainda não terminaram.

Vale destacar que salvar as mensagens temporárias antes de serem apagadas ou do prazo de expiração é a forma mais fácil de recuperar o conteúdo sem a necessidade de um backup de conversas.

É possível desativar as mensagens temporárias no WhatsApp?

Sim. Para desativar as mensagens temporárias em uma conversa específica do WhatsApp é preciso tocar no menu de três pontos na página do chat, acessar “Mensagens temporárias” e escolher a opção “Desativadas” na seção “Duração”.

Já para desabilitar as mensagens temporárias como padrão em novas conversas iniciadas é necessário acessar as configurações do WhatsApp, entrar em “Privacidade”, tocar na seção “Mensagens temporárias” e definir “Desativada” na duração padrão.

Relacionados

Escrito por

Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por games, cobre tecnologia desde 2020. Com passagens por Olhar Digital e TecMasters, acumula mais de cinco mil conteúdos (hard news, reportagens, reviews, tutoriais, entrevistas, especiais, publieditoriais) publicados na internet.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, pós-graduando em Business Intelligence e com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do Tecnoblog. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre praticando futevôlei e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.