Como ouvir áudios no WhatsApp de maneira discreta (sem fone de ouvido)

Se você receber uma mensagem de áudio no WhatsApp e não tiver fones de ouvido, o celular irá "tocar" as gravações no alto-falante

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 11 meses
Ligação no celular

O WhatsApp no iPhone (iOS) e no Android permite enviar e receber mensagem de áudio, de uma maneira pouco particular. Se você receber uma mensagem de áudio e não tiver fones de ouvido por perto, o seu celular irá “tocar” as gravações em seus alto-falantes (como se fosse um viva voz) e todos ao seu redor poderão ouvir o recado.

A questão é que não há um botão no WhatsApp que permita alternar entre a saída de som do telefone usada para ligações ou as caixas de som (alto-falantes). Mas há um pequeno truque que você pode usar para tornar mensagens de áudio “mais discretas”.

Como ouvir áudio no WhatsApp, sem fone

  1. Quando você receber uma mensagem de voz, reproduza normalmente;
  2. Assim que começar, leve o telefone no ouvido imediatamente;
  3. Faça um movimento como se fosse atender a uma ligação tradicional;
  4. O telefone deve ser capaz de detectar que você “atendeu uma ligação”;
  5. Automaticamente, o celular deve reproduzir o áudio pelo alto-falante interno;

Logicamente, e quase desnecessário dizer, a melhor opção é usar fones de ouvido.

Porque isso funciona?

Os smartphones tem um sensor de proximidade que pode ser usado por vários aplicativos, incluindo o WhatsApp. Caso não esteja ativado, você pode buscar, nas Configurações, ajustes de “ID de impressão digital” ou de “Atender chamadas”. Lá devem estar opções como “levar ao ouvido”, “alto-falante inteligente” e/ou semelhantes.

O sensor de proximidade fica no topo do aparelho, com a câmera frontal. Para fazer um teste, coloque a mão sobre ele. A tela do celular deve apagar e o som da mensagem de áudio passar para o alto-falante interno, como se fosse uma ligação comum.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados