Como ouvir músicas explícitas com [ou sem] palavrões no Spotify
Você pode ouvir músicas com (ou sem) palavrão no Spotify — e pode estar ouvindo sem, sem saber
Você pode ouvir músicas com (ou sem) palavrão no Spotify — e pode estar ouvindo sem, sem saber. O Spotify tem um selinho de “Explicit” quer dizer que a música têm linguagem pesada como palavrões, citações ao uso e/ou nome de drogas, xingamentos e violência. Isso afeta os fãs de faixas de rap, hip hop, rock, pop, entre outros gêneros.
- Netflix tem seção de filmes adulto marcada com tag específica
É possível optar por ter acesso às versões “limpas” (censuradas) ou, como diz o FAQ, “não há nada melhor que ouvir músicas do jeito que elas foram pensadas pelo artista”.
O que é o Spotify Explicit?
As faixas com conteúdo explícito são identificadas pela etiqueta EXPLICIT (ou pela letra E no web player). A preocupação com o conteúdo, porém, não implica censura em todas as músicas, já que as etiquetas são aplicadas com base em informações que o Spotify recebe dos detentores dos direitos dessas músicas. “Não podemos garantir que todas as músicas com conteúdo explícito sejam devidamente identificadas”, explica o Spotify.
O Spotify alerta ainda que se você encontrar uma música que deveria ter uma etiqueta de conteúdo explícito, toque no menu de três pontos na faixa e selecione “Denunciar”.
Algumas considerações antes de fazer os ajustes:
- Ao permitir ou proibir faixas explícitas, o ajuste só se aplica à conta e ao dispositivo em uso. Se você aplicar no app do celular, por exemplo, faixas com conteúdo explícito não serão ocultas no aplicativo para desktop para a mesma conta.
- O ajuste não será aplicado ao usar o Spotify Connect para transmitir as músicas.
Ainda de acordo com o Spotify, usuários Premium somente conseguem fazer o ajuste das configurações no aplicativo móvel (para celular). Veja os passos abaixo para alterar.
- Toque em Sua Biblioteca na parte inferior da tela;
- Toque em Configurar (engrenagem);
- Toque em “Conteúdo explícito”;
- Ative ou desative a opção “Permitir a reprodução de conteúdo explícito”;
- Se desativado, o controle ficará cinza (se ativado, ficará em verde).
Com a mudança, os nomes das faixas que têm a etiqueta de “conteúdo explícito aparecerão” em cinza no player, em playlists e álbuns. Elas não poderão ser tocadas e serão puladas automaticamente pelo reprodutor. Você pode ouvir as “faixas limpas”.
Como encontrar versões limpas de faixas explícitas
Se uma faixa tiver conteúdo explícito, ainda será possível verificar se há “versões limpas” das músicas. Pode não haver, porém, uma versão limpa para algumas dessas faixas.
- Na página de um álbum, role até o final das faixas listadas;
- Outras versões do mesmo álbum aparecem no canto inferior direito do aplicativo;
- Se não aparecer, significa que outras versões do álbum não estão disponíveis;
- Escolha uma versão do álbum que não esteja marcada com a etiqueta EXPLICIT.
Você também pode buscar por uma música e achar versões não marcadas como explícitas. Em geral, ao buscar pelo termo “explicit” o Spotify já mostra uma série de álbuns “sem censura”, com as músicas sendo executadas com suas letras originais.