Microsoft testa inserir anúncios no app Email do Windows 10
A propaganda no app do Windows 10 parece se tratar de uma mensagem não-lida
A propaganda no app do Windows 10 parece se tratar de uma mensagem não-lida
A Microsoft passou a exibir propaganda para alguns usuários do app Email no Windows 10. São anúncios programáticos que aparecem na lista de mensagens e se parecem com um novo e-mail.
Como nota o Bleeping Computer, esses anúncios têm o símbolo do AdChoices, indicando que eles são personalizados com base em seus interesses — determinados, por exemplo, pelas páginas que você visitou no passado.
E como esses anúncios têm o mesmo visual de um e-mail comum, isso pode levar o usuário a clicar neles achando que se trata de uma mensagem não-lida.
A propaganda só aparece para alguns usuários do Email; ela não estava disponível em meus testes. A Microsoft deve estar realizando um teste A/B para avaliar se implementa isso ou não.
Por um lado, todo serviço gratuito de webmail tem propagandas. Afinal, o desenvolvimento de novos recursos e os servidores para hospedar e-mail não saem de graça. O Google, por exemplo, exibe anúncios personalizados no Gmail para web e para Android, especialmente na aba “Promoções”.
Por outro lado, talvez seja estranho ver anúncios em um aplicativo instalado por padrão. Sim, o Windows 10 foi distribuído gratuitamente por algum tempo, mas também vem pré-instalado em PCs novos — e você paga pela licença para utilizá-lo.
O Windows 10 já exibe anúncios em alguns lugares. No ano passado, o Explorador de Arquivos passou a mostrar um banner para assinar o OneDrive, serviço de armazenamento na nuvem.
Você também encontrará recomendações de apps e serviços na tela de bloqueio, no menu Iniciar e até na barra de tarefas. Para desativá-los, é preciso acessar diferentes áreas das Configurações — confira nosso guia neste link.
https://twitter.com/venturafelipe/status/1000787969890963456
A Microsoft já usou o Email para outro experimento: sempre abrir links no Edge, mesmo que esse não seja seu navegador padrão. Isso está disponível apenas para usuários no programa Windows Insider.
Mesmo com o feedback negativo, a Microsoft manterá o Edge abrindo links no Email. No entanto, segundo o MSPowerUser, ela decidiu inserir uma opção de desativar isso.
Leia | Como vincular a conta Microsoft à licença digital do Windows 10