Como recuperar mensagens apagadas do Telegram

Não tem um jeito oficial para recuperar mensagens permanentemente excluídas do Telegram, mas há solução

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Telegram

Telegram ganhou um recurso de “undo”, aquele que permite desfazer alguma coisa referente ao histórico de mensagens apagadas. Ou seja, é possível recuperar. O mensageiro fez uma mudança e, agora, quando você excluir um bate-papo ou limpar o histórico, receberá um pedido de confirmação e uma opção para restaurar tudo.

Isso só funciona se você excluiu uma mensagem ou um chat inteiro “sem querer”. O Telegram vai permitir desfazer a ação e recuperar o histórico dentro de 5 segundos. Quando o tempo acabar, o chat está irremediavelmente perdido e não tem mais jeito…

Diferente do WhatsApp, o Telegram não tem backup no Android. Você exportar dados se usar a versão desktop e montar um backup manual e periódico. Se esse for seu caso, confira se não está tudo por lá. As mensagens do Telegram são armazenadas na nuvem. Quando você exclui uma mensagem do app, também remove as conversas da nuvem.

Telegram Recuperar Historico Mensagens

Bom, se não tem um jeito oficial para recuperar mensagens permanentemente excluídas, sempre outra solução. Veja como recuperar mensagens apagadas do Telegram. É possível que seja mais fácil encontrar as mídias do que os textos.

Como recuperar mensagens apagadas do Telegram

1) Pastas do Telegram

Nem tudo pode estar perdido, se você usa um aplicativo Gerenciador de Arquivos fica mais fácil procurar. Busque pelas pastas Telegram Audio, Telegram Documents, Telegram Images e/ou Telegram Video. Quando você recebe uma mídia de alguém, dependendo da sua configuração do app, é salva e pode estar no cartão de memória ou na memória interna. Elas não serão excluídas de imediato, mesmo se excluir a conversa.

2) Pasta de cache do Android

Outro caminho é encontrar a pasta de cache do Android em que foram armazenadas todas as mensagens, fotos, gifs, vídeos, áudios e os outros arquivos de conversas excluídas. Para fazer isso, vá até a pasta “Android”. Lá procure “dados” (ou data) e você verá dados de uma série de aplicativos. Procure pela pasta “org.telegram” e seu “cache”. Ao abrir, deve encontrar arquivos excluídos recentemente de conversas.

3) Recuperador de Arquivos Excluídos/Corrompidos

Se você fez uma faxina recente no celular, é possível que tenha zerado essas pastas. Um aplicativo de recuperação de dados para Android ou para Windows/macOS pode ajudar. Eles costumam ter versão grátis, mas limitada a uma quantidade pequena de arquivos. Você pode testar e, se encontrar algo, comprar a licença e recuperar o que for possível.

Aqui estão algumas opções:

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Telegram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados