Uma interação no Instagram é qualquer ação de engajamento entre dois perfis, como uma curtida ou comentário em uma publicação ou uma troca de mensagens na rede social. O Instagram permite ver com quais perfis você mais interage e em quais tem mais interesse, bem como aqueles com os quais você tem menos interação.

Essas informações podem ser úteis para gerenciar quem você segue no Instagram, facilitando encontrar perfis para silenciar ou mesmo para deixar de seguir na rede social.

Vale ressaltar que apenas o proprietário da conta tem acesso a esses dados. Não é possível ver os perfis que mais têm interação com terceiros.

Veja a seguir como saber com quem você interage mais ou menos no Instagram.

1. Abra seu perfil no aplicativo do Instagram

Toque no ícone no canto inferior direito do aplicativo do Instagram no Android ou iPhone para acessar o seu perfil.

Abra seu perfil no aplicativo do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Toque no número de pessoas que você segue no Instagram

Toque no número logo acima de “Seguindo”, na parte superior do seu perfil no Instagram.

Toque no número de pessoas que você segue no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Veja as categorias para descobrir com quem interage mais ou menos

Por padrão, quem mais interage no Instagram com você aparece nas primeiras posições da lista de pessoas seguidas, de cima para baixo. Além disso, você pode ver com quem teve menos interações e quais são os perfis mais mostrados no feed.

Veja as categorias para descobrir com quem interage mais ou menos (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Posso ver meu histórico de interação com outra pessoa no Instagram?

Sim. Acesse um perfil no Instagram e toque sobre os três pontos, na parte superior direita da tela. Em seguida, entre em “Ver atividade compartilhada” para ter acesso ao seu histórico de interações com aquela conta.

Como ver meu histórico de interação com outra pessoa no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Quais interações posso ter com outra pessoa no Instagram?

Deixar uma curtida ou um comentário na publicação de alguém são as interações mais comuns no Instagram. Outras ações também consideradas interações incluem:

  • fazer visitas ao perfil de outra pessoa
  • seguir uma conta
  • fazer visualizações em Stories
  • registrar reações a Stories
  • manter conversas via mensagens diretas
  • compartilhamento de publicações
  • salvar posts
  • fazer marcações de perfis em publicações
  • fazer menções a outros usuários
  • dar cliques em links compartilhados
  • remover seguidor no Instagram
  • bloquear uma conta indesejada
  • silenciar alguém no Instagram
  • restringir o acesso à sua conta
  • denunciar uma conta ou uma publicação indevida

Posso saber com quem outra pessoa mais interage no Instagram?

Não é possível saber com quem outra pessoa mais interage no Instagram. A rede social permite apenas que cada usuário veja as informações de interação da sua própria conta.

Posso esconder minhas interações no Instagram?

Não é possível esconder as curtidas e comentários que você faz no Instagram. Mas você pode deixar a conta do Instagram privada para que as suas listas de seguidores e de pessoas seguidas fiquem ocultas para quem não segue você.

Você também pode bloquear uma pessoa no Instagram para que ela não tenha acesso ao seu conteúdo e não veja suas interações na rede social.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.