Como usar o Acesso Guiado para limitar o uso do iPhone
Com o Acesso Guiado no iPhone dá para restringir o uso a um app, seja para entregar o telefone a crianças ou focar numa tarefa
O Acesso Guiado é uma ferramenta de acessibilidade que restringe o uso do iPhone para apenas um aplicativo, podendo limitar recursos do telefone ou não. É interessante para quando crianças estão com o smartphone, sabendo que nada além daquilo será feito ou quando se deseja focar em uma tarefa, sem interrupções.
Como configurar o Acesso Guiado do iPhone
- Acesse o app Ajustes do iPhone;
- Toque em “Acessibilidade”;
- Selecione “Acesso Guiado”;
- Ao ativar, uma das opções que aparece é a definição de um código (“Ajustes de Código”) — essa senha será exigida para alterar as restrições ou sair do Acesso Guiado.
Pronto, ao ativar essas opções, a ferramenta já estará pronta para uso.
Iniciar sessão do Acesso Guiado
Ao entregar o iPhone para uma criança usar ou para restringir os demais recursos do telefone e focar em uma atividade, é preciso, primeiro, iniciar a sessão do Acesso Guiado, o que “trava” o dispositivo no aplicativo atual. Siga:
- Abra o aplicativo no qual deseja ativar o Acesso Guiado;
- Em iPhones com o botão de Início, pressione três vezes, para iPhones com Face ID, aperte três vezes o botão lateral;
- Toque em “Iniciar”, no canto superior direito.
A sessão começará e, até que o Acesso Guiado seja desativado, não será possível sair do aplicativo atual, acessar a Central de Notificações ou Controle, fechar o app ou usar outros recursos bloqueados.
O Acesso Guiado é desativado ao pressionar o botão lateral (ou de Início, se for o caso) três vezes e digitar a senha escolhida durante a configuração.
Como alterar as restrições
Antes de iniciar o Acesso Guiado ou ao pressionar três vezes o botão para desativá-lo, o menu “Opções” ficará disponível no canto inferior esquerdo. Ali, estão as restrições que podem ser ativadas/desativadas durante uma sessão. São elas:
- Botão de Repousar/Despertar: para impedir que o telefone seja bloqueado manualmente durante o Acesso Guiado;
- Botões de Volume;
- Movimento: para impedir a ação de rotação de tela ou outros recursos do giroscópio;
- Teclados: o teclado não poderá ser usado durante o Acesso Guiado;
- Toque: para ignorar toques na tela;
- Limite de tempo: para definir um tempo de uso do Acesso Guiado.
Importante: se uma sessão do Acesso Guiado está ativa, não há como redefinir ou tentar recuperar a senha para desbloquear a ferramenta. Se o código for esquecido, a solução é forçar a reinicialização do dispositivo.
Depois de reiniciado (com o código principal de acesso ao iPhone), resta ir até às configurações do Acesso Guiado e definir uma nova senha para a ferramenta.
Com informações: Apple.