Como usar WhatsApp em dois ou mais celulares com o mesmo número

Tutorial mostra como usar a mesma conta do WhatsApp em dois ou mais celulares ao mesmo tempo; recurso de múltiplos dispositivos funciona com até quatro smartphones

Lucas Braga Lucas Lima
Por e
• Atualizado ontem
Dois celulares com WhatsApp no modo de conexão de dispositivos
WhatsApp pode ser utilizado em mais quatro aparelhos; saiba como (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

Usar o WhatsApp em dois ou mais celulares significa cadastrar a mesma conta do mensageiro, com o mesmo número, em outro smartphone. O WhatsApp permite ter a mesma conta em até quatro aparelhos diferentes além do dispositivo principal.

Com o recurso de múltiplos dispositivos do WhatsApp, o celular principal é o responsável por gerenciar a conta e os acessos, enquanto os outros aparelhos podem sincronizar as mensagens, como já ocorre no WhatsApp Web ou WhatsApp Desktop.

A função de usar o mesmo WhatsApp em diferentes dispositivos facilita o compartilhamento da gestão da conta ou o acesso do mensageiro em dispositivos temporários, como aparelhos de teste ou que foram emprestados, por exemplo.

A seguir, veja como usar o mesmo número do WhatsApp em dois ou mais celulares.

1. Prepare o celular adicional que você quer usar o WhatsApp

Caso ainda não tenha o WhatsApp instalado no celular adicional, baixe o aplicativo na App Store (iOS) ou Google Play (Android).

Abra o aplicativo do WhatsApp, confirme o idioma e avance. Na tela Insira seu número de telefone, toque nos três pontinhos do canto superior direito, e em seguida entre na opção Conectar como dispositivo adicional. Um QR Code será exibido e deverá ser lido no aparelho principal.

Conectar WhatsApp como dispositivo adicional - Android

🚨 Atenção!

Não digite o número para usar o mesmo WhatsApp em dois celulares! Caso prossiga com a configuração dessa forma, o aparelho principal será desconectado e você poderá perder todo o histórico de mensagens.

2. Faça a leitura do QR Code no aparelho principal

Para conectar o WhatsApp em outro celular Android, toque nos três pontinhos no canto superior direito e selecione a opção Dispositivos conectados. Entre em Conectar um dispositivo e aponte a câmera para o QR Code gerado no aparelho adicional.

Conectar um dispositivo adicional ao WhatsApp existente - Android

Para espelhar o WhatsApp em um iPhone, vá nas Configurações no canto inferior direito, entre em Dispositivos conectados e toque em Conectar dispositivos. Em seguida, aponte a câmera para o QR Code exibido no celular adicional.

Conectar um dispositivo adicional ao WhatsApp existente - iPhone

3. Aguarde a sincronização e aproveite

Após a leitura do QR Code, aguarde o processo de sincronização do WhatsApp nos dois celulares. Em alguns instantes o novo dispositivo estará conectado com o mesmo número, e você poderá trocar mensagens e fazer ligações normalmente.

Como funciona o recurso de usar o mesmo WhatsApp em dois ou mais celulares?

O funcionamento do WhatsApp em mais de um celular é semelhante ao uso do WhatsApp no computador. A conta do aplicativo de mensagens continua vinculada ao telefone principal — aquele em que você executou a configuração inicial, com confirmação do número.

Você pode conectar até quatro dispositivos com o mesmo número de celular além do aparelho original. O histórico de mensagens e demais funções do WhatsApp serão carregados automaticamente, mas algumas mensagens mais antigas podem não aparecer ou demorar para surgirem no novo dispositivo.

Para que o WhatsApp funcione nos celulares adicionais, é necessário que a conta continue vinculada ao aparelho principal. Caso uma nova ativação do seu número seja feita com outro celular, os dispositivos adicionais serão automaticamente desconectados, e você deverá fazer todo o processo de adição novamente — incluindo a leitura do QR Code.

Um detalhe importante é que os aparelhos adicionais são desconectados automaticamente após 14 dias caso o aparelho principal onde a conta do WhatsApp está registrada fique desligado ou sem acesso à internet. Caso isso aconteça, será necessário refazer a configuração dos celulares extras.

Posso usar o WhatsApp em mais de um PC ao mesmo tempo?

Sim. O WhatsApp permite conectar a sua conta em até quatro dispositivos, além do celular principal. Os outros dispositivos podem ser PC (app para desktop ou WhatsApp Web), smartphone ou tablet com Android.

Captura de tela mostra login do WhatsApp em um PC por meio do QR Code
Captura de tela mostra login do WhatsApp em um PC por meio do QR Code (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Posso trocar o telefone principal do WhatsApp?

Sim. Você pode transferir o WhatsApp para outro telefone normalmente. Nesse caso, é necessário fazer toda a configuração inicial, incluindo a confirmação do número do celular. Caso esse processo seja feito, os aparelhos adicionais configurados por QR Code serão desconectados automaticamente.

Dá para ter mais de um número de celular na mesma conta do WhatsApp?

Não. A plataforma permite apenas um número por conta do WhatsApp. Cada número deve ter seu respectivo cadastro.

Se você tem um celular com Android é possível ter mais de uma conta do WhatsApp com números diferentes. No iPhone, é possível utilizar um número no WhatsApp convencional e outro no WhatsApp Business.

Tem como remover o WhatsApp de um dos celulares conectados?

Sim. Usando o telefone principal você consegue desconectar o WhatsApp de outros aparelhos vinculados. Agora, se só tiver acesso ao telefone secundário, é possível sair da conta pelas configurações do app.

Tem como usar o WhatsApp Business em dois ou mais celulares?

Sim. Assim como no WhatsApp convencional, é possível utilizar o WhatsApp Business em mais quatro celulares ou outros dispositivos simultaneamente. O processo de conexão é o mesmo para ambas as versões do aplicativo de mensagens.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados