Como ver o tempo de uso de aplicativos no Android
Descubra como ver o tempo de uso de aplicativos no Android e saiba o quanto você gasta com redes sociais, mensageiros e outros apps
Você anda passando tempo demais no celular? Usuários de Android podem ver o tempo de uso de aplicativos para saber se há algum “vilão” roubando a sua atenção. O recurso faz parte das ferramentas de Bem-estar Digital, que têm como objetivo proporcionar um uso saudável dos dispositivos, evitando o vício em smartphones. A seguir, saiba como descobrir quanto tempo você gasta com o Facebook, Instagram, WhatsApp e outros apps no dia a dia.

O passo a passo abaixo foi realizado em um Galaxy S20 Ultra com One UI 3.1 (Android 11). Algumas opções podem ter nomes diferentes, dependendo da marca do seu celular, mas, no geral, o procedimento é bastante semelhante.
- Acesse as Configurações do Android e procure pela opção “Bem-estar digital e controle parentais”.
- Você verá um gráfico com o tempo de uso dos aplicativos. Toque sobre ele.
- Tocando sobre um aplicativo, é possível ver mais informações de uso diário e semanal, como quantas notificações foram recebidas e quantas vezes o app foi aberto.

Como diminuir o tempo de uso de aplicativos
Caso você avalie que está gastando tempo demais com algum aplicativo (ou com todos eles), o Android dá a opção de estabelecer metas de uso. Com essas metas, você pode limitar a quantidade de horas para usar cada app.
- Abra o app Configurações do smartphone.
- Acesse a seção de Bem-estar digital e controles parentais.
- Toque no gráfico e, em seguida, toque no app que você quer limitar.
- Toque no ícone de ampulheta (⌛).
- Escolha quanto tempo você pode passar nesse app e finalize em “Ok” ou “Definir”.

Quando você atingir o tempo limite determinado, o aplicativo será fechado e o ícone dele ficará em preto e branco (como mostra a imagem acima). A contagem recomeça à meia-noite de cada dia. Para usar o app novamente antes da meia-noite, você deverá excluir o timer de uso do app – mas tente não fazer isso, né? Mantenha o foco!
Com informações: Google