Para colocar a contagem regressiva no Instagram Stories é preciso usar o adesivo específico deste recurso ao acessar a lista de stickers. O processo só pode ser feito no aplicativo da rede social para celular (Android ou iPhone).

A figurinha cria um cronômetro que contabiliza o tempo restante para um evento criado, que pode ser um aniversário, datas comemorativas, lançamentos ou quaisquer outras ocasiões.

O usuário que visualizar o story com contagem regressiva pode solicitar que o Instagram notifique-o quando o cronômetro zerar. Trata-se de uma espécie de lembrete para ser avisado sobre a conclusão do evento criado.

A seguir, saiba como criar uma contagem regressiva no story do Instagram pelo celular.

1. Abra o app móvel do Instagram e inicie a criação de um story

Inicie o aplicativo móvel do Instagram no dispositivo Android ou iOS, já que o processo é o mesmo em ambos os sistemas operacionais. Em seguida, toque no ícone “+” localizado ao lado de seu ícone de avatar no carrossel de Stories.

2. Tire uma nova foto para o story ou carregue uma mídia da galeria

Vá em “Câmera” e faça uma nova captura para o story do Instagram. Se preferir, carregue uma foto de sua galeria.

3. Abra os stickers do Instagram e escolha “Contagem regressiva”

Toque no ícone de sticker e escolha a figurinha de contagem regressiva. Em seguida, vá em “Criar nova”.

4. Edite o adesivo de contagem regressiva para o story do Instagram

Aperte no campo de texto e adicione um título para contagem regressiva de aniversário ou para qualquer outra ocasião desejada. Depois, toque no cronômetro, desmarque a chave “O dia todo”, e defina uma data e horário para iniciar o temporizador.

5. Edite a cor do sticker e publique o story em seu Instagram

Pressione o ícone de paleta de cores para mudar a cor do adesivo de contagem regressiva Instagram, e toque no ícone de correto. Por fim, posicione o sticker no lugar desejado e vá em “Seu story” para publicar o post.

Dá para ver as contagem regressivas que fiz no Instagram Stories?

Sim. Basta entrar no menu de configurações, acessar “Arquivar” e tocar na aba “Arquivo de stories” para ver os Stories expirados do Instagram com ou sem contagem regressiva.

Também é possível criar um novo story, adicionar o sticker de contagem regressiva e visualizar as contagens feitas anteriormente. E vale lembrar que a rede social notifica o dono do story e visualizadores sempre que uma contagem regressiva chegar ao fim.

Posso ter mais de uma contagem regressiva no Instagram Stories ao mesmo tempo?

Sim, mas desde que as outras contagens regressivas sejam feitas em novos Stories. O Instagram não permite adicionar mais de um sticker de contagem regressiva em uma mesma publicação.

Consigo editar uma contagem regressiva do story do Instagram?

Não há como editar o tempo de uma contagem regressiva de um story já publicado. Isso significa que será preciso deletar o post atual e criar outro story no Instagram com a contagem regressiva correta, caso seja necessário alterar o tempo do sticker.

É possível apagar a contagem regressiva do Stories do Instagram?

Sim, mas só é possível excluir a contagem regressiva ao apagar um Instagram Stories com esse recurso. Não há como deletar somente o adesivo de contagem regressiva e manter o story.

Relacionados

Escrito por

Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e pós-graduado em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Já fez de tudo um pouco na área de jornalismo, e passou por Olhar Digital e TecMasters antes de integrar o Tecnoblog. É apaixonado por videogames, Pokémon e futebol, brinca na guitarra, e não dispensa uma boa pescaria.

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.