Você já deve ter visto uma série de dicas e estratégias para fazer posts no Instagram, melhor horário, ou quais hashtags usar, mas pode estar negligenciando um elemento importante que pode trazer mais seguidores para o seu perfil: sua biografia (bio).

É a bio da sua conta na rede social que cria a primeira impressão sobre quem é você ou a sua marca. Também é a única chance de incluir um link clicável em qualquer lugar no app — se você não for famoso o suficiente para ter a chance de pôr links nos Stories.

Para quem está buscando sumir da plataforma, aviso que não é possível ocultar a sua biografia ou imagem do seu perfil no Instagram. Se você não quiser que as pessoas vejam essas informações, inclua a menor quantidade possível de dados no seu perfil.

A rede social informa oficialmente que a sua biografia permite incluir até 150 caracteres de para mostrar aos visitantes quem você é, o que faz e por que eles devem seguir a conta, por isso vale a pena investir algum tempo para fazer o seu melhor possível.

Como melhorar seu perfil no Instagram

Nome de usuário

Seu nome de usuário (username) é a sua @! É parte da sua identidade no Instagram e faz parte do URL do seu perfil. Por isso, escolha com cuidado. Você pode alterar, se for o caso de já ter uma conta ativa e usar o mesmo username de outras redes sociais para facilitar quem deseja encontrá-lo, e também marcá-lo em várias redes de uma só vez.

É possível adicionar pontos, números, sublinhados ou abreviações para ajudar a pensar em um nome de usuário novo ou que ainda não tenha sido usado na plataforma.

Nome

O texto que você insere nesse campo aparece em negrito no topo da sua biografia para Instagram. É o seu nome, que não precisa ser igual ou parecido com o nome de usuário.

Esse campo oferece 30 caracteres, permitindo que você inclua uma variação maior e mais completa do seu nome ou uma ou duas palavras-chave para esclarecer o que você faz (profissão) ou a sua marca e ajudar os usuários a encontrar você mais facilmente.

O campo de nome está incluído nas pesquisas do Instagram, por isso, uma palavra-chave estratégica aqui (tatuador, médico, cantor, especialista em algo, loja, fornecedor de …) pode ajudar novos usuários a encontrarem você usando a busca do app.

Instagram para PC

Site

Este é o único lugar em todo o Instagram, onde você pode postar um link clicável — caso você tenha mais de 10 mil seguidores e uma conta verificada no Instagram isso se torna possível no Instagram Stories. Você pode alterar a URL do site quantas vezes quiser no seu perfil de Instagram para vincular ao conteúdo mais recente ou mais importante do seu blog, site ou loja (como um post ou vídeo, o famoso “link na Bio”).

Tente usar um encurtador de URL com um código de acompanhamento para obter estatísticas em tempo real sobre os visitantes do Instagram. Outra dica é usar uma página de identificação como as do about.me, por exemplo, na sua biografia.

Biografia para Instagram Tecnoblog

Bio

A biografia para Instagram da sua marca precisa explicar quem você é e o que você faz, transmitir a personalidade ou da sua marca e usar um idioma direcionado para mostrar ao seu público-alvo ideal que eles estão no lugar certo. Essa é uma demanda grande para um espaço pequeno — você tem apenas 150 caracteres — portanto, seja criativo.

Use hashtags ou links para outro perfil (com a @) mostrando suas relações de trabalho (cargo na @nomedaempresa), familiares (filho de @nomedaarroba) ou artísticas.

  1. Emojis

Mesmo que você ache que os emoji são muito fofos para usar na maior parte das vezes — principalmente sobre comunicação de uma marca — convém adicioná-los. Com apenas um caractere eles podem informar ideias bem mais complexas. Um emoji pode não valer mais que mil palavras, mas onde a contagem de caracteres é pequena…

Um emoji de carta (📧) já indica o significado de endereço de e-mail. Ou um emoji de bola (⚽) pode anteceder o time de futebol. Você pode usar o emoji de fantasma (👻), por exemplo, para incluir seu nome de usuário do Snapchat. Outro emoji comumente usado ​​dessa maneira são o pino de localização (📍) para informar locais.

Você pode pesquisar por mais usando palavras (em inglês) aqui: emojipedia.org.

  1. Quebras de linha

As quebras de linha e o espaçamento permitem que você divida sua biografia em pequenos pedaços de informações que são fáceis de visualizar, para destacar as coisas mais importantes. Combine quebras de linha com emojis, funciona bem.

Tente fazer isso editando o texto em um bloco de notas no Android ou no iPhone (iOS), depois copie e cole. Ou, ainda, use o Instagram Web. Visite seu perfil do Instagram, selecione “Editar perfil” e espace sua biografia como você desejar de forma mais fácil.

Quebras de linha e o espaçamento nem sempre funcionam da mesma forma para exibições na Web e em dispositivos móveis. Você pode priorizar a aparência mobile.

  1. Informações de contato

Além de dar curtidas e seguir sua conta, alguém pode ter mais interesse no seu trabalho. Como essa pessoa vai se conectar com você no futuro? Inclua suas informações de contato, como um endereço de e-mail, para que os usuários possam escrever para essa conta (em vez de deixar um comentário ou tentar a sorte no Instagram Direct).

Se você está atualizando o perfil de uma loja, por exemplo, vale a pena informar o horário comercial, isso torna a vida de seus seguidores um pouco mais fácil e evita receber mensagens no inbox fora de hora ou durante um fim de semana ou feriado.

  1. Call to action

Como qualquer boa comunicação de marketing, sua biografia do Instagram deve incluir um call to action (apelo à ação). O que você deseja que os visitantes façam depois de visitar seu perfil? Visite seu Facebook? Siga seu Twitter? Compre seu livro? Pense nisso.

Seja claro ao pedir a seus visitantes que façam algo, usar uma hashtag ou compartilhar posts. Certifique-se de que o seu comando esteja alinhado com o link da sua bio.

  1. O que te faz especial

Um bom perfil no Instagram descreve com precisão o que sua empresa ou você é e o que faz. Parte disso são as habilidades ou serviços exclusivos ou seu jeito pessoal e único.

Você é um negócio local? Seu produto é feito eticamente? Que outras curiosidades pode contar sobre si mesmo? Essa também é uma ótima maneira de mostrar sua personalidade e deixar claro que não se trata de outra pessoa com um nome parecido.

Com essas ideias na cabeça e a sua biografia para Instagram em mãos, faça o possível para caber tudo em 150 caracteres ou menos que isso. Use um contador de palavras.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados