Como ajustar a TV para cenas muito escuras de Game of Thrones

Depois da Batalha de Winterfell, ajuste sua TV para não perder nenhum detalhe da última temporada de Game of Thrones

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 2 meses
HBO GO Game of Thrones

É fato que o terceiro episódio de Game of Thrones, da Batalha de Winterfell, deixou muitos decepcionados por conta da imagem ter sido escura “demais”. Também é fato que a qualidade final que é apresentada aos telespectadores tem muitas variantes, desde a recepção do sinal até a configuração da TV. Veja no que é possível melhorar.

Como ajustar a TV para Game of Thrones

A qualidade final que é exibida depende de vários fatores. Começando pela compressão do vídeo, o que possibilita que ele seja distribuído para mais pessoas, dentre aquelas com uma conexão excelente e um aparelho de TV incrível àquelas que travam o vídeo do YouTube e nem mesmo uma Smart TV possuem. Há outros fatores, ajustáveis.

  1. Streaming: Se o episódio está sendo assistido via streaming (pela internet), a velocidade da conexão é um fator decisivo na qualidade recebida; e nesse caso não há o que o usuário possa fazer (não a tempo) a não ser tentar contratar um plano de internet melhor, o que às vezes não está disponível.
  2. Aparelho receptor: O dispositivo que o streaming está sendo executado também interfere na matemática. Nesse ponto vale fazer o teste com outro aparelho que rode o HBO GO, se for o caso, como um console ou um notebook ligado ao HDMI. Não é certeza que possa melhorar, mas às vezes é um caminho.
  3. Perfis de cena: Quase todas as TVs têm perfis de cores predefinidos, que são ideias para cada cena ou agradam mais os usuários, é válido testar cada um deles com alguma referência na TV e escolher aquele que melhor agrada o usuário, o mais indicado, no caso de Game of Thrones, é usar o perfil Filme ou Cinema, dependendo da nomenclatura usada na TV.
  4. Ajustes manuais: Caso os perfis não tenham solucionado o problema, é hora de testar os controles de imagem até obter uma melhora na imagem.

    Veja em que cada um é responsável:

    1. Luz de fundo: ajusta a saída de luz da TV LCD. Essa configuração muito alta pode deixar a imagem lavada, aquele aspecto esbranquiçado;
    2. Brilho: Por mais que tenha a função de ajustar as sombras e tornar áreas escuras mais visíveis, também pode lavar a imagem;
    3. Contraste: Tem influência nas cores da imagem, podendo as deixar mais vibrantes ou acinzentadas. Para imagens escuras, não é uma boa opção mexer nesse ajuste, podendo deixar o objeto ainda mais escuro ou opaco.
    4. Cor e Matiz: Também altera diretamente as cores da imagem, não funciona no caso de Game of Thrones, que a ideia é visualizar os elementos de sombra.

Lembre-se que sempre é possível redefinir os ajustes de cor no menu. Note que as configurações de imagem podem ser perfeitas para uma cena mais escura e desinteressantes para outra, como um filme de praia e verão, por exemplo. A opção para restauração dos padrões de imagem deve ficar na mesma tela que os ajustes.

Ah, e não esqueça de apagar todas as luzes, afinal como é mesmo que vemos filme no cinema?

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Game of Thrones na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados