O que é um arquivo .HEIC? Entenda o formato High Efficiency Image File (HEIF)

Descubra o que é o formato HEIC, como abrir esse tipo de imagem e quais as principais vantagens e desvantagens desse padrão

Emerson Alecrim Paulo Higa
Por e
Ícone de arquivo HEIC (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Ícone de arquivo HEIC (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

HEIC é o formato de imagem nativo das câmeras do iPhone. Trata-se de uma implementação para fotos de alta qualidade que tem como base o padrão HEIF (High Efficiency Image File). Arquivos no formato têm extensão .HEIC.

Quem criou o HEIF?

O formato HEIF foi desenvolvido pelo Moving Picture Experts Group (MPEG) em 2015, mas só passou a ser adotado a partir de 2017. O padrão foi criado para oferecer mais qualidade de imagem do que o popular JPEG. Por isso, o padrão HEIF vem sendo adotado em câmeras de marcas como Sony e Canon.

A Apple decidiu adotar o HEIF em 2017, mas com uma implementação ligeiramente diferente do formato. O HEIC, sigla para High Efficiency Video Coding, estreou no iOS 11 e é o formato padrão das câmeras do iPhone desde então. O HEIC também foi adotado por outras empresas, como a Samsung.

Como funciona o HEIC/HEIF?

O HEIC funciona por meio de compressão com perdas e se baseia principalmente no codec H.265, cuja compressão, baseada em blocos de pixel, é bastante eficiente. Um arquivo HEIC/HEIF pode ter metade do tamanho em bytes de um JPEG, mas qualidade de imagem superior ou, no mínimo, equivalente.

Os arquivos HEIC são contêineres capazes de armazenar uma ou mais imagens em um único arquivo. O padrão permite que o conteúdo guardado tenha alta qualidade de imagem, mas seja compactado para ocupar menos espaço de armazenamento.

Fotos HEIC/HEIF podem ainda ter informações de cor nos padrões RGB ou YCbCr, bem como incluir dados de canais alfa (definem a opacidade de um pixel). Já a profundidade de cores pode ir de 8 a 16 bits por pixel.

Quais são as extensões de um arquivo HEIC?

Arquivos HEIC/HEIF tipicamente têm extensão .HEIC ou .HEIF, mas há variações menos usadas, como .AVCS e .HEIFS.

Foto HEIC/HEIF em um iPhone 14 Pro (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Foto HEIC/HEIF em um iPhone 14 Pro (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como abrir um arquivo HEIC?

No iOS e macOS, imagens HEIC são abertas nativamente no aplicativo Fotos, que permite até que elas sejam editadas rapidamente. No Android, pode ser necessário converter a imagem para JPEG ou usar apps de serviços como Google Fotos e Dropbox.

No Windows, imagens HEIC/HEIF podem ser abertas em visualizadores de imagem nativos, como o aplicativo Fotos. Porém, o sistema operacional pode pedir a instalação de uma extensão para o formato.

Já no Linux, fotos do tipo podem ser abertas ou editadas em softwares como Xviewer e GIMP complementados com um plugin para HEIC/HEIF.

Arquivo HEIC aberto no app Fotos do Windows (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Arquivo HEIC aberto no app Fotos do Windows (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Quais são as vantagens do HEIC?

  • Alta eficiência de compressão: o HEIC pode criar arquivos 50% menores que o JPEG sem perda significativa de qualidade;
  • Alta qualidade de imagem: o HEIC suporta parâmetros que favorecem a qualidade de imagem, como ampla profundidade de cores. Isso faz o formato ser adequado até para imagens com HDR;
  • Suporte a transparência: imagens HEIC podem ter fundo transparente, ao contrário do formato JPEG;
  • Edição não destrutiva: o formato HEIC permite fazer alterações na imagem sem sobrescrever os dados originais por usar métodos de compressão eficientes;
  • Múltiplas imagens: um arquivo HEIC pode armazenar mais de uma imagem, além de metadados relacionados a elas, por ser um formato de contêiner.
Imagem HEIC/HEIF em um Galaxy Z Fold 4 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Imagem HEIC/HEIF em um Galaxy Z Fold 4 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Quais são as desvantagens do HEIC?

  • Compatibilidade limitada: o HEIC não tem suporte tão amplo quanto o JPEG, o que pode causar problemas ao abrir esse tipo de arquivo;
  • Pode exigir plugin: alguns aplicativos de edição ou visualização só funcionam com HEIC com o acréscimo de um plugin. Além disso, a compatibilidade limitada pode exigir conversão de uma imagem HEIC em outro formato;
  • Não é apropriado para a web: o aspecto da compatibilidade limitada faz o HEIC não ser apropriado para páginas web, ao contrário de formatos como JPEG, GIF e PNG, amplamente compatíveis com navegadores e redes sociais.

Como converter HEIC para JPG?

É possível transformar uma imagem HEIC em JPG por meio de softwares como o iMazing Converter, disponível para Windows e macOS. Outra opção é usar ferramentas online, como o conversor gratuito do Canva.

Como converter HEIC para PNG?

O software iMazing Converter pode transformar arquivos HEIC em PNG. Para conversões eventuais, convém usar ferramentas online, como o conversor gratuito de HEIC para PNG do Canva.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados