O que é impressão no Instagram?

As impressões são importantes para os perfis comerciais mensurarem o desempenho dos posts e stories no Instagram

Bárbara Chieregate
Por

O Instagram fornece algumas métricas de postagem para quem possui uma conta comercial na rede social. Além das informações sobre alcance, número de curtidas, compartilhamentos e comentários, há também um relatório sobre impressões. Continue comigo para entender o que significa e para que serve.

Descrição de o que é impressão no Instagram
O que é Impressão no Instagram? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A impressão é uma métrica do Instagram que mostra o número de vezes que o seu conteúdo, seja ele um post ou um story, foi mostrado aos outros usuários. Atenção: ele não diferencia se a publicação, por exemplo, foi vista pelo mesmo usuário mais de uma vez — diferente do alcance que vou explicar mais abaixo.

As seguintes nomenclaturas podem aparecer em relatórios feitos pela rede social. Há algumas variações, mas a mecânica básica é a mesma. Entenda:

  • Total de impressões: a quantidade de vezes que uma publicação ou um story foi exibido.

As outras métricas abaixo, estão disponíveis somente nos relatórios de publicações:

  • Impressões do feed: a quantidade de impressões que uma publicação recebeu quando foi exibida no feed;
  • Impressões do Explorar: a quantidade de impressões que uma publicação recebeu no Explorar;
  • Impressões do perfil: a quantidade de impressões que uma publicação recebeu no perfil da conta que a publicou;
  • Impressões da hashtag: a quantidade de impressões que uma publicação recebeu de contas que acompanham a publicação ou o story por meio de hashtags;
  • Impressões de marcações de localização: a quantidade de impressões que uma publicação recebeu de contas que encontraram a publicação ou o story por meio de marcação de localização;
  • Impressões de outras fontes: a quantidade de impressões que uma publicação recebeu de contas que encontraram a publicação ou o story por meio de fontes diferentes de feed, Explorar, perfil, hashtags ou localização.

Todas as métricas estão disponíveis na área de insights da rede social. Além disso, você também pode acessar relatórios pelo Gerenciador de Comércio, plataforma da Meta que gerencia o catálogo e as vendas no Facebook e Instagram.

Se analisadas da forma correta, as impressões e os outros números do Instagram podem te ajudar a entender qual é o comportamento do seu público, o que é fundamental ao planejar estratégias de marketing nas redes sociais e criar o tipo de publicação certo.

Impressões x Alcance

A Impressão costuma ser confundida com o alcance, mas há uma diferença significativa. Enquanto as impressões revelam o número total de vezes que um conteúdo foi exibido, o alcance mostra o número de usuários únicos que visualizaram o post ou story.

Se as suas impressões forem maiores que o seu alcance, isso significa que o seu público está vendo as suas postagens várias vezes

Com informações: Instagram.

Bárbara Chieregate

Ex-analista de Conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Relacionados

Relacionados