O que é Meta Ads? Entenda como funciona a plataforma de anúncios do Facebook e Instagram

Meta Ads é a plataforma de anúncios da Meta, que permite criar campanhas publicitárias no Facebook e Instagram

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 1 semana

O Meta Ads é uma ferramenta de publicidade online para veicular anúncios em sites e apps da Meta. A plataforma serve para promover produtos e serviços a partir de propagandas, ajudando empresas de todos os portes a alcançar um público mais amplo.

Em destaque, os anunciantes podem determinar o público-alvo de uma campanha baseada em aspectos demográficos, interesses e atividades online. Os anúncios da Meta podem ser exibidos em plataformas como Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger.

A seguir, conheça mais detalhes do funcionamento do Meta Ads.

O que são os anúncios da Meta?

O Meta Ads, anteriormente conhecido como Facebook Ads, é uma plataforma de publicidade online para empresas atingirem novos clientes de forma precisa e eficiente. A ferramenta permite criar anúncios personalizados em redes sociais, como Facebook e Instagram.

Os anúncios da Meta visam atingir potenciais clientes de públicos específicos com base em uma segmentação avançada. Por exemplo, demografia, idade, interesses, comportamentos e outros dados coletados durante as atividades online dos usuários dos sites da Meta.

Dessa maneira, as empresas podem criar campanhas direcionadas para um grupo específico e terem maiores chances de conversão. Ao clicar na publicidade, as pessoas são direcionadas para o site ou loja da empresa que está anunciando.

Imagem mostra exemplos de anúncios patrocinados do Meta Ads
Os anúncios do Meta Ads são exibidos no Instagram com o selo “Patrocinado” (Imagem: Reprodução / Meta)

Como funciona o Meta Ads?

Os anúncios do Meta Ads são criados a partir da segmentação avançada do público. O anunciante pode escolher quem quer alcançar com a publicidade, considerando localização, idade, gênero, interesses, atividades online e muito mais.

Após definir o público-alvo, o anunciante determina o objetivo da campanha: ampliar o alcance da marca, encontrar potenciais clientes, aumentar vendas ou promover um evento. A plataforma otimiza a entrega do anúncio para as pessoas certas, usando um sistema de leilão baseado no interesse do público e valor investido.

Além da variedade de formatos de publicidade, uma das vantagens do Meta Ads é o formato de pagamento pós-pago dos anúncios. O anunciante pode começar a rodar a campanha, realizar ajustes durante o período no ar e apenas pagar ao fim da veiculação.

Para isso, a plataforma da Meta tem um painel de métricas em tempo real para avaliar o desempenho do anúncio. Por exemplo, é possível identificar o número de visualizações, taxa de cliques, custo por clique e taxa de conversão do tráfego pago.

Imagem mostra exemplos de anúncios patrocinados do Meta Ads
Anúncios do Meta Ads podem ser exibidos no Facebook, Instagram e Messenger (Imagem: Reprodução / Meta)

Onde os anúncios da Meta aparecem?

Os anúncios da Meta são exibidos nas plataformas da empresa, como Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network (rede de apps e sites parceiros da Meta). Essa ampla distribuição permite que as empresas alcancem um público diversificado, adaptando a mensagem aos diferentes formatos.

Quem pode anunciar no Meta Ads?

Qualquer pessoa com um perfil pessoal no Facebook ou uma página de empresa pode realizar anúncios no Meta Ads. Isso inclui pessoas físicas e empresas de todos os portes que acessarem o Meta Ads Manager.

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.