Os funcionários da Anatel tiraram o fim de semana para atualizar o site do órgão. Somente neste sábado, descobrimos que a bateria do iPhone 4, bem como seu manual, haviam sido oficialmente homologados. Agora chegou a vez do tão aguardado iPhone 4.

Leia | Exclusivo: bateria do iPhone 4 é aprovada pela Anatel

Como você pode ver nas imagens abaixo, a Apple Computer do Brasil conseguiu a homologação certificação final que todo aparelho que emite sinais de radiofrequência necessita para ser comercializado no país. Em outras palavra, a Anatel deu não deu sinal verde para que os brasileiros possam finalmente comprar o iPhone 4 diretamente com as operadoras.

“Certificado de Homologacão N° 1465-10-1993. Este produto está homologado pela Anatel, de acordo com os procedimentos regulamentados pela Resolução n° 242/2000 e atende aos requisitos técnicos aplicados, incluindo os limites de exposição da Taxa de Absorção Específica referente a campos
elétricos, magnéticos e eletromagnéticos de radiofreqüência, de acordo com a Resolução n° 303/2002 e 533/2009.”

O presidente da Claro já havia dito que o iPhone 4 começaria a ser vendido no terceiro trimestre do ano, informação que aparentemente se confirma. Ainda de acordo com o executivo, não haverá política de exclusividade na oferta do aparelho no país.

Homologação

O iPhone 4 – modelo A1332, de acordo com o registro da Anatel – teve sua certificação emitida em 23/07/2010, com validade de um ano. A solicitante é a Apple Computer Brasil Ltda., que utilizou os serviços do Instituto Brasileiro de Certificação (Ibrace) para obter o Certificado de Conformidade Técnica para Produto de Telecomunicações.

Acima você confere o certificado final emitido pelo Ibrace.

Dica enviada pelo leitor Daniel Amaro (@dbamaro). Valeu, Daniel!

Atualização às 19h38 | A situação do iPhone 4 mostra-se bastante incomum. Ao mesmo tempo em que já existe o certificado emitido pelo Ibrace, que atesta as funcionalidades do aparelho e suas conformidades com a legislação brasileira, aparentemente a Anatel não emitiu a homologação final que autoriza a venda do iPhone 4 por aqui.

O Tecnoblog está tentando contato com a Anatel para obter mais informações.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados