Apesar de todos os créditos dados ao Steve Jobs em relação aos gadgets que a Apple lançou durante sua gestão, uma coisa é notável quando assistimos alguns keynotes antigos: o homem era um visionário, sim, mas em alguns momentos ficou claro que nem ele sabia exatamente o que tinha em mente para alguns dos seus produtos.
Um bom exemplo disso é a apresentação do primeiro iPhone. Além de chamar alguns dos apps nativos da época de “widgets” (um termo que caiu em completo desuso na plataforma iOS), o Steve se gaba de um Safari que, ao contrário de alguns navegadores portáteis contemporâneos, mostra páginas inteiras em vez de dar ao usuário uma versão condensada dos sites.
Como qualquer usuário de aparelhos com browser portátil deve saber, esse não é exatamente o melhor método para visualizar sites num aparelho de bolso. Ter que navegar por um site numa telinha pequena como a do iPhone não é uma experiência de uso confortável; tanto é que muitos sites (incluindo o próprio Tecnoblog) têm versões mobile de suas páginas. Ironicamente, uma função que o “pai” do iPhone — calma, estou usando o termo de forma liberal! — criticou quando apresentou o smartphone ao mundo.
Outra função que Jobs não tinha em mente quando trouxe o iPhone ou o iPod Touch ao mundo é que as plataformas virariam um competidor de peso no improvável mercado de games portáteis. Já abordei o fenômeno aqui no TB, há pouco mais de um ano, neste artigo que mostrava a influência que a plataforma atingiu em apenas um ano.
Na época, a fatia do mercado de games (conforme ilustrada por vendas de software) havia saltado de 5% para 19%. Aumento considerável, mas não suficiente para desequilibrar o status quo ou assustar os chefões da indústria.
No ano seguinte, a tendência se manteve: games para iOS e Android (sim, o Android Market também entra na conta!) eram responsáveis por 34% das vendas de games portáteis, contra 9% do PSP — voltando a amargar na lanterna de onde nunca realmente saiu — e 57% do todo-poderoso Nintendo DS.
Foi mais ou menos aí que a indústria percebeu que a tendência não iria retroceder, e que o paradigma do console portátil estava seriamente sob ameaça. Os investidores da Nintendo fizeram burburinho tentando convencer a direção da empresa a investir no mercado portátil fora do seu hardware proprietário, algo que o presidente da Nintendo desconsiderou imediatamente.
E agora, em 2011, a situação é esta:

Software de games portáteis por receita - Estados Unidos
Como se pode ver, houve uma perigosa canibalização do mercado outrora dominado pela Nintendo — há meros dois anos a empresa dominava 70% da receita gerada por games de bolso; tal fatia foi cortada pela metade. Ninguém esperaria que quando a Nintendo finalmente começasse a perder dinheiro (uma soma de 1,31 bilhão de dólares, aliás — ela havia dito a investidores que perderia apenas metade disso), seria por causa de “joguinhos de celular”.
E a situação só tende a piorar. O iPhone 4S, que apesar de ser primariamente um celular, acaba invariavelmente colocando nas mãos do dono uma alternativa embutida à idéia de um console portátil dedicado. E como a Apple vendeu 4 milhões de iPhones no primeiro fim de semana de lançamento do seu novo celular, isso representa um aumento significativo de base instalada da plataforma.
E não é apenas isso. Há também o iPod Touch, cujo potencial como console portátil a Apple já percebeu há muito tempo. Tanto que o aparelho já vem, desde o lançamento da terceira geração, sendo anunciado como console portátil em seus comerciais:
http://www.youtube.com/watch?v=Imxf_Fql0j8
(Vídeo do YouTube)
E há ainda um outro recente fator que, embora talvez não seja ainda conhecimento das massas e não afete imediatamente o apelo do iPod Touch, inevitavelmente ganhará tração. Este recente fator é um conceito tão simples que pode ser resumido em um ícone e duas palavras:
“PC Free”. Com o advento do iOS 5, os aparelhos que utilizam a plataforma deixam de ser um satélite do seu computador e podem existir num vácuo. Na prática, o que isso significa é que o iPod Touch se aproxima mais ainda de ser um console portátil. Não é mais necessário gerenciar o aparelho num computador; basta dar um gift card da App Store para um moleque que tenha um iPod Touch (e o preço do aparelho não é muito distante dos consoles portáteis competidores) e o gadget jamais precisará ser plugado a um PC. Nem para updates.
E isso muda completamente a forma como o iPod Touch é visto e usado. Muda também o iPhone, evidentemente, mas o iPod Touch e sua independência de contratos com operadoras o colocam mais próximo da posição de console portátil. Agora que o MP3 player não orbita mais o seu computador pessoal, você pode compra-lo, liga-lo, e sair jogando.
Fazer previsões registradas de qualquer espécie é um negócio arriscado (tanto no ramo de tecnologia quanto qualquer outro), mas o 3DS e o PS Vita serão os últimos consoles portáteis dedicados e aposto todas as minhas fichas nisso. Sim, eu sei que os gamers hardcore dos portáteis (o que parece um total paradoxo, não é?) repudiam completamente a idéia de um console sem botões.
Em mãos: PlayStation Vita, direto da E3 2011
Essa antipatia é um repeteco curioso da birra que jogadores de FPS tinham com jogos de tiros nos consoles, lembram disso? Embora tenha enfrentado essa rejeição no começo, atualmente FPS de console é um gênero estabelecido. E embora haja ainda um foco de resistência que jura que jamais jogará FPS em periféricos que não sejam teclado e mouse, Call of Duty Modern Warfare vende 6,5 milhões de cópias no primeiro dia de venda (só nos EUA e Reino Unido).
E isso prova que a direção que o mercado e o público consumidor toma nem sempre é um reflexo da preferência da minoria crítica.
Volte a analisar aquele gráfico de vendas lá em cima. A tendência não pode mais ser contida: estou firmemente convencido que nenhum futuro console portátil da Nintendo ou da Sony pode reverter o dano causado por atraentes smartphones/tocadores de mídia com loja online de jogos por um dólar. Competir em igualdade contra a ameaça dos joguinhos da App Store e Android Market demandaria à Nintendo ou à Sony uma completa reestruturação da forma como elas vendem seu peixe.
Ultimamente venho fazendo no Twitter a seguinte pergunta aos meus seguidores: “quem entre vocês já considera um aparelho iOS (ou mesmo um celular Android) como alternativa aos consoles portáteis?” Embora eu não tenha feito um registro formal das respostas, posso afirmar empiricamente que há um número enorme de pessoas que pensam como eu.
E você?








Assine pelo iTunes
Assine pelo Feed
Instagram
YouTube
Jogos de Celular, mesmo que smartphones, e consoles portáteis são extremamente diferentes.
Desenvolva sua opinião…
Deixa de ser almofadinha. Desenvolva você seu contra-argumento.
Estou esperando ele argumentar para debater, não tem nada ali, é como dizer que acho o windows melhor que o Linux, qual motivo? técnico? pessoal? usabilidade? design? suporte?
Sabendo o que ele acha que diferencia eu posso argumentar.
Eu mesmo não vejo mais diferença, temos jogos casuais aos montes em smartphones assim como excelentes jogos mais complexos, vai do gosto do freguês, por isso não entendi o argumento(ou falta de) dele.
@Ryo: infelizmente não posso editar o comentário acima, esqueci de adicionar, eu simplesmente pedi para desenvolver a opinião dele, não ofendi pessoalmente, não o ataquei, como você fez comigo, peço por gentileza que se desculpe ou que a moderação controle esse tipo de coisa.
Desculpa. Só vi o comentário agora.
O que eu quis dizer: Jogos para celulares, em sua maioria, são casuais e simples. Você não vê coisas como Mario, Zelda, PES ou Mortal Kombat. Se vê, são versões reduzidas que não dão nem metade do gosto das versões “maiores”.
A maioria dos jogos de celular são coisas que minha mãe jogaria, mas eu não, entendeu?
Nada contra jogos de celular, mas eles são outra categoria de jogos.
I agree!
@Gabriel Augusto
Alguns jogos já chegam perto (pra não dizer que são iguais) aos jogos dos portáteis que na maioria das vezes tambem são versões reduzidas de jogos dos Consoles “de Mesa”.
Concordo que a maioria dos jogos ainda são casuais mas com as recentes evoluções nos celulares acredito que jogos mais elaborados deixarão de ser exceções.
Dá uma olhada em ShadowGun e Way of Samurai que você vai entender melhor o meu comentário, isso sem falar na versão de bolso de Call of Duty que é muito interessante e tem modo online muito bem feito.
Deixo uma questão pra ser levada em conta, o que será que movimenta as vendas dos portateis: Jogadores Casuais ou Hardcores?
As empresas não continuarão desenvolvendo jogos e consoles apenas para atender as necessidades de jogadores Hardcores.
Nao vejo ninguem comentando que os jogos dos consoles portateis NAO custam 1 dolar e talvez isto explique um pouco o rumo das coisas…
#ISSOÉFATO
Sendo um pouco sonhador, a única salvação da nintendo ou sony seria elas lançarem um celular. Imagina só: um smartphone da NINTENDO! Com uma loja parecida com a do itunes e o escambau.
Sim, meio esquizofrênico, mas quem aí imaginou a apple lançando um celular antes do iphone?
Ué, a sony ericsson já fez isso, o Xperia Play (com botões físicos e tudo mais)
Infelizmente tenho que concordar com você. Preciso garantir meu Vita o mais rápido possível!
Só duas palavra quide: Xperia Play.
Sou defensor ferrenho dos jogos mais bem trabalhados das plataformas portáteis contra os jogos casuais, mas contra fatos não há argumentos: o estrago está feito.
Não é só questão do formato de venda ou do preço, mas também o perfil do jogador mudou: eu mesmo não tenho saco para jogar um Final Fantasy ou um Castlevania no trânsito (e dependendo de onde estou, nem sou louco de tirar o PSP ou o DS do bolso), mas uma partida de Angry Birds ou R-Type (sim, tem R-Type para Android!) é rápida e satisfaz mesmo a mim, que me considero hardcore.
E pior: mesmo em casa meus portáteis continuam encostados, prefiro jogar no PC, agora que comprei um note decente.
Em tempo, me recuso a acreditar que os portáteis vão morrer nessa geração, mas não acho impossível disso acontecer. Tenho DS, PSP e Android, e pretendo substituir meu iPod Touch falecido por outro ou um iPhone, e mesmo assim comprar o 3DS e o Vita. Mas eu sou exceção e não a regra, e exceção não enche os cofres das empresas.
P.S.: este comentário saiu no lugar errado, não era para ser uma responta. Mea culpa.
R-Type para Android? \o/
Vou procurar agora!
@AntonioVeras, não precisa, olha o link: http://migre.me/6aChO
US$2.99, mas vale cada centavo!
Eu sou um dos que aos poucos foi abandonando o Nintendo DS cada vez mais para jogar coisas no iPhone. Um belo dia notei que fazia 3 meses que nem pensava em Castelvania ou até mesmo o espetacular Mario Kart, por causa de Angry Birds, Need For Speed (iOS) e Infinity Blade. No momento que vi que até mesmo FPSs rodavam no portátil, me vi largando nintendo e mergulhando mais ainda no iOS. Seja com iPhone, seja com iPad, iOS é um “console” que SEMPRE está comigo. Harcore ou não.
É, bom assunto para pensar…
Os consoles portáteis oferecem os jogos, e só. Nunca vi alguém ouvindo música, ou vendo filme, num PSP/DS. Já vi isto acontecer com celulares. Poucos querem carregar mais um gadget na mochila/bolsa/pasta para uma finalidade específica.
Se eu tenho um smartphone/tablet, nele tenho música, vídeo, internet, jogos, etc. Em um único aparelho. E dependendo dele, posso ligar na TV e curtir o joguinho em full HD
E só digo tudo isto, pois tenho um PSP, que chego a ficar triste por não jogar tanto nele.
Minha PSP já não vê a luz do dia há uns bons meses.
Desde que comprei o iPhone não voltei a tocar-lhe.
E concordo plenamente contigo. Num único aparelho podemos fazer tudo o que queremos porquê andar com vários aparelhos né?
Excelente matéria, adorei!
E também concordo. O futuro dos jogos portáteis está claramente nos smartphones. Para além disso a tendência é que os gráficos vão ficando melhor ao longo dos tempos, e daqui a uns anos teremos uma consola portátil com possibilidade de fazer chamadas, em vez de um smartphone com jogos xD
“mas o 3DS e o PS Vita serão os últimos consoles portáteis dedicados e aposto todas as minhas fichas nisso”.
Você vai perder todas as suas fichas, amigo Kid.
“mas o 3DS e o PS Vita serão os últimos consoles portáteis dedicados e aposto todas as minhas fichas nisso”.
Pois é. Isso parece mais um episódio doentio dos seguidores da grande religião chamada Apple.
Depois que vi iSeguidores dizendo que a camera do iPhone 4S é melhor que uma cannon Mark II, vi que o povo perdeu a visão sobre o que é e o que não é tecnológico.
Também acho que a Nintendo e a Sony ainda vão fazer mais uma tentativa desesperada de se manter no mercado depois do Vita e do 3DS e aí sim desistir de portáteis dedicados a jogos.
A Sony meio que já faz isso se enclinando no Xperia Play, vai aos poucos mudando sua base para lá.
A Nintendo precisa ficar esperta e encostar em alguém ou lançar um smartphone.
Não arrisco à responder pela Sony, mas a Nintendo com certeza vai tentar revolucionar o mercado de games novamente, como sempre fez ao longo de sua história.
Aliás, é bom lembrar que a Nintendo é uma das empresas que menos tem medo de errar e isso é algo raro, digno de admiração. E como a gigantesca empresa que é, tudo o que ela fez e faz toma proporções gigantescas também. Pode se dizer que os maiores erros e o maiores acertos da indústria de games são da Nintendo. Concordam?
A Nintendo vem errando consideravelmente ultimamente, acho que disso ninguém discorda, mas, se eu pudesse apostar todas as minhas fichas em alguma coisa, eu apostaria baseado em um histórico de grandes fracassos, seguidos pelos maiores sucessos.
Não dá pra simplesmente ignorar isso, se a Nintendo vier a revolucionar tudo outra vez, eu vou ser um dos que não vai ficar surpreso.
@Renan, tomara, tomara, adoro a Nintendo e espero que ela não deixe o tempo passar demais até acertar a mão novamente.
Comprar um console portátil hoje em dia é perda de tempo!!!
Já se foi a época disso!!!
Pra que levar um trambolho ( PSP , DS ) no bolso se você pode levar apenas o celular??
Discordo totalmente!!! Sou um usuario do Xbox e recentemente comprei um PS3 e advinha o que acabei comprando logo depois. Um PSP!!! Sabe pq? A Sony criou um sistema de acesso remoto para o seu novo portatil, eu simplismente posso jogar meus jogos do PS3 em qualquer lugar que eu esteja. E como se estivese com meu PS3 no meu bolso, simplismente fantastico.
Não tem como comparar os jogos de iOS e Android com os do 3DS , PSP e do futuro Vita. Acho um saco jogar com controles virtuais… não sei a Sony, mas eu não vejo a Nintendo desistindo tão fácil dos consoles portáteis.
Tudo depende do jogo ser pensado numa tela touch. Jogos como Real Racing 2 ou Battleheart mostram que da pra ter controles responsáveis sem botões… O problema são os jogos “emulados” que a Sega e Capcom tem mania de lançar no iOS, com controlinho do Mega Drive na tela, horrível… =/
Olha o burburinho!! O máximo que vai acontecer é termos plataformas que estejam competindo (tablets + smartphones) contra os consoles portáteis. É questão de público, nem todo mundo que compra um iPhone/iPod/iPad ou um Smartphone/Tablet Android faz questão de jogos nele. É o mesmo papo que surgiu quando o Kinect foi anunciado, que seria o fim do Wii e #mimimi… olha o rumo que a história tomou.
Pode ser, mas o faturamento da Nintendo já não é o mesmo.
Olha o rumo que tomou, o Wii que era lider quase sumiu no mercado, o Xbox de terceirão, é hoje lider de venda.
Pois é.
Não foi graças ao Kinect, mas ao cortes de preço. O Wii caiu devido ao anúncio do Wii U. Pois é.
O Wii já vinha em decadência 1 ano antes do anúncio do Wii U.
E a verdade é que começou a cair antes do Kinect mesmo, o Kinect foi apenas a pá de cal sobre a cova, matou o único diferencial do console.
Rodrigo , você tem dados? Pelo que eu saiba, o Wii ainda está na dianteira.
Até onde eu sei, o Kinect não foi pá sobre nada. Tanto ele quanto o Move sofrem pela ausência de bons títulos que dão suporte ao acessório.
@Pedro: em unidades totais vendidas o Wii ainda é o maior, ele vendeu MUITO no primeiro e segundo ano, mas fazem 2 anos que ele caiu para terceiro em vendas, embora ainda seja o mais vendido dos 3 em unidades totais desde o lançamento.
Infelizmente não tenho tempo de procurar agora, mas se encontrar depois os dados para suportar meu comentário, com certeza adicionarei aqui, abraço.
Se o Kinect fosse mesmo o real “adversário” do Wii, teríamos mais Kinects vendidos que Wii, e isto não é o que ocorre.
As vendas do Wii tem diminuído pois ele está saturado. Mesmo com poucos lançamentos, seus lançamentos ainda são maiores e melhores que o que sai para Kinect.
Just Dance por exemplo, em sua terceira versão vendeu muito mais para Wii que para Kinect. E qualquer uma dos 3 Just Dance lançados para Wii vendeu mais que qualquer outro jogo de música para Kinect.
Não dá para comparar o Wii já no fim de sua carreira com o Kinect.
Pessoal,
Vamos com calma nessa hora de falar que o console XYZ vende pouco ou nada. Isso varia um pouco de região para região. Neste site tem uns gráficos, até onde sei, confiáveis: http://www.vgchartz.com/. E a queda de venda do Wii é fato, tem uma reportagem da CNET sobre isso: http://goo.gl/DuwmW. Ainda não li nenhuma análise mas acredito (minha opinião!) que os ataques a PSN afetaram negativamente as vendas do PS3 (que a Sony fique mais esperta agora).
Eu não digo que será o fim dos consoles portáteis, mas, certamente, o modelo que conhecemos está com os dias contados. É preciso inovar mais. O esquema da Sony de integrar o PS Vita com o PS3 eu achei interessante a princípio, é uma ideia bem legal. Precisamos de outras assim.
Muito embora eu concorde com o @danielneves, “Não dá para comparar o Wii já no fim de sua carreira com o Kinect”, eu acho que a Microsoft e a Sony estão devendo, principalmente considerando a diferença de “idade” entre os três. Tenho um Kinect, e tive acesso a um PS Move recentemente (testei com Heavy Rain e Killzone 3), e, não digo nunca que são ruins, mas é fato que eu esperava mais. Ok, eles podem ser melhores do que o Wii Remote, mas, isso hoje, anos depois do lançamento da tecnologia da Nintendo. E eu honestamente acho a precisão do Wii Remote ainda superior à de seus concorrentes.
Se o presidente da Nintendo portasse o Mario mais simples que ele tem para o Android e o iOS e vendesse por um dólar, ficaria milionário.
Tem que ver “issaê manolo”.
Se tivesse Mario e Mario Kart no iOS por $5,00 eu comprava na hora.
Se tivesse Mario e Mario Kart por $10 eu comprava na hora. Acho que até por $15.
Você podia fazer uma enquete no Facebook do Hbdia pra ver quem ve os smary como alternativa aos consoles. Eu mesmo acho que só veremos mais uma geração de consoles portáteis E de mesa.
Eu acho que esta é uma pesquisa um pouco tanto quanto tendenciosa. :] Ou você realmente acredita que 50% dos usuários do DS largou a plataforma porque o iPhone é melhor para ele?
Mais do mesmo, esta é a principal causa de ter tido essa queda na Nintendo e Sony.
Quem tinha um PSP/DS não teve vontade de comprar o novo, simplesmente porque não surgiu nada atrativo. E mais, com os lançamentos cada mais podres (pelo menos pelo lado do DS, onde acompanho), a tendência é abandonar essa plataforma mesmo. :]
Eu mesmo parei de jogar o meu DS, e não foi por causa do iPhone, foi por falta de lançamentos atrativos.
E porque você acha que as produtoras de games estão largando os consoles portáteis dedicados? simples, rende mais fazer jogo para smart, mais barato e retorno mais rápido, além de hoje em dia ter muito mais usuários, é uma tendência que não vejo sendo revertida mais.
O problema, Nobre amigo, é que boa parte desse percentual de usuários de iPhone ou android ou nunca tiveram um portátil antes, ou ainda os tem. Não tem tanta gente assim que abandonou os portáteis pra jogar no celular.
Eu tive um iPhone 4 e agora tenho um android, mas ambos eu usei muito pouco para jogar.
Durante vários meses eu tentei gostar dos jogos do iOS, mas nunca encontrei nenhum que durasse mais de uma semana no celular. E não quero passar mais tempo pegando jogos do que jogando.
Porra, se eu olhar a lista de jogos que baixei pro iPhone, é capaz de eu nem reconhecer mais da metade dos nomes de jogos, por não ter jogado mais do que 1 ou 2 minutos.
Jogo bom pra mim tem que me dar pelo menos umas 10 horas de diversão. No mínimo, pq o ideal seria 50 horas, como os jogos de DS.
Pra ser justo, meu PSP está quase tão abandonado quanto meus telefones, não sou fã dos jogos dele, mas ainda acho eles muito melhores que os de iPhone.
Eu sei que a minha opinião NÃO é a da maioria. Mas também sei que existe muita gente que pensa como eu e, por isso, sempre haverá mercado para os portáteis, mesmo que menor.
E não duvide da capacidade da nintendo (e até mesmo da sony) de mudar esse quadro.
A questão é, se a maioria dos usuários(mesmo que novos usuários) vai para uma plataforma, desenvolvedoras vão para ela, pois rende mais, isso a longo prazo mata as plataformas que ficaram abandonadas.
O problema é que android não dá tanto lucro assim, porque a pirataria ainda é muito alta.
E o iPhone tá perdendo o fôlego (tá, ele não tá vendendo menos, mas já está bem atrasado em relação aos concorrentes e além disso, cadê o hype em cima do 4S? tudo que vejo na mídia agora é android4 e WP7. Se continuar assim, é só uma questão de tempo).
Sem iPhone, o lucro dos jogos na indústria de smartphones será bem menor. E as empresas grandes ainda precisam se acostumar a trocar qualidade por quantidade, coisa que as startups fazem bem melhor.
Por isso e muito mais que eu continuo achando que os consoles portáteis ainda tem seu lugar no mundo.
Eu já troquei meu PSP por um Android Galaxy S2… e não voltaria pra um PSP…
Meu iPad 2 e meu iPhone definitivamente são consoles portáteis. Uns 90% dos Apps são jogos, dos mais complexos e hardcores, aos mais bestas e divertidos.
Nunca fui fã de consoles portáteis, é ter um aparelho a mais pra carregar por ai. Com o iPhones e Androids vc tem muita coisa em um só aparelho e com qualidade.
O Steve se gaba do Safari por algo que o Opera já fazia (e tô falando do Mobile)?
Minha opinião sobre o artigo: você está confundindo a venda de jogos com a de consoles. Enquanto o Nintendo DS foi o console mais vendido de todos os tempos (superando recentemente o PS2), o que causa as vendas de games ser menor é a pirataria. Só isso.
Enquanto as pessoas pagam por jogos mais simples nos celulares, numa App Store e tal, mais baratos, elas se esquivam do software mais elaborado e caro para verdadeiros consoles.
O Opera continua sendo o melhor navegador que ninguém usa.
E o argumento de pirataria não se sustenta mais, e nem mesmo o de game simples vs. games complexos, pelo menos não depois de Infinity Blade e Rage. O próprio John Carmack considera o iOS (e por tabela, o Android) o futuro dos games portáteis.
E outra: as 3rd parties tradicionais também querem cobrar muito por seus games. O melhor exemplo é a Square-Enix, quando lançou seus Final Fantasies para iOS: FFI e FII custam $10, FFIII e FF Tactics $16 (e suas versões para iPad – não pergunte -, $17). E não são games novos, são ports de versões do PSP e do DS, e mal convertidas ainda por cima.
Eu não sei se eu sou o problemático, ou o que, mas eu acho uma droga carregar portátil por aí pra jogar. Eu já fiz isso na época da faculdade antiga e tal, mas hoje em dia eu jogo meus portáteis em casa mesmo e no iPod Touch mais quando eu estou entediado no trabalho (MENTIRA, CHEFE, EU TRABALHO, VIU?) ou no banheiro, ou ainda uma meia horinha antes de dormir. A diferença entre os dois? O conteúdo dos jogos.
Nos portáteis, eu costumo jogar jogos “com cara de jogo de verdade”, já no meu iPod, a maioria esmagadora dos meus jogos são aqueles de 99 centavos (exceto agora que eu tô jogando Final Fantasy Tactics porque a versão de PSP é uma bela porcaria que dá lag pra cacete) e que eu tendo a enjoar logo, e aí está a diferença fundamental entre os portáteis e os smartcoisas: a qualidade final do produto.
Nos iCoisas, o máximo de qualidade que temos são os “refugos” da Gameloft e algumas versões que, ou foram portadas dos portáteis, ou até dos PCs, mas quais séries nós realmente podemos citar que tenham sido concebidas para os iTrecos e que realmente tenham cara de jogos de verdade? Infinity Blade? Aquilo é uma punheta mental maldita, são os mesmos 10 minutos de ação ad infinitum. Eu sinceramente me senti roubado pelos 6 dólares que a Epic Games cobrou pelo jogo, ele é lindo e blablabla, mas o conteúdo ‘novo’ dele se esgota rápido demais.
Fora a falta de botões físicos. Não adianta falar que os gamers vão se adaptar, ainda é uma droga digitar em touchscreen (tanto que “gambiarras como o swype tão aí pra diminuir a nossa dor, mas esse buror do caramba não sabe metade das palavras da língua portuguesa…) e é pior ainda jogar alguns jogos na Touchscreen. O que eu quero dizer é que jogos que se comportam bem foram concebidos para a touchscreen e não estão necessariamente no nicho que os portáteis costumam abordar. O Nintendo DS teve ótimas ideias de uso para combinar botões e touchscreen, ele somou o melhor dos dois em vez de criar o conflito entre botões e tela de toque e é exatamente por isso que eu acho que o Vita e (em menor escala devido à sucessão de cagadas que a Nintendo já cometeu) tem potencial pra fazer bastante sucesso.
A única maneira de eu ver os consoles perdendo completamente o espaço para os portáteis seria com uma diminuição tão grande de vendas que o negócio se tornasse inviável, porque, sinceramente (e aqui eu repito pela terceira vez já?) eles ocupam nichos diferentes de mercado.
Ah, só por preguiça de achar onde eu encaixaria isso melhor, tá certo que os gráficos apresentam crescimento dos Smartcoisas, mas o DS não tem um lançamento de peso há quanto tempo? E o PSP? Aliás, o PSP teve um crescimento anormal para o que é esperado na vida útil de um console exatamente porque ‘todo mundo que queria um DS já tinha’ e pela letargia da Nintendo em manter a biblioteca de lançamentos desse ano interessante, então é natural que as vendas totais dessa fatia tenha caído, pelo fim da sua vida útil e anúncio de seus sucessores.
Pela madrugada. Uma pesquisa sobre o faturamento de cada “setor” da indústria de games dando brecha para uma manchete – e texto – totalmente exagerados. “Adeus”? Faça-me o favor.
Já disse uma vez em um outro site, e repito: o iOS (e o Android seguindo a onda) realmente mudou a indústria de games…de celular. Indústria que antes era dominada por jogos “bobos” da Gameloft, agora está cheia de jogos mais sofisticados, mas que nem beiram a sofisticação encontrada nos games de consoles portáteis.
Games de US$0,99, às vezes comprados por impulso – impulso esse ajudado pela facilidade que o iTunes vende seus itens, sendo que com dois cliques você efetua uma compra com seu cartão de crédito – não substituem jogos de US$40. Eu sou dono de um PSP, um 3DS, um iPod Touch e um iPhone, e para mim está bem claro que são dois nichos totalmente diferentes que coexistem entre si.
Enfim…mais uma matéria com conteúdo equivocado do Sr. Nobre.
Olá.
Eu discordo de algumas coisas… Mas como minha resposta é um pouco grandinha, resolvi comentar em meu próprio blog, que é dedicado também ao tema dos jogos. É um bom assunto, e foi muito bom explorar isto.
http://eletronicaegames.blogspot.com/2011/11/e-hora-de-dar-adeus-aos-consoles.html
Enquanto os smartphones não tiverem os jogos no mesmo nível que os consoles portáteis tem, continuarão sendo secundários em relação aos jogos pra mim.
Adendo: Smartphones ganham atualizações anuais em termos de capacidade técnica e mantém retrocompatibilidade. O iPhone já está na 5ª geração em 4 anos possibilitando gráficos melhores e jogos mais complexos.
O PSP saiu em 2005 e agora que vai ganhar um substituto.
No quesito evolução os portateis não tem chance.
Me fale um jogo pra iOS melhor que o pior jogo pra PSP. Não existe!
Consoles portáteis >>> Smartphones
Como foi falado, são nichos diferentes.
Cite você o pior jogo para PSP para compararmos, eu tenho mais de 100 jogos comprados no meu iPhone, abandonei completamente o DS com meia dúzia de jogos.
Você não é gamer, simples.
Gamers são poucos. Fato!
@Ryo: Posso até não ser pela sua definição, até porque realmente meu tempo para jogos está cada vez mais curto devido a família, filhos e trabalho, porém, não importa quem é gamer de acordo com sua definição, mas quem rende dinheiro para a indústria de jogos, e eu rendo muito, só este mês gastei mais de R$300,00 em jogos e nem sou gamer.
Onde o dinheiro estiver, desenvolvedoras irão, desenvolvedoras focando em certas plataformas, abandonam outras menos lucrativas(vide linux no mundo PC), plataformas com menos jogos afastar mais usuários ainda e entra em um ciclo de morte.
Primeiro: Esse gráfico é da semana passada.
Segundo: Não, li o texto e nem vou ler, porque não vale a pena.
Terceiro: Os consoles portáteis não vão acabar.
Fim.
” Não, li o texto e nem vou ler, porque não vale a pena.” isso que é opinião!
Máquinas de escrever também não acabaram até hoje, mas você lembra a última vez que viu uma.
Sempre vai ter meia dúzia chorando a época que portáteis dedicados a jogos dominavam.
Mas como as desenvolvedoras já perceberam que a grana está nos smarts, já estão de mudança, o último a sair apague a luz.
Nossa, você é bem informado, com certeza está sabendo que o PS Vita está tendo suporte de várias empresas, desde a Ubisoft, até a Bioware, isso porque as empresas estão abandonando os portáteis dedicados, palmas para a sua pesquisa.
Esse Rodrigo é um applefag lunático, não dê atenção.
@Ryo, novamente atacando sem argumentar, e ninguém faz nada, vale a pena ser troll por aqui pelo visto.
@calvincfb, o fato é que o rendimento de jogos em PSP e DS juntos já é menor que o de iOS e Android, leia: http://www.tomsguide.com/us/Android-iOS-Nintendo-DS-Sony-PSP-Mobile-Gaming,news-13191.html
Dito isso, ainda vale a pena com certeza desenvolver para portáteis dedicados, mas como a curva continua inclinando para o lado de smarts a pergunta que fica até quando vai valer a pena continuando nesse ritmo de inversão de vendas?
Querido, entenda uma coisa: ninguém compra smartphone para substituir portátil, só esse povo daqui que é geek e nerd que faz isso, o resto do mundo não.
É óbvio que o percentual diminuiu, pois o número de pessoas com smartphones aumentou, porém o número de pessoas com portáteis dedicados não diminuiu, daí se tira a invalidade desse gráfico e os argumentos do Izzy Nobre, e os seus.
Tem uma galera que não leu ou não interpretou o texto.
Pelo que entendi, o texto nao coloca jogos de Smartphone sendo amplamente superiores em qualidade seja gráfica, enredo ou etc. Mas, como é dito, nem sempre o superior é o que mais atrai e mais vende.
A mensagem que se passa é o novo paradigma implantando no mercado. São jogos de fácil acesso, a um preço mísero e que são divertidos e alguns com qualidade impressionante, tais como Shadow Gun E que acima de tudo atinge TODOS os nichos, gamers ou não.
Mais uma vez, mercado vive de vendas. Se uma pessoa não migra do seu portátil, mas gasta mais dinheiro com jogos no Smartphone do que com jogos de portáteis, cara, vc já está inserido nas estatísticas citadas pelo texto.
Enfim, os argumentos do texto são bons.
MINHA sincera opinião: O PSP, o próximo Vita e o 3DS estão virando portáteis metidos a consoles de mesa. Pela limitação de hardware, eles não conseguem ter a qualidade de consoles de mesa (não estou dizendo que são ruins) e acabam perdendo a “alma” de portáteis, acabam frustrando e no final não conseguem ser eficientes em nenhum dos lados. 3DS na minha visão é um exemplo do que eu quero dizer: Fantástico uma tela 3D sem óculos, mas acaba sendo frustrante porque… é portátil… tipo, não tem muita graça depois que passa a novidade.
Eu sinto isso e esse é o motivo de meus portáteis estarem engavetados a anos.
E, pra você saber, eu tenho um iPod Touch 4g e os únicos jogos que dão certo nele são o tipo Tiny Wings, Doodle Jump, Angry Birds, etc, ou seja, jogos que dependem, ou de um toque na dela, ou do acelerômetro, em outras palavras: jogos bobos, sem profundidade, pra passar o tempo em fila de banco, cuja diversão dura por míseros 5 ou 10 minutos, diferente de um jogo de portátil, cuja diversão pode durar horas.
Não leu o texto mas fez questão de vir trollar, né BIATCH?
Considero o meu iPod touch 4G muito mais que um console portátil,está além…
Ainda bem que considerar e SER, são coisas diferentes.
Para ele é, e pelo número de vendas de jogos, para muita gente também.
Se número de vendas quisesse dizer algo, Calypso seria a melhor banda do Brasil.
O fato de vender muito, não quer dizer que é melhor. Um iPod touch está longe de “estar além” de um console portátil. iOS não tem jogos complexos, o que você considera complexo nele, não tem um terço da complexidade técnica de um jogo de PSP.
Mas não adianta dizer, estão todos presos no “campo de distorção da realidade”.
Sem contar que é meio ilógico comparar joguinhos feitos nas coxas com jogos de verdade. Joguinhos de 99 centavos com jogos verdadeiros de 40 dólares.
É como comparar a venda de carrinhos de brinquedo com carros de verdade.
O debate não é o melhor, mas quem vai continuar no mercado, neste caso, vendas são tudo.
Algo como jogar God Of War no smartphone e sincronizar com o console de casa normal para transferir o progresso, seria uma boa. Alô produtoras com títulos conhecidos para smartphones!
é uma tendencia… ano que vem vao enfiar cpu de 4 nucleos, e nos proximos 5 anos? é perfeitamente plausivel que os portateis deem espaco para smarts cada vez mais smarts.
Imagem um celular com cpus de 16 ou 50 nucleos!!!
Não, EasyPobre. Tente de novo daqui a uns 10 anos
Volte você ano que vem e vamos ver.
Oi amigo estou aqui com meu 3ds e smartphones ainda não são videogames portáteis.
ja q surgiu o tema aqui. alguem sabe oq tenho q fazer pra comprar apps(jogos) na android market? tenho cartao d credito visa com limite ainda. jah coloquei tds os dados do cartao no market mais msm assim qdo clicoo em comprar ele estorna. aparece q tenho q atualizar meus dados no google checkout. e eu jah fiz compras na net com ele. jah mexi em td mais nd adianta. alguem me ajuda por favor. obg.
Se nao for sempre touch ta blz. Mas que vai ter diferença vai,e muita.
Enquanto houver Pokémon haverão consoles portáteis (pelo menos um da Nintendo).
Concordo com você!
Infelizmente, parece ser a tendência. Mas, para mim, não existe comparação entre jogos de smart e jogos de consoles portáteis. É outro nível.
Eu tenho PES2011 (E também o 2012 no Android)
Fora que eu sou fã de botões físicos, tanto na digitação quanto para jogos. Até mesmo meu smart tem teclado físico, porque senão, não rola.
Não abro mão do meu PSP e já estou pensando em guardar uns caraminguás para um PSVita.
Os números comprovam mas ainda não vejo isso determinante para justificar o título da matéria até porque 58% para smartphones contra 42% dos consoles portáteis pode ser considerado um empate técnico devido às febres, modinhas e toda a mídia a favor do iPhone e ainda tentando ignorar a importância dos consoles, pcs e seus games para o entretenimento (cinema e iphone possui muito mais atenção da imprensa, por exemplo).
Esses números também não consideram quem possui as duas plataformas e qual prefere utilizar.
Considero os smartphones para games como é para câmera digital. Satisfaz mas, quem realmente quer games, acaba indo para uma plataforma própria e realmente especializada. Gamers que realmente são fiéis a indústria ainda não largarão os botões assim como shooters de verdade não largarão o mouse e teclado (e não, Xperia Play ainda não é exemplo de uma realidade smartphone gamer).
Tenho um PSP velhinho onde passei muitas horas de vida jogando.
Percebi que ele está completamente abandonado em minha gaveta, desde o dia, imaginem vocês, que eu comprei meu Android.
Na minha lista de compras da Android Market, sim, COMPRAS, tem mais de 250 jogos, que somados, dão o valor de 1 jogo original pra PSP (ou menos).
Enfim, acredito que a facilidade, preço e leveza dos jogos para smarts, tenham conquistado seu lugar para sempre.
Acredito também que os consoles portáteis não morreram, mas terão que se reinventarem para as próximas gerações.
Gosto muito do conceito do PSVita, penso em comprá-lo, e acho que ainda veremos muitas novidades futuras para os nossos queridos joguinhos.
E uma coisa é certa, aumentam as maneiras de jogar, aumentam as opções, aumenta a competitividade entre as mais diversas empresas e no final, aumenta ainda mais a nossa diversão.
Abraços e Keep Playing! =]
O problema é a falta de tempo da geração gamer que hoje não tem mais tempo sobrando….
Eu não tenho mais tempo de jogar um mega-complexo-game enquanto estou “em trânsito”… logo um jogo de celular resolve em 99% dos casos.
As grandes corporações vão acabar fazendo games cada vez mais complexos para celular que por sua vez estão ficando mais potentes…
O game de celular se adapta bem nos tablets baseados nos mesmos….
Quando estou em casa… é o console…
Então acho que a tendência do console portátil é mesmo morrer…
Concordo com os caras que disseram que são coisas diferentes, mas fico com medo só de pensar nessa possibilidade.
Para mim esses gráficos e os “entendidos da indústria” como o Izzy são só os apocalípticos de sempre – os caras que disseram que o rádio ia morrer por causa da TV e etc.
Enquanto existirem gênios lançando jogos para portáteis esse nicho vai continuar, mesmo que com uma baixa (extremamente natural, em termos de mercado).
Quando o próximo Zelda, Mario ou Pokemon surgir a gente conversa.
Como disseram, a baixa também aconteceu por causa da falta de inovação dos portáteis (do DS para o 3DS e no PSP também), mas eu acho que uma próxima geração totalmente diferente melhore (mas não reverta) tudo isso.
Quem tem mais de 100 joguinhos de 1 dólar não é gamer… FATO!
Se você me disser que Angry Birds é comparável a qualquer cor de Pokemon ou qualquer Zelda, não merece meu respeito. rs.
Nego põe uma matéria dessa mais na esperança de isso acontecer né? quide fanboyzão da apple!
Sinceramente, acho que existirá mercado para ambos
A emoção de jogar um fifa ou pes em uma tv de 40″ em um video game , nunca sera a mesma de ficar clicando numa telinha de 4″, ainda que se jogue em rede no android…
Falaram do xperia play, ele tem muito que evoluir ainda, sinceramente, fui pra comprar um, saí da loja com um lg optimus 2x, o xperia é um trambolho, pesado e com cara de xing ling, tudo parece extremamente fragil,dos botoes a parte externa dele…
Meu Gameboy Pocket que ainda funciona após cair centenas de vezes ao chão riu dessa “moçada” aí. rs.
Acho que você não entendeu o ponto do post. Eu não estava falando sobre consoles “de mesa”, plugados à TV.
O Iphone 4 agora tem um acessório que projeta imagens em até 50 polegadas.
Na certa é o fim da TV também, né?
Eu escuto musica e vejo filmes/series em viagens longas de onibus/avião no meu PSP
Jogar em touchscreen é cansativo e via de regra os jogos são bobinhos, nada substitui botões fisicos, e não vi até hoje algo que chegue perto de um Crisis Core ou Tactics Ogre ou 3rd birthday ou Monster Hunter do PSP pra celular…
Talvez naquele cel da sony seja bom de jogar, mas aí teria que ver se os titulos prestam né
E claro é uma merda matar a bateria de um celular numa viagem e ficar sem ter como fazer ligações…
Eu sou o tipo que jogo no PC e portatil (de verdade, não smartphone), ps3 e xbox e etc eu não vejo necessidade por causa do PC mesmo hehehe
Olha tenho um IPhone e até agora não achei um jogo que valesse a pena ser comprado! E olha que eu procuro! Agora os jogos de portáteis, principalmente da Nintendo a fila está grande!
Acho que os consoles vão dar a volta por cima estamos em temporada de renovação de geração. Quando o mercado estiver maduro como os dos Smartphones vc vai ver que o primeiro gráfico vai se repetir!
Eu, em comparação tenho mais de 100 jogos para iPhone, a grande maioria pagos.
Atualmente estou jogando bastante Fifa 2012,Anomaly Warzone Earth, Scribblenauts Remix(esse veio do DS), NFS Hot Pursuit, Shift 2.
Mas se procurar bem vai encontrar vários jogos muito bons, claro, também depende do seu estilo de jogo.
Sério, Num da pra comparar Fifa de iOS com o de PSP…o PES de PSP já da uma pau nesse fifa de iOS!!! Mesma coisa de NFS Hot Porsuit…é legalzinho de jogar, mas parece q falta alguma coisa..na verdade eu sinto isso em todos os jogos que jogo pra iOS…aquele sentimento de q falta alguma coisa..
Já joguei Modern Combat, Fifa, Shadowgun, N.O.V.A, Street Fighter IV, etc, etc…e todos para mim, tem algo faltando!!! Seja na jogabilidade, seja na falta de elementos na tela (os gráficos são bons, mas não tanto).
Até mesmo Infinity Blade me decepcionou, não pelos gráficos q são mto bons, mas pela mesmisse…no celular, ou vc faz um jogo complexo e com gráficos meia boca, ou um jogo com g´raficos top de linha, q não são nd complexos…infinity blade tem uma limitação absurda!!
Eu discordo de você, já joguei Fifa, NFS e outros no PSP não vejo onde ficam devendo, mas enfim, é minha opinião apenas, longe de querer ser a verdade absoluta.
Vocês estão falando em porcentagens e não em números. Não adianta o PSP ter tido 100% do mercado de games portateis (que correspondia a 100pessoas, por exemplo) e agora, por causa dos celulares, existem 1000 pessoas que fazem parte desse mercado….ou seja, o PSP tem 10% desse mercado, mas continua atingindo 100 pessoas!…é claro que muita gente deixou de jogar PSP e DS, mas não pela qualidade dos jogos, mas pela falta de novidades, por ser uma plataforma antiga e porque não são mais tão portateis assim (é mto mais fácil ter um iphone em qq lugar do que um PSP, o iPhone vc jah leva pra td lugar pq eh um celular, o PSP tem q ficar na mochila, etc, etc etc). Para mim, ainda são dois segmentos diferentes….Outra coisa, eu acho a jogabilidade do iOS/indroid uma merda….me da nos nervos jogar Qualquer FPS/FIFA/jogos de console q foram adaptados para se jogar na tela touch, mas os gráficos estão cada vez melhores, isso não podemos contestar!
Acho que isso é relativo, tem gente que tem PSP/DS e nunca nem triscou num smartphone. Na minha opnião, um mercado interfere muito o outro, mas ainda são mercados diferentes.
Droga, você estava certo! faz tempo que nem ligo o DS, mas ainda sou da minoria que prefere jogos profundos e o iOS tem vários.
fico triste se isso acontecer, não por dó dos portateis, mas não imagino qu alguns jogos com complexidade de história e apelo aos graficos, chegue até os smarth phones, não pelo menos aos de hoje…
Já joguei jogos de luta com street fighter, entre outros jogos que necessitam agilidade dos botões e também deixarama desejar…
Mas acredito que se isso for mesmo acontecer, até la, certos porblemas serão resolvidos
Pra mim isso nada muda, já que não gosto de VG portátil. Mas, é visível a diferença de um jogo de 3DS ou PS Vita para um jogo de celular. Quando um celular oferecer jogos extensos, complexos e com mecânicas oferecidas como um PS Vita ou Nintendo 3DS oferecem, aí sim atrairão minha atenção. Com o preço de um iPhone, eu compro um 3DS e um console HD.
Triste… games cada vez mais voltados a lucros imediatos estão tornando o mercado em um prostíbulo. Nada contra o gosto pessoal de alguns, mas a tendência é fazer o que Restart, Luan Santana e Justin Bieber fizeram com o mercado de música. Muito volume de lixo e pouco conteúdo de qualidade. Quem quiser coisa boa, vai ter que pagar muito caro.
Só sei que nego que comprou o Nintendo 3DS aqui no Brasil, no dia do lançamento, deve estar espumando de raiva com a baixa do preço.
Eu vi um PSP pela primeira vez na casa de um amigo meu, e eu compraria um sim, para jogar no busão ou nas viagens.
Espero que o PSP possa cair de preço ainda mais.
Quem sabe as Casas Bahia não façam uma promoção perto do Natal.
Acho que os portáteis ainda vão existir, mas não terão aquela fartura como era na década passada ou nos anos 90.
Tem uma galera que não leu ou não interpretou o texto.
Pelo que entendi, o texto nao coloca jogos de Smartphone sendo amplamente superiores em qualidade seja gráfica, enredo ou etc. Mas, como é dito, nem sempre o superior é o que mais atrai e mais vende.
A mensagem que se passa é o novo paradigma implantando no mercado. São jogos de fácil acesso, a um preço mísero e que são divertidos e alguns com qualidade impressionante, tais como Shadow Gun E que acima de tudo atinge TODOS os nichos, gamers ou não.
Mais uma vez, mercado vive de vendas. Se uma pessoa não migra do seu portátil, mas gasta mais dinheiro com jogos no Smartphone do que com jogos de portáteis, cara, vc já está inserido nas estatísticas citadas pelo texto.
Enfim, os argumentos do texto são bons.
MINHA sincera opinião: O PSP, o próximo Vita e o 3DS estão virando portáteis metidos a consoles de mesa. Pela limitação de hardware, eles não conseguem ter a qualidade de consoles de mesa (não estou dizendo que são ruins) e acabam perdendo a “alma” de portáteis, acabam frustrando e no final não conseguem ser eficientes em nenhum dos lados. 3DS na minha visão é um exemplo do que eu quero dizer: Fantástico uma tela 3D sem óculos, mas acaba sendo frustrante porque… é portátil… tipo, não tem muita graça depois que passa a novidade.
Eu sinto isso e esse é o motivo de meus portáteis estarem engavetados a anos.
A calculadora, que só serve mesmo para calcular, não foi deixada de lado; muitas pessoas preferem equipamentos especializados. Outro fator interessante é que se você usa diversos aparelhos para coisas diferentes as baterias tendem a durar mais.
Um equipamento especializado (calculadora, celular simples, camera digital) sempre vai se sobressair em termos de bateria (e muitas vezes qualidade) sobre um equipamento de uso geral.
Mas, diferente das calculadoras – que quem usa e leva por aí, sabe que os smartphones não substituem, e ainda assim é um nicho muito específico – os jogos portáteis miram um um publico alvo que muito provavelmente vai ter um smartphone também, e com o poder de processamento do smartphone chegando nos consoles, desenvolvedores de jogos podem chegar à conclusão que conseguirão atingir um público muito maior com os smartphones, mantendo a mesma qualidade.
Eu já uso o Xperia Play no lugar do meu PSP, e se sair os jogos de luta como Tekken e Soul Calibur pra ele vou abandonar o PSP completamente.
Gosto de comentários/matérias assim como essa, sem nenhum tipo de senso crítico, baseada no “achômetro” que se sustenta pela falácia argumentativa famosa: “meus amigos usam assim” e ainda, para terminar, vomita números para provar um ponto de vista, ainda que, os números vomitados não provem nada do ponto de vista (pelo menos não pra quem os lê).
Mas, sim e não.
PSP e DS perderão usuários pro iOS, Android e pro PSP Vita, com toda a certeza, mas irão se focar em outro nicho: os gamers hardcore.
Assim como os consoles como o PS3 e o Xbox se focaram no nicho HC e o Wii se focou no nicho mais família. Tem espaço para ambos os mercados sobreviverem sem muitos problemas, afinal, nem todo mundo quer jogos casuais e/ou com controles touch (problema terrível de se jogar em qualquer plataforma que não tenha botão físico algum).
Os dois sobrevivem e ninguém espera que o Android ou o iOS tenham 90% do mercado de games portáteis.
Ninguém espera, mas podemos observar a tendência de que os smartphones – ou XperiaPlay-likes – ganhem mais espaço.
Já existem jogos pra smartphones e tablets melhores que muitos sucessos de DS e PSP. Acho que indústria de games ainda precisa aprender muito sobre como desenvolver pro mobile, mas, quando aprenderem, acredito que os desenvolvedores vão se jogar de cabeça na App Store e no Android Market.
meu deus que tristeza pensar que os portateis vao acabar…