Ir para o conteúdo.

Início » Celular e Tablet Review » Review: Lumia 800, o belo smartphone da Nokia que roda Windows Phone

Lumia 800 | Clique em qualquer imagem para ampliar

Grande aposta da Nokia para os smartphones, os primeiros aparelhos da companhia finlandesa com Windows Phone chegam ao mercado brasileiro em breve. Tive meu primeiro contato com o Lumia 800 durante a conferência Nokia World, na qual ele foi apresentado pelo CEO Stephen Elop. Mas não deu para testar muito o brinquedo. Agora, depois de duas semanas levando o Lumia 800 para todo canto, é hora de apontar os acertos e erros no dispositivo.

A Nokia diz que a linha Lumia tem o melhor hardware com o melhor software. Será mesmo? Acompanhe as minhas impressões nesse review que tenta destacar as vantagens do Lumia 800 frente aos concorrentes. Por isso mesmo, não entrarei em muitos detalhes sobre o funcionamento do Windows Phone 7.5 “Mango”.

Creio que esse será um problema escrever reviews de smartphones rodando Windows Phones no futuro. O sistema é o mesmo, não importa o dispositivo. No máximo o fabricante adiciona alguns aplicativos. E só. Portanto, a menos que especificado em contrário, parta do pressuposto de que todos os recursos oferecidos pela plataforma funcionaram conforme o esperado no aparelho testado.

Design e pegada

Cabe perfeitamente na palma da mão

Que o Lumia 800 é belo, isso não tem como negar. O smartphone se constitui de peça única de policarbonato, na qual são encaixados os componentes eletrônicos. Isso quer dizer que não tem como remover a bateria — a Nokia adotou a mesma fórmula defendida há tempos pela Apple.

A “pegada” é a mesma do Nokia N9, o smartphone com sistema MeeGo que eu testei no fim do ano passado. A impressão que dá é de que a Nokia tirou a plataforma de futuro duvidoso para inserir o Windows Phone da Microsoft no lugar. A meu ver o resultado é positivo.

Bonitão

Ele é parecidíssimo com o N9, como eu disse. Já que não custa, faço uma recapitulação: na lateral superior do smartphone ficam as entradas de micro-SIM, de micro-USB e a saída de áudio no padrão tradicional de 3,5 mm; na lateral direita aparecem os controles de ligar/desligar, aumentar ou diminuir o volume e o botão que aciona a câmera; e na lateral inferior aparecem os furos dos alto-falantes. Na lateral esquerda não tem nada.

Capa emborrachada: presente no kit

Para completar, o kit do Lumia 800 inclui uma capa protetora emborrachada na cor do aparelho. A um marinheiro de primeira viagem pode parecer complicado de encaixar o emborrachado (também peça única) no corpo do aparelho. Entretanto, esse é o recomendável para que arranhões e pancadas passem longe do precioso Windows Phone intermediário da Nokia.

Visor

480x800 pixels

Quando a Nokia diz que tem o melhor hardware, pode ter certeza de que a fabricante não brinca em serviço. No Lumia 800 eles utilizam visor AMOLED de 3,7 polegadas capacitivo. Para completar, a Nokia emprega tecnologia Gorilla Glass, aquela que torna o visor mais resistente, além do que eles chamam de ClearBack, outra tecnologia para que o contraste seja muito amplo e os pretos sejam realmente pretos (pode ler aqui na explicação fornecida pelo blog oficial Nokia Conversations em inglês).

Acredito que, devido a todos esses atributos, a tela do Lumia 800 seja uma das melhores com que tive contato. Colocamos o dispositivo ao lado de um iPhone 4S e de um Omnia W para verificar a diferença entre as telas. Todas com o brilho no máximo, percebemos que o smartphone da Apple tem o visor mais brilhante, com o branco se sobressaindo, seguido do Lumia 800 no quesito qualidade (mais escuro) e do Omnia W (bem mais escuro).

A resolução de 480×800 pixels garante uma densidade aproximada de 225 ppi (pixels por polegada). Na matemática pura o Lumia 800 tem 1 ppi a menos que o Nokia N9. É curioso dizer, mas eu tive a impressão de que o visor do Windows Phone tinha qualidade maior. Como não tenho mais um N9 em mãos para verificar as diferenças, ficaremos na dúvida quanto a isso.

Outro aspecto interessante da tela do Lumia 800 é o vidro curvado. Além de bonito, deixa o aparelho com visual mais elegante, ainda que não faça tanto sentido como no N9, cujo sistema prevê que a todo momento o usuário deslize os dedos para os cantos da tela, conforme descrevi no review do smartphone (a tal da filosofia por trás do swipe).

Fluidez do Windows Phone

Logo que tirei o Lumia da caixa e liguei no computador dei de cara com um aviso familiar para quem usa Windows: havia atualização para instalar. Feito isso, o sistema estava pronto para o meu uso.

Navegador em funcionamento

A Nokia inclui pequenas modificações nos padrões de fábrica para o Windows Phone. Primeiro e talvez mais importante para os fãs da marca, o Nokia Tune, toque para novas chamadas, marca presença na versão tradicional – nada da releitura sobre a qual escrevemos. Também tem nesse WP um tema visual diferente: a cor padrão é outro azul, escolhido pela Nokia. As demais cores continuam disponíveis para que o usuário escolha, bem como o fundo da tela – preto (padrão) ou branco.

Essa belezinha tem em seu interior um chipset Qualcomm da série Snapdragon com CPU Scorpion de 1,4 GHz e GPU Adreno 205. Sim, o Lumia 800 faz parte da família jurássica de dispositivos com um só núcleo. E quem disse que isso faz diferença? O sistema tem fluidez impressionante, melhor do que muito smartphone Android por aí com processador de dois núcleos que deixa a desejar quando vários apps estão em execução.

Visualização dos apps abertos

Dessa vez o mérito é da Microsoft. Ao impor requisitos mínimos para que fabricantes adotem o Windows Phone a gigante de Redmond acabou por nivelar se não por cima, pelo menos num patamar intermediário. Pelo que tenho visto por aí até os aparelhos com Windows Phone na categoria mais básica rodam o sistema muito bem. Sem engasgos. Ou sem engasgos constantes.

Email com problemas

Para escrever minhas análises no Tecnoblog eu sempre parto do meu próprio uso cotidiano do aparelho. Imagino que muitos leitores também façam uso constante do email, seja para responder clientes, seja para mandar uma foto para algum familiar assim que a faz com a câmera do celular.

Muito bem. A sincronização do Windows Phone funciona corretamente com Gmail e com Google Apps (não preciso nem dizer que também está adequada ao Hotmail/ Live Mail, certo?). Só que algumas broncas com o aplicativo de email do sistema não podem passar despercebidas. Tenho certeza de que, a partir do parágrafo abaixo, os engenheiros da MS vão me odiar um tanto mais.

Primeiro, por que diabos eu não posso escolher a fonte padrão para as minhas mensagens. Inquestionável dizer que a interface do Windows Phone é linda. Entretanto, isso não faz da fonte Segoe a mais adequada para minha troca de mensagens. Não adianta reclamar,: é ela e pronto, acabou. A Microsoft decidiu assim.

Segundo, pegaram o que há de pior no Outlook e replicaram no aplicativo de email. Nas versões antigas do aplicativo de comunicações do Office (confesso que não sei como está no Office 2010 para Windows/Office 2011 para Mac) você respondia uma mensagem e ele tascava “RE:” na frente. No fim das contas fica impossível manter a visualização por meio de conversas no Gmail, o serviço de email que mais uso. Tanto no Android (duh!) como no iOS esse problema não se repete. No Windows Phone eu respondia uma mensagem para, mais tarde, descobrir que uma nova conversação se iniciara a partir daquela minha resposta. Irritante.

Terceiro, tenho dúvidas quanto à capacidade do Windows para celulares de lidar com conversações muito extensas. Em uma thread maior, com para mais de 90 mensagens, eu recebi uma resposta que simplesmente não carregava no dispositivo. O aplicativo permanecia por séculos baixando o email para no fim das contas não apresentar nada na tela. O pessoal da Microsoft Brasil está ciente desse bug bizarro porém não deu nenhuma resposta sobre o que pode ter ocorrido. De qualquer forma, app de email é coisa básica – tem que funcionar em todos os momentos.

Dito isso, prefiro o app de Gmail do Android. Os outros tentam, mas a minha paixão pelo Gmail e sua presença no sistema do Google permanece inabalável.

Derradeiro teste do Fruit Ninja

Eu sei que disse que a fluidez do Windows Phone é inquestionável. O visor do Lumia é incrível. Até agora só predicados para o smartphone intermediário da Nokia. Se me permite, chegou a hora de dar mais um banho de água fria no dispositivo. Para tanto, usei o teste nada científico de rodar o jogo casual Fruit Ninja (em modo trial, algo que só a Microsoft faz por você).

Comparando com o meu Xperia Ray (da Sony Ericsson) rodando Android (via CyanogenMod) cheguei à conclusão de que o touchscreen do Lumia 800 não é exatamente o melhor que usei. A tela não me parece ser tão responsiva como no Ray rodando exatamente o mesmo jogo

Quer saber como cheguei a essa conclusão? Simples, bem simples. A tarefa única do Fruit Ninja é fatiar as frutas que sambam pela tela. No Ray os meus movimentos são rápidos, como de um ninja mesmo (!), sem a impressão de que a lâmina virtual da espada demora para acompanhar o movimento do dedo na tela. Já no Lumia 800 deu para perceber que o touchscreen leva um tempinho a mais para reproduzir na tela o movimento. Coisa de milésimos de segundo. Ainda assim, importante para aqueles que querem bater o recorde mundial de frutas destruídas no joguinho.

Fora essa breve observação, devo dizer que no resto do sistema o touchscreen se comporta perfeitamente.

Câmera

Para alegrar seus fãs a Nokia adicionou lente Carl-Zeiss à câmera do Lumia 800. A marca é antiga e conceituada. Não por acaso, faz bonito no dispositivo intermediário da finlandesa. São 8 megapixels de pura malemolência fotográfica, com direito a foco manual ou automático e flash de LED duplo.

Câmera de 8 megapixels

Eu tenho particular interesse pelo foco manual. Com ele dá para fazer composições bem interessantes mesmo com um smartphone, esse aparelho corriqueiro de todos os dias. De toda forma, no Lumia 800 aquele procedimento básico de pressionar o botão de acionar a câmera pela metade até o dispositivo acertar o foco automaticamente para terminar de apertar e fazer a foto continua valendo.

Melhor do que falar da câmera é mostrar as imagens feitas com ela. Abaixo você encontra uma galera de fotos com 8 composições feitas no Lumia 800. Nenhuma das fotos foram tratadas nem modificadas no Photoshop. Todas tiram proveito dos 8 megapixels.

Para os mais enxeridos eu recomendo clicar com botão do meio do mouse (o scroll) para ver a foto no maior tamanho possível. Baixando-as ainda dá para verificar as informações sobre abertura, foco etc. nos metadados do arquivo digital.

A câmera de vídeos do Lumia 800 promete bastante. Grava em HD 720p, nada mais do que esperado de um smartphone desse porte. Eu diria mais: poderiam gravar em HD 1080p, mas não foi dessa vez que a Nokia decidiu pela resolução máxima amplamente disponível no mercado.

O vídeo abaixo foi feito em um dia de chuva em São Paulo. A iluminação não é das melhores, mas nem sempre na vida temos a melhor condição de luz, certo? Só que ainda assim outros aspectos do vídeo deixaram a desejar. Por exemplo, logo de início alguns engasgos ficam evidentes, o que não se espera de um aparelho da Nokia. A minha voz também não ficou excelente, ainda que devamos levar em consideração que eu estava “atrás” da câmera.


(Vídeo do YouTube)

Outro ponto importante a destacar do aplicativo de câmera do Windows Phone é a falta de compartilhamento fácil com serviços do tipo – leia-se YouTube. Para subir o vídeo para o site eu tive que ligar o computador, abrir o Zune (software de sincronização), depois ir na pasta de imagens do PC e só então iniciar o upload. O procedimento podia ser mais fácil, como acontece com as fotos feitas com o Lumia 800 (dá para compartilhar com Twitter, Facebook e SkyDrive).

Marketplace, a “App Store” da Microsoft

Sei que prometi não falar de coisas óbvias do Windows Phone, mas não posso deixar para lá o Marketplace, equivalente da Microsoft à App Store do iOS. Mesmo com o aplicativo Zune instalado no computador, por algum motivo não deu para baixar aplicativos por meio do software — da mesma forma que acontece com o iTunes para quem tem iPhone, iPod Touch ou iPad.

Dizia o seguinte no Zune, o software: “A configuração de local do seu Windows Live ID não corresponde à configuração do seu computador (Brasil)” (erro de código C00D1353). O que é curioso porque minha máquina com Windows 7, o celular Lumia e minha conta no Live estão todos ajustados para Brasil.

Não teve jeito. Download de aplicativos só a partir do próprio dispositivo.

Nada de Marketplace no Windows 7

Um dos pontos positivos do Windows Phone são os aplicativos para testes. Em vez de recorrer a artifícios para degustar um app e quem sabe pedir o dinheiro de volta, alguns desenvolvedores liberam aplicativos com alguns recursos capados. Ideal para saber se o software é tudo aquilo que o dev diz e vale o investimento de alguns dólares. Penso que outras lojas de aplicativos (ouviu, Apple?) deveriam fazer o mesmo.

Nokia Dirigir

Olha, olha, o mapa funciona

O único app exclusivo da Nokia no Lumia testado por mim é o Nokia Dirigir (nome em português para o Nokia Drive). O app oferece o tradicional e reconhecido sistema de instruções para navegação passo a passo da Nokia com os mapas da Navteq, empresa que a companhia comprou faz alguns anos.

Quem optar pelo Lumia 800 ainda assim depende de conexão constante com a internet para usar o serviço de mapas. Logo que inicia o app pela primeira vez, o Lumia pergunta se o usuário deseja fazer download do mapa do Brasil (quase 300 MB) ou das regiões. O mapa do Sudeste tinha próximo de 170 MB, arquivo até pequeno para baixar com uma conexão de 20 Mbps.

Download concluído. A partir daí, o Nokia Dirigir aciona o GPS e traz informações sobre as localidades próximas de onde você está com informações do mapa offline.

Menos se não tiver conexão

Eu imaginava que o Nokia Dirigir oferecia acesso aos mapas e às instruções de navegação mesmo sem internet disponível. Nos testes, porém, tanto em modo avião como com Wi-Fi desativo o aplicativo sequer carregava.

Bateria que deixa a desejar

Como eu disse, o Windows Phone avisou sobre uma atualização logo que foi iniciado pela primeira vez. De tempos em tempos o sistema faz isso, checa junto aos servidores da Microsoft se o sistema rodando no smartphone é o mais recente possível. Como o WP não oferece as atualizações estilo “delta”, que são menores e alteram partes do sistema (como no iOS 5), o consumidor tem mesmo que esperar alguns minutos para que o sistema atualize.

A Nokia prometia uma atualização que em tese melhoraria o desempenho de bateria e de Wi-Fi nos aparelhos da família Lumia. Pena que essa atualização não chegou ao Lumia que eu testei a tempo de incluir a informação nessa análise.

Feita a ressalva, a impressão geral que tive é de que a bateria não dura muitos e muitos dias, como costuma figurar na mitologia dos telefones celulares para alegria da Nokia. Dava mais ou menos 24 horas sem recarga, às vezes menos para dias de uso intenso da navegação no aparelho. Confesso que eu esperava mais — mesmo sabendo que estar conectado ao 3G e usando visor com brilho intenso faz com que a bateria desapareça em questão de horas.

Modo de economia de bateria

De acordo com a Nokia, a bateria dura até 9,5h em conversação no 3G. Para modo de espera com 3G ativado são 335h (quase 14 dias) também segundo informações fornecidas pela fabricante. Sinto dizer, mas não chega a tudo isso. De mais a mais, quem deixa o aparelho em modo de espera integralmente nos dias de hoje?

Veredito

Pontos positivos

  • Aparelho construído com material de qualidade e design impecável.
  • Câmera de 8 megapixels que não decepciona.
  • Nokia Dirigir com download dos mapas do Brasil e instruções de navegação passo a passo em português.

Pontos negativos

  • Sem slot para cartão de memória (consumidor fica limitado aos 16 GB).
  • Não tem NFC, algo que deveria ser padrão nos novos dispositivos.
  • Não tem câmera frontal.
  • Windows Phone tem muitos apps de qualidade questionável.

Optimus 3D, Lumia 800 e iPhone 4S

Chegar a uma conclusão sobre o Lumia 800 é complicado porque ele é um aparelho atual, porém com promessa de ser grandioso caso o Windows Phone vá para frente. A falta de uma câmera frontal deixa a desejar tendo em vista a mais recente geração de smartphones disponíveis no mercado. Por outro lado, o recurso pode não ser tão essencial para a maioria dos consumidores.

Estou falando de um Nokia N9, um dos celulares mais belo e completos que já vi, com o Windows Phone, nova proposta em termos de plataforma para dispositivos móveis. Meu prognóstico é positivo. Para meu uso o Lumia 800 atendeu a todas as necessidades do dia a dia. Se você usa aplicativos específicos que só estão no Android ou no iOS, esse pode não ser o momento para aderir a um Windows Phone.

A Nokia Brasil não disse quanto o Lumia 800 vai custar por aqui. O preço é fator fundamental para recomendar ou não um aparelho, mas dessa vez eu me limito a falar dos recursos e afirmar que, baseado no que testei, escolheria um Lumia desses.

 

O Lumia 800 chega ao mercado brasileiro até o fim de março. O preço sugerido para o aparelho é de R$ 1.699 nas lojas próprias da Nokia e rede de varejo. A TIM e a Oi confirmaram vendê-lo por valores ainda mais em conta. Existe a expectativa de que os clientes de pós-pago na Claro e na Vivo possam comprar o smartphone com Windows com desconto, dependendo do plano contratado.

Unboxing

Em 02/02 o Tecnoblog publicou vídeo com o unboxing do Lumia 800. Confira abaixo quais itens acompanham o aparelho na caixa distribuída pela Nokia.


(Vídeo do YouTube)

Atualizado em 21/03/2012 às 10h30

191 Comentários (Deixe o seu!)

  • Claudio H.
    541c

    Na minha opinião, o design desse smartphone é o mais bonito entre todos da atualidade, a camera é uma das (se não a) melhores, e o SO é o mais elegante atualmente.

    Só deixa a desejar pela gama de aplicativos, se comparado a App Store e Android Market, por exemplo.

    Essa junção clean+minimal do Lumia 800 + Windows Phone 7 é simplesmente incrível!

    • lucas klain

      Vem com o jogo da cobrinha?

      • luizalbertotj
        1c

        tem aqui http://www.windowsphone.com/en-US/apps/a9efa10f-fb0e-4437-9aa2-088db7e04a47

      • Não de fábrica. :(

    • “Só deixa a desejar pela gama de aplicativos, se comparado a App Store e Android Market, por exemplo.”

      Na época do Android era:
      Só deixa a desejar pela gama de aplicativos, se comparado a App Store, por exemplo.

      • O próximo vai ser: Só deixa a desejar pela gama de aplicativos, se comparado a App Store, Android Market e Marketplace, por exemplo.

    • Cleber

      A camera do Nokia N8 é melhor ainda, com 12 megapixel,Acheio que iaser para esse modelo tbm

  • Jorge
    326c

    E o android não tem aplicativos questionáveis?

    • Arthur Amorim
      327c

      Pois é.. ta todo mundo falando mal do WP MarketPlace, mas eles não lembram do inicio da App Store com seus Apps de bigode mexicano(WTF???). Isso que era App?? O Marketplace do WP está seguindo o mesmo caminho das outras lojas, com a vantagem de ser uma plataforma mais facil de se programar, segundo relatos de programadores de outras plataformas que migraram para WP. Inclusive ta correndo o risco de lancarem o Instagram para WP antes do Android. Fizeram o Metrogram em apenas 1 dia. Não é o oficial, mas da para ter ideia, bem de longe, de como será o Instagram para WP.

      • Penso eu que o maior problema do Marketplace não é a quantidade de apps, mas a qualidade. Na App Store tem coisas muito boas e imagino que coisas muito ruins. No Marketplace parece-me que tem mais coisas ruins.

        • Arthur Amorim
          327c

          Assim como a App Store no inicio… E esse apps de má qualidade são de Dev´s iniciantes, ou preguiçosos, que apenas portam seus apps de outras plataformas para o Marketplace.. Um exemplo é o app do itau.. Mas isso vem mudando, a MS ja tem iniciativas, que o google esta tomando agora tambem, de diretrizes na hora de se fazer um app, com dicas de design e outras coisas que eu nao entendo.. Mas a verdade é que não há como comprar um mercado de 5 anos com um de 2 anos. Temos ai 3 anos de diferença.

    • Lucas

      Eu tenho um e digo que não apenas tem aplicativos questionáveis como o sistema operacional como um todo questionado. Fiquei um pouco decepcionado com o Android. Esse ano devo migrar pro WP7

  • A performance do Fruit Ninja é horrivel em TODOS os Windows Phones :P Não culpa do sistema/aparelho mas sim do port horrivel que fizeram.

    E imagino que ele deve chegar na mesma faixa de preço do N9.

    • Semana que vem vou testar o Fruit Ninja no Omnia W. Depois volto aqui para contar se é isso.

      • Alysson

        O problema com o fruit ninja é que ele ainda não foi atualizado pra nova versão mango que permite que o jogo rode a 60fps, alem do resumo rápido.

      • @Cobalto
        480c

        Spoiler: Sim, é ruim no Omnia W.
        Mas tem jogo visualmente muito mais pesado que roda melhor. Deve ser o jogo mesmo. Port talvez?

        • marcoscs
          929c

          voce achou? Eu comprei ele e pra mim roda liso.
          também comprei Cro-Mag Rally, Kinectimals, Rise of Glory e não tive problema com nenhum de lag ou coisa do tipo.

          • @cobalto
            480c

            Então, de todos os jogos que baixei, só o Fruit Ninja que fica lerdo.
            Nada que deixe o jog inutilizável, depois que você pega o momentum do lag, dá pra jogar tranquilamente. Mas seria legal se o desenvolvedor resolvesse isso.

      • Arthur Amorim
        327c

        Eu acredito que seja problema na hora da portabilidade. Pois tenho o HTC Ultimate, e mesmo sendo o mais poderoso WP(nos EUA o segundo por que ja lançaram o TITAN II) ele engasga um pouco com esse jogo. Eu li no XDA que se desabilitasse o “Aprimorador de Som”, que é exclusivo do aparelho, a performance melhorava, e melhorou um pouco mesmo. Por que não faz sentido um LG mid-end(800mhz SC) com Android rodar um jogo melhor que um aparelho com 1.5ghz e GPU dedicada.

      • Isso é incompetência de programador :)
        Você já viu a feature do photoshop(mencionando no artigo) chamado Snap? Aquela que quando você usa uma régua e move um elemento para próximo a ela, ela se encosta na régua, e para sair é o mesmo esquema, demora um pouco.
        Isso é um detalhe de programação.
        Aconselho fortemente testar outros jogos antes de sair se baseando em um teste pobre.

    • Helvio Mota
      37c

      Não só nos WPs. No meu N8 o jogo roda redondinho, já no Android da esposa, dá pra notar nitidamente o delay.

  • Eu quero um Lumia 800 desde os primeiros rumores do Windows Phone da Nokia, mas esse mistério todo em torno do preço faz com que eu pense o pior… :-|

    • Gaba
      1912c

      Pode pensar o pior amigo… :/

  • Comentei antes que o @oroshy! HAHA! =)

  • @oroshy
    433c

    NFC – Nem adianta ter, Windws Phone não dá suporte.

    Sobre baixar apps do proprio Zune, eu o faço normalmente, é só ter uma conta Windows Live Id com o mesmo país do seu computador.
    O mesmo vale para compras on-line, a fatura do seu cartão tem de ser do mesmo país que a sua conta Live.

    O Nokia Dirigir é um app de GPS “turn by turn” maravilhoso e o Nokia Mapas também (nunca me deixou na mão), uso frequentimente, dia a dia.

    Mas eu não trocaria o meu HTC Ultimate pelo Lumia 800, e nem pelo 900. Espero que a Nokia venha para supreender em 2012.

    Sobre o FrutNinja, eu achei a qualidade dele, desde gráfico à “efeitos”, bem superior ao oferencido no Android (ainda não vi no iOS).
    Ps.: Feito em XNA.

    Abraços.

    • Arthur Amorim
      327c

      Pois é.. Acho que o Thassius ta comendo mosca ai.. Consegui fazer as compras e o login com facilidade. Inclusive achei quase tudo no Zune melhor que o iTunes.

      • Arthur, eu segui o passo a passo sugerido pela Microsoft. Se existem gambiarras ou meios alternativos de usar o software Zune para baixar apps eu os desconheço. E imagino que a maioria dos usuários “comuns” de Windows Phone também.

        • Arthur Amorim
          327c

          Mas eu sou usuario de WP de primeira viagem.. E foi tudo bem simples… sem problemas.. não fiz nenhuma gambiarra.. 1. Loguei no celular com minha conta / 2. instalei o zune e loguei com a mesma conta do aparelho / 3. contectei e a magica aconteceu.

  • Sempre que vejo um Windows Phone, fico lembrando do slogan “Put people in first” sendo que a tile “People” fica em segundo lugar na homescreen do aparelho.

    • @oroshy
      433c

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Isso é verdade.

    • luizalbertotj
      1c

      É só mover o tile pro outro lado. :P

    • Sinal que você precisa pensar piadas novas. :P

    • @Cobalto
      480c

      Depende. Se você for japonês ou árabe o people hub está em primeiro ;)

      Mas assim, o meu aparelho veio com o primeiro tile (da esquerda pra direita) sendo o “Me” (“Eu”), e assim, colocar o dono do aparelho em primeiro lugar não é uma má estratégia.

      Also, nas imagens de exibição na primeira posição (da esquerda pra direita) sempre o que vem é o telefone ou mesmo o “Me” (“Eu”). Veja bem, o telefone ainda é usado para comunicação entre pessoas, então…

      Será que colou?

      • Foi uma tentativa esforçada hahaha

  • Eu tô ansioso pelo lançamento desse smart. Quero ver o preço!

  • Janderson (jan_lord)

    Podem falar o que quiserem…Mas, só de imaginar algo com software da MS, já sinto nojo…

    • Pedro
      488c

      Ui, ele tem nojinho!

    • véi.. Eu cago naquele iOS/android

    • Ui, nojinho….

    • Gabriel
      923c

      Ok, então só se pode sentir pena de quem pensa assim.

    • @Cobalto
      480c

      Olha, gente. O bebezinho tem nojinho.

    • marcoscs
      929c

      …esse pinguim é morsa…

    • Janderson (jan_lord)

      uhuhuhuhuuhu…O clube das bichas chupabenga do Balmer ai em cima ficaram com raivinha eh? Windows é e sempre será um sisteminha de viado! E vcs nunca vão mudar isso seus noobs! :D

      • Rafael
        1977c

        Muito construtivo!

  • Cara, o SO é bom, mas essa política da Microsoft de fazer tudo apenas com chipset Quallcom vai ser um tiro no pé, pois os processadores dela são inferiores ao Hummingbird e ao A4, pra manter tudo na linha Singlecore…

    Esse aparelho tbm consome muita bateria por um motivo simples: telas AMOLED consomem muita energia qdo geram cor BRANCA, a cor básica do tema do Office e da aplicação de email, bem como da maioria das páginas de web. O AMOLED arrebenta qdo lidamos com as outras cores, principalmente PRETO. um site de fundo Preto e fonte branca consome até 1/4 do que consumiria numa tela LDC-IPS ou num SLCD.

    Só o que falta, mesmo, pro Windows Phone decolar mundialmente é encher de aplicativos mesmo…

    Abraços!

  • Pedro Maich
    177c

    Só uma coisa que não ficou respondida, sem dar motivos, N9 ou Lumia 800?

    • luizalbertotj
      1c

      Lumia 800.
      Eu mexi num N9 na loja essa semana. O aparelho é lindo, mas o sistema não é tudo que eu imaginava. Achei meio lento também comparando com meu Windows Phone., mas nada exagerado. Achei que os apps do Meego demoravam mais pra abrir.

    • luizalbertotj
      1c

      Uma coisa que eu achei estranho no N9. Ele tem câmera frontal, mas não dá pra usar o app da câmera pra tirar fotos com a câmera frontal. :S
      Eu procurei nas opções da câmera e não achei em lugar algum uma opção pra alternar entre câmera frontal e traseira
      Talvez o @thassius que usou o aparelho mais tempo saiba se e isso mesmo…

      • vegetando
        1c

        Tem um aplicativo que permite usar a câmera frontal, mas serve basicamente como um espelho (não muito útil). Na atualização que está para sair, a PR1.2, a câmera frontal poderá ser usada pelo sistema. Aliás, talvez a loja sequer teve o cuidado de atualizar o aparelho para a versão PR1.1…

        A abertura dos aplicativos realmente não é muito rápida. Mas o interessante é que o aparelho mantém bem os aplicativos abertos. O gerenciamento é ótimo.

  • Gabriel
    923c

    É um belo produto, a Microsoft pegou as premissas da Apple e deu um passo adiante.

    Esse design é perfeito: sóbrio, resistente e moderno. Não acho que o design do iPhone seja bom, pois é desnecessariamente frágil e teve problemas de funcionalidade (antena) no iPhone 4 porque Johny Ive não quis estragar o visual com uma fenda.

    A Microsoft fechou o cerco do hardware para garantir uma boa experiência, mas não precisou fazer UM celular para todo mundo. Poxa, eu posso comprar o Lumia 800 porque abdico da câmera frontal e da tela maior do Lumia 900, se não ligasse para design ia direto para o Lumia 710 fora o de outras empresas.

    Garantir a qualidade do produto sem capar a liberdade DESNECESSARIAMENTE. O próprio OS X prova isso.

    • Manuuu

      Sabe quando vai chegar o 710 pelo Brasil?

  • Turdin
    3346c

    Já tive meu Lumia 800 e era um excelente celular, não concordo com essa parte do delay na tela comparado ao android ( até porque testei no Galaxy SII e foi o pior delay da minha vida ). Uma coisa a se considerar é se você não deixou vários aplicativos rodando em background, se deixar muitos isso pesa um pouco ( para conferir é só segurar o botão voltar ).

    Sobre o Nokia Maps, é ruim mesmo ter que estar conectado para conseguir navegar, mas a própria nokia já prometeu navegação totalmente offline em breve.

    Sobre a bateria, comparado ao SII eu achei excelente, apesar de sempre achar que poderia ser melhor.

    • Gaba
      1912c

      Ué você vendeu o seu?

      • Turdin
        3346c

        Não, o vendedor não mandou nota fiscal como combinado e acabei devolvendo o produto em menos de 1 semana e meia.

        Mas com certeza pretendo comprar outro, estou esperando sair por aqui pra ver os preços.

        • Gaba
          1912c

          Entendi…

          Eu estava na esperança de ver um Lumia 710 barato por aqui… mas já estou até me conformando com o custo Brasil. Provavelmente vai vir acima dos 1300…

  • Na questão do Nokia Drive achei bastando estranho, pq nos outros dispositivos dela ( nokia maps) sempre dá pra usar no Modo Offline e vc pode baixar a sua região no Nokia Suite.
    Eu acho o Nokia Maps muito melhor que GPS do android, mas faltou um pouco de coinciência-nokia para os usuários WPmango.

    • Então, pessoas de fora da mídia que usaram o Nokia Dirigir enfrentaram a mesma situação que eu. O app não inicia se não tiver conexão.

  • walmyrcarvalho

    Excelente review, esse vai ser meu próximo smartphone. Cansei de celular com specs de computador, quero um smartphone mais simples, que realmente faça a função de um telefone celular.

    Dos pontos negativos, a única coisa que me desanimou foi a questão dos aplicativos, pretendo tentar criar alguns aplicativos segundo melho o estilo Metro (atualmente trabalho com desenvolvimento pra Android), dei uma olhada no Marketplace do WP7 e a situação é horrível (gente fazendo app igual de iOS/Android, triste).

    Review muito bom. Sincero, detalhado e com boas fotos, gostei muito. :)

  • Gil
    11c

    Entendi errado, Nokia Driver só funciona online? Falta de câmera frontal tbm é complicado, tela pequena comparando as de hoje, para os padrões atuais, no minimo uma de 4 polegadas.
    São fatos que me desanima para uma provável compra, de resto, concordo com o comentário do Claudio H.

    • @oroshy
      433c

      Mapas são off-line, só precisa estar conectado para traçar a rota. Depois que traça a rota a primeira vez, vai que vai!
      Menos de 1 sec ele traça a rota, e não necessita mais de conexão!

  • Marcio
    33c

    E existe no Marketplace algum aplicativo de GPS com navegação offline? Me interessei muito por esse celular, mas o recurso de navegação offline é essencial para mim.

    • @oroshy
      433c

      Se você tiver um Nokia, vc terá o Nokia Drive que é um GPS turn by turn Off-line, de resto não conheço outro.

    • Valerio Ferreira

      Tem esse que não testei ainda, talvez seja offline.

      http://www.windowsphone.com/pt-br/apps/9667d798-768b-e011-986b-78e7d1fa76f8

  • Eu quero esse Nokia!!

  • Interessante! :) Simpatizo bastante com o WP. Minha única preocupação com esse modelo de corpo da Nokia (tanto do Lumia 800 quanto do N9) é o acabamento. Peguei um para brincar um pouco e alguns detalhes não estavam muito bem acabados, como a entrada de headphone. Mas pode ter sido apenas o modelo que estava na loja aquele dia, não sei.

    Belas fotos, Thas. :)

    • Correção: vi uma foto macro da entrada de áudio – valeu, Thassius! – e de fato, o problema era do aparelho que testei. :)

  • Vontade de comprar um na DX por milão

  • Guilherme

    Thássius, uma pergunta: o Bing Scout (acho que é isso mesmo), que trás as informações de lugares pra comer, cinemas, etc, funciona no Brasil ou a microsoft ainda não implementou isso?

    E agora sobre os apps da Nokia: o Mix Radio funciona? Ou ao menos está presente no Lumia BR?

    Bom review, de toda forma, esperando ansiosamente pra pegar meu 710!

    • @Cobalto
      480c

      Por enquanto o bing é apenas busca e “visual” (a busca por imagem tal qual Google Goggles).
      Nem bing Scout, nem Music :(

      • Luandersonn
        1393c

        Nenhum dos dois funciona no Brasil? Digo, no Windows Phone? Sério?

  • @Cobalto
    480c

    Na boa, achei incrível vocês não terem posto “falta de LTE” como ponto negativo pra aumentar a lista.

    E colocar “derradeiro” para o teste de um app que se comporta mal no sistema deixa a idéia de que esse teste foi feito nos outros sistemas também, né? Foi? Ou foi só porque o jogo não roda bem lá?

    Also: “Nokia Dirigir”. DEUS! NOKIA! POR QUE? D:
    Also2: Não ter câmera frontal hoje em dia sim é um mole muito feio. Não a falta de NFC.

    A falta do Skype até hoje no sistema, isso sim é uma vergonha.
    Aguardando o Apollo e o Skype nativo (e se desu quiser, integração com o gtalk)

    • marcoscs
      929c

      a MS já prometeu Skype para WP, a demora, segundo eles, é porque o skype não seria somente mais um aplicativo, seria bastante integrado ao sistema.
      Veremos…

      • @cobalto
        480c

        Eu sei, tô aqui esperando (sendo periódicamente sacaneado por um dono de iPhone 3G, não 3GS, pela falta desse app).

    • A Anatel ainda não aprovou o LTE no país. Por enquanto de nada adianta ter um celular com essa tecnologia, então eu deixei de fora. Se no lançamento do Lumia 800 aqui o LTE estiver firme, talvez eu revise a análise e adicione essa informação.

      Quanto ao jogo, comparei o desempenho do Lumia 800 rodando Windows Phone com o Xperia Ray rodando Android 2.3 — conforme digo no artigo.

      • @Cobalto
        480c

        Foi mal, no final do parágrafo tinha um [!] que eu esqueci de colocar.

  • Não vejo a hora de chegar ao mercado brasileiro pra comprar #ansioso!!!

  • paludo

    Que legal aquele porta caneta atras do smartphone na foto!!!! Você comprou onde, ou fez ele mesmo em casa? Queria saber pois achei muito legal!!

    • Foi presente do meu amigo @micaelsilva.

  • marcoscs
    929c

    só lembrando que o Omnia tem câmera frontal.
    Tirando a tela curva do Nokia e a câmera frontal, no mais ele é idêntico ao Omnia.
    Agora resta ver o preço…

  • Estou pensando seriamente em quando trocar de celular pegar um Windows Phone. Mas tenho quase 99% de certeza que se eu pegar vai ser um Nokia Lumia.
    Mas ainda vou esperar um tempo.

  • O preço também é bonito?

  • Alexandre
    251c

    Otimo review. Fico muito tentado em ter um wp7,5 no entanto seu review me alertou para algumas coisas que nao ia me agradar. O lance do email, que por mais eu tivesse detestado o modo como o gmail agrupa as conversas, hoje ja acostumado nao gostaria do esquema “RE:” do outollok. Outro ponto que me brocha eh como o ecossistema da MS funciona, nao me agradou ter uma itunes piorada (foi oq me pareceu). O lance da falta de compartilhamento do video, me acendeu uma luz vermelha, no android tudo se compartilha com tudo… E por fim, os updates de OS e apps, e transferencias de coisas pro PC: me pareceu muito mala.

    Tenho um Nexus S, ou seja, android purao. Pela interface, o windows me chama a atencao, mas pelos detalhes de uso de sistema, brochei legal…

    Mais uma vez, otimo review!

    • @Cobalto
      480c

      O Zune Software não pode ser comparado com o iTunes.
      O Zune Software é um dos melhores players para Windows no estilo Player Biblioteca.
      Leve, rápido, bonito.

      Quanto a atualizações, realmente, receber todas as atualizações lançadas apenas plugando ele no PC (assim como o iPhone faz e ninguém reclama) é muito ruim. Bom é no Android, que você morre com a versão que veio no seu aparelho, sem precisar se preocupar.

      No quesito “liberdade” para transferir dados entre dispositivos, realmente, o android trabalha como pendrive, não dá pra ser mais ~completo~ que isso, mas ter uma biblioteca de imagens/videos/musicas sempre sincronizada é bem legal.

    • Vinícius
      1601c

      O iTunes que nem de longe se compara ao Zune Software
      É simplesmente perfeito.
      Interface limpa e minimalista, leve, rápido..
      Para vídeos, os controles não interferem quase nada quando aparecem!!
      Tem o modo mini do Windows 7, que se integra com a interface do sistema, organiza as músicas de forma maravilhosa, gravar cds por ele é extremamente fácil!!
      Configurações simples, funciona como Extender para o Xbox 360.

      Contras: poderia ter maior suporte para alguns formatos de vídeo, e suporte à legendas!!
      Fora isso, nada a reclamar, e se tornou meu principal reprodutor de midia, mesmo sem um WP!!

      Se tiver um pc com Windows 7, recomendo o uso, não vai se arrepender . Se não me engano, não funciona no windows xp

  • joex

    •Windows Phone tem muitos apps de qualidade questionável

    Imagina no Android.

    Não tinha outra coisa para testar o foco da camera? (Google fan boy fazendo o teste do smartphone com WP 7 não dá certo)

    • Sério que você vai reclamar do teste de câmera? Então não custa avisar: o boneco do Android não é meu. ;)

      • Guilherme
        149c

        A qualidade ficou mais ou menos por causa do boneco ali atrapalhando! :-P

      • Angelo Vianna

        hahahha, boa!

  • vegetando
    1c

    Gostei bastante do review (texto, colocações, …), assim como foi feito no do N9.

    Acho que a ausência da câmera frontal é uma grande perda para o aparelho, principalmente considerando a possibilidade de se fazer vídeo chamadas com o Skype. Apesar de achar que mais recursos são sempre bem vindos, NFC e LTE não foram grandes perdas para o que se tem hoje por aqui…

  • Não sei como funciona no Android mas no iOS vc também não pode escolher a fonte para escrever o email. Mas as mensagens recebidas vêm com a fonte original.
    Gostei do review mas não acho o aparelho interessante pelo tamanho da tela, o design (acho que sou o único que acha feio), e a falta de câmera frontal que vai fazer bastante falta quando lançarem o Skype.
    Agora só troco meu HTC quando lançarem um dual core com tela HD. :-)

    • @Cobalto
      480c

      Mas no iPhone você não pode escolher a fonte de forma ~MÁGICA~, no Windows você não pode escolher a fonte de forma ~feia, chata e boba~

  • O grande BOOOOOMMMMMMM da Nokia no Brasil e no mundo vai ser o Lumia 900 com o Skype.
    Lumia 800 é um belo aparelho. Eu ainda fico com o HTC Ultimate
    NFC hoje em dia praaaaaaaa?
    Market Place do Windows Phone está em ritmo acelerado. Os devs já viram que pra migrar o app do iOS pro Windows Phone é rapidinho.
    Devs que tem contas para pagar logo vão focar nessas duas plataformas. Afinal agoraaaa que a google vai tentar arrumar a zorra no andróid. Só não esqueçe de pagar os 70% pra Microsoft né? Olha o processo
    Resumo Windows Phone usou gamou, é outra coisa é lindo.
    Cartão SD do meu Windows Phone é pra rodar OS eu tiro a foto mando pro Skydrive e adios toda semana eu limpo.
    Quando o sistema evoluir a ponto de precisar de tela full hd etc etc calma ele vai ter. Pessoal não reclamou do vista? Pois está ai uma resposta da Microsoft.
    Eu estou com um iphone 3 aqui rododando iOS 5.01 roda legal não empaca. Não foi isso que todo mundo reclamou AAAAA SE FOSSE WINDOWS TINHA QUE TROCAR O APARELHO. :)
    Vcs pediram a Microsoft atendeu e foi além brilhantemente. Que venha o Windows 8 estou adorando usar no meu Toshiba 2005 da boot mais rápido que um mac book pro último modelo :)

  • Review interessante, apresentou de uma perspectiva bem pessoal, alguns pontos:

    1) Email : Realmente ponto fraco, se você recebe MUITAS respostas para a mesma mensagem, fica uma zona.

    2) Youtube: Não sei porque mas não é bem integrado, vide que você tem que baixar um aplicativo da MS para tentar ver videos do youtube e nem é tão bacana.

    3) Velocidade do touch: Duas coisas, primeiro é que o fruit ninja não pode ser usado como parametro, pois ele está com os fps travados (falta atualizar para mango) , segundo o gorila glass que pode interferir em algo (especulação).

    Unico ponto que achei totalmente sem noção foi:

    “Dava mais ou menos 24 horas sem recarga, às vezes menos para dias de uso intenso da navegação no aparelho.” – Pergunta, existe algum smartphone que aguenta 24horas, mais ou menos com uso intenso ?

  • @xrenan
    285c

    Interessante o aparelho! Vamos ver o preço…
    Alguém sabe se já tem JVM nele?

    • Scott
      516c

      “Alguém sabe se já tem JVM nele?”

      Como qualquer aparelho decente: não.

  • PSYDUCK

    Amei o celular mas devo dizer, o Thássius é bonito pra caramba! Cara, que mão linda!

  • alberto
    1c

    Você pode baixar sem fios aplicativos directamente da pagina da internet do marketplace. Como no android

  • Marcelo
    684c

    NUNCA trocaria um iOs por windows phone…

    • Dan

      blá blá blá = “tenho medo de mudar”
      Tem que ver isso ae hem marcelo! NUNCA diga nunca.
      ;D

  • Foi-se o tempo que os mapas podiam ser usados em modos off-line.

    Ainda assim, o aparelho parece ótimo. Vamos ver se o WP melhore algumas coisas, como a disponibilização de bons aplicativos.

  • Li em outros sites que os WP da Nokia não têm a função internet sharing. Você confirma isso, Thássius?

    • Eu não encontrei a função no Lumia 800.

  • Paulo Oliveira

    Falam muito sobre a tal falta de aplicativos na Marketplace da MS. Só por curiosidade, quais aplicativos que vcs usam que ainda não tem por lá?

    • Sua pergunta é interessante. Para mim não faltou nada do essencial (redes sociais, navegador, câmera). Mas por vezes fica faltando a descoberta daquele app bacana que coloca efeitos em vídeos ou então jogos conhecidos que ainda não foram portados para o Windows Phone. O Mobilon, fundador do Tecnoblog, diz que não pode migrar para o WP porque não tem Google Analytics, app fundamental para ele.

    • Boa pergunta, pretendo dar uma chance para o Windows Phone no futuro, nem que seja como segundo aparelho.

      Eu atualmente uso bastante aplicativos de redes sociais e similares como:
      twitter
      facebook
      google+
      foursquare
      linkedin
      delicious
      getglue

      Comunicadores como:
      skype
      msn
      iMessage

      De foto como o camera+ e instagram

      video do youtube

      google maps

      dropbox

      Acompanho jogos no app do UOL para iPhone sem pesar o aparelho com ajax e flash desnecessários no navegador.

      Música no spotify

      Air video para assistir seriados e filmes no aparelho quando estou na cama

      App do iCarros, Mercado Livre e Buscape para algumas pesquisas que faço de produtos

      E claro, jogos, muitos deles, como FIFA 2012, NFS e cia, tenho mais de 100 jogos no iPhone.

      Alguém com windows phone poderia me confirmar se encontrarei todos os apps acima descritos?

      Isso já ajuda a analisar a limitação do sistema.

      • Claro, como podem ver estou bem preso ao sistema, esse é outro problema ao pensar em mudar de sistema, comprar mais de 100 apps novamente.

        As desenvolvedoras deveriam pensar em formas de migrar plataformas.

        • Yangm
          1c

          E como eles iriam lucrar duas vezes?

      • Como sempre, review esclarecedor. Aproveitando o comentário do Fante, peço que alguém da MS complete as questões abaixo tbm para saber se troco meu GalaxyS pelo Lumia800:

        1. Sou usuário full do Outlook2010, terei um espelho completo no WP7? Calendário, Notas, Tarefas e suas Categorias, Emails e Contato?
        2. Ou terei que contratar o Office365?
        3. O aparelho funciona como roteador para conectar meu Lap via wifi e usar o 3G?
        4. Vou poder ler a Folha e a Gazeta do Povo?
        5. Vou poder movimentar minhas contas no Bradesco e Itaú?
        6. Vou poder levar meu Dropbox?
        7. Posso usar o WhatsApp?
        8. Facebook, Twitter e Foursquare?

        Se todas as respostas forem SIM, no meu aniversário em Março (se já tiver lançado no Brasil) eu compro!

        • Algumas respostas eu sei:

          3. Não funciona como roteador.
          4. Que eu saiba não tem apps disponívels. Mas o site mobile da Folha funciona.
          7. Não tem app oficial de Dropbox para Windows Phone.
          8. Tem app de Facebook, Twitter e FourSquare.

        • R1 – Não sei dizer sobre o Outlook, mas o wp sincroniza com o calendário do Windows Live e do Google Calendar facilmente;
          R2 – Não, vem com um office que pode criar e editar word, excel, power point, onenote, pode salvar no HD ou no Skydrive;
          R3 – Sim funciona como roteador, porem verifique antes, tem fabricantes que não liberam essa função. A Nokia libera;
          R4 – Não roda Flash, porem abre qualquer site em modo desktop ou mobile perfeitamente;
          R5 – Eu uso o App do Banco do brasil, eu sei que o Bradesco tem App tambem, Itau não sei…;
          R6 – Nunca usei o Dropbox mas tem app pra ele, uso o Skydrive que é integrado com o wp;
          R7 – Tem o WhatsApp normal;
          R8 – Tem app para o Facebook, Twitter e Foursquare… porem o sistema inteiro do wp eh integrado ao Facebook, Twitter ….

          Qualquer duvida pergunte em @Gabriel_Araujo

          Tenho um Omnia 7…

        • tem whatsapp sim e funciona direitinho!! O htc ultimate , que do meu ponto de vista é mil vezes melhor que o nokia lumia 800 , tem compartilhamento de internet e funciona igual um roteador!! o htc ultimate também tem camera frontal e tela de 4,7 polegadas que não é grande de mais, é maravilhosaaa! camera traseira de 8 megapixels e frontal de 1,3 megapixels. COM CERTEZA HTC ULTIMATE A NOKIA LUMIA 800!!!!

      • Rafael
        1977c

        É óbvio que a grande maioria dos apps que você citou já existem. ¬¬

  • joão

    o problema é que as pessoas querem comparar ele com os top de linha sendo que ele é intermediário

  • Paulo
    138c

    Gostei bastante do review.
    Não devo comprar esse aparelho.

    Hoje tenho um Nokia N8, e simplesmente adoro ele só pelo fato da camera fantastica que tem nele e do flash melhor ainda. Não vi nenhum outro aparelho que me dessa as imagens que consigo com meu n8.

    Apesar de ainda rodar o futuro-extinto symbian, venho recebendo atualizaçoes dele até hoje. “Oficialmente” ainda está no Symbian Anna, mas o Bella e o Carla já estão prestes a serem liberados. O que me faz repensar a troca dele, por hora, pois a Nokia não abandonou completamente o seu SO antigo.

    Vi o N9 e não achei nada nele que me fizesse mudar do N8 pra ele. O Custo beneficio do n9 não vale a pena pra mim, por enquanto.

    Mas trabalho com programação .Net com C# e IDE Microsoft. E o tanto de boletins que vejo sobre incentivos para se formar desenvolvedores Windows Phone é incrivel. Muito mesmo.
    E nisso a microsoft ta fazendo direitinho. Incentivando novos devs, faz com que a sua Marketplace atual só melhore a cada dia.
    A Microsoft tirou da Apple o dominio do mercado de SOs a anos e anos atrás, e acredito que tem tudo pra ultrapassar em um primeiro momento o Android e logo depois o iOS.

    Apple Maniacos e Team Androids podem ter preconceito demais para adotar o Windows Phone, mas acredito que tem de tudo pra ser um excelente SO.

    E como disseram, o aparelho sobre review é um “aparelho intermediario”. O que não se pode gerar comparações com outros Top de linha de outros fabricantes.

    Partindo do princio que é aparelho intermediario, está de bom tamanho.

    Vou aguardar novos modelos, e por enquanto me manter com meu N8.

  • O melhor review que li sobre o smartphone. Ele é ótimo e acredito que trará a Nokia com mais força para o mercado de smartphones dominado pela Apple e Samsung

  • Marcos

    Bom dia, gostaria de saber em qual RM foi testado o aparelho.
    Obrigado

  • Shehata

    É o N9 recauchutado. Eu tenho N9 e é meu último Nokia. Adeus Nokia, tecnologia decadente.

  • Shehata

    Esqueci de dar os meus parabéns para o autor do REVIEW e como ele bem colocou quando falou sobre o precessadpor do novo aparelho da Nokia que vem do seu antecessor N9 é uma tecnologia jurássica.

  • Comprei um Omnia W atualmente e não me arrependi de nada! Tanto software quanto hardware desses aparelhos com Windows Phone são impecáveis! A Microsoft acertou em padronizar os requisitos. O grande destaque do meu Omnia W é a tela de Super AMOLED dele, olha… é só vendo para ver a belezura da tela. O WP ainda está crescendo, e é um SO bem maduro por ser novo, tive um Android antes dele, fui mexer um pouco no Android, foi muito esquisito, a simplicidade do Windows Phone é incrível!

    Os únicos problemas que tive agora com o WP é que ao ouvir músicas, as vezes não sai som, tendo que reiniciar o dispositivo. Outra coisa que não gostei foi o fato de não poder expandir. Pelo menos o Lumia é 16gb ou Omnia W são míseros 8GB.

    Outra coisa é a falta de aplicativos chamativos para ele, eu como programador já comecei a estudar a plataforma e é uma questão de tempo pra pegar, pois é bem fácil.

    Minha conclusão, vale muito a pena! Eu não me arrependo!

    Até!

    • Alguém aí sabe me dizer se a nokia tem algum plano de liberar a função de hotspot wifi, o livro em algum lugar que eles iam fazer uma atualização agora pra isso.
      Digamos que esses é o meu único entrave de comprar um Lumiar.

      • Prometeram liberar o hotspot numa próxima atualização de software do Lumia 710 e Lumia 800.

  • Marcel F
    16c

    Gostei muito do Lumia 800. Não dá nem pra comparar com o N8 pois o N8 tem um app social abaixo da crítica. A loja da MS é nova mas com muito mais potencial que a loja Nokia. O N8 também vem de uma série de bugs de hardware e do próprio Symbian. Torço muito para os Lumia darem certo. Há problemas, como a falta de câmera frontal, mas o WP7 é visivelmente uma renovação para a Nokia.

  • Fernando

    Thássius qual voce compraria Nokia Lumia 800 ou Iphone 4 ? Algum outro na faixa de preço de 1700,00 ?

    Obrigado

    • São aparelhos com propostas diferentes. Prefiro não comentar. :B

      • Marcel F
        16c

        Que propostas? Pode falar mais sobre isso aqui ou em outro tópico? Eu pessoalmente tenho essas dúvidas, pois minha análise é meramente técnica.

  • Lucas C.

    Thássius,
    Primeiramente, parabens pela sua analise, muito bem feita !
    Em seguida queria pedir sua ajuda, estou em duvida entre dois celulares, um é o Nokia lumia 800 e o outro é o Motorola Atrix.
    Os dois com meu plano vivo tem a mesma faixa de preço, saem perto de 700 reais…
    Qual você me indicaria ? Sabendo que vou usar muito pouco os tais Docks do Atrix..
    Muito obrigado

  • Thiago Serra

    Para quem teve o prazer de testar o Android 4.0 e o iOS 5 o windows phone ainda tem muito chão, fiquei decepcionado com o SoC escolhido assim como a resolução baixa da tela para os padrões atuais. Creio que isso foi necessário para manter a fluidez do SO num SoC tão antigo, Android está em outro nivel quanto a recursos e poder de hardware, logico que para muitos usuários o Android não tem boa fama afinal existe toda uma gama de hardwares de terceira rodando ele o que faz com que muita gente tenha problemas com o SO da Google.

    Agora utilizando Android num celular de ponta só tenho elogios, não vou dizer que o WP não tem futuro pois tanto a Nokia quanto a Microsoft são muito competentes, mas no estagio atual de desenvolvimento dos 3 principais SO do mercado dizer que o WP sequer compete com iOS e Android é muito fanatismo.

    Deem tempo a WP hoje em dia pelo preço cobrado.. Estou feliz com o Galaxy Nexus de 1.300,00 do ML..

    • Sou usuario de Android e Iphone, hoje utilizo Windows Phone para testes e vejo o sistema com muito futuro, na questão fluidez e travamento, o Windows Phone de longe funciona melhor que seus rivais, o unico problema real é os aplicativos que ainda são poucos, mas isso com o tempo vai mudar.

  • jean

    valeu por avisar, não compro windows phone ^^

  • Ismara

    Comprei um Lumia 800 é nao tenho a mínima idéia de como colocar musica no toque dele… já vi um cara ensinando mais não deu certo. Se poder me ajudar eu agradeço

    • João

      estou com o mesmo problema não sei colocar musicas no toque e nem informações temos , qualquer coisa me avise obrigado

    • Tatiane

      Então…. não dá prá colocar qualquer música como toque…. somente as que são classificadas com Ring tones e tem menos de 30 segundos…. ou seja, vc tem que baixar o aplicativo de ring tones da “loja” e aí sim baixar o toque para salvar no aparelho.
      O aparelho faz até café, mas coisas simples, como compartilhar sua música favorita com o amigo ao lado por bluetooth, ele não sabe fazer!

      • Lipe

        o lumia 800 compartilha por bluetooth sim o.O

  • Auritone

    Olhando as fotos dos aparelho vemos a diferença de qualidade de construção do nokia e do apple em relação ao LG, LG so vende por causa do android, a qualidade é muito inferior a nokia, sempre tive aparelhos nokia e com certeza comprarei o lumia 800, prezo qualidade acima de tudo.

  • Muito boa sua analise. Parabéns!
    Pow cara! Seria muito pedir pra vc fazer uma analise do Nokia C7?
    Eu tenho um mas as vezes tenho a impressão de que não sei muita coisa sobre ele.

  • Benemendes

    Foram duas fases ao pegar o meu Lumia 800:
    1ª – Encantamento:
    Realmente esse aparelho impressiona pelo design moderno e elegante, pelos efeitos, qualidade de imagem e som, e pela câmera inquestionável. Enfim, todas as qualidades explanadas na análise do site.
    2ª – Desapontamento:
    - Bluetooth NÃO funciona para transferência de arquivos de midia: músicas e fotos !! (Porrrr…o telefone só falta varrer a casa e lavar louça e não tem a porcaria do bluetooth!) – GÊNIOS!!
    Segundo a Nokia, essa é uma funcionalidade ultrapassada nos países de 1º mundo, onde todos usam a internet para compartilhamento de arquivos de midia! A questão é, vivemos em um país ainda em desenvolvimento, onde nem todos tem acesso a internet boa e com preço acessível…portanto o bluetooth ainda é muito utilizado por aqui!
    - Volume do viva-voz é muito baixo!
    - Qualidade do fone de ouvido é rium para falar ao celular (a pessoa do outro lado não consegue te ouvir direito!)
    - Encaixe do fone de ouvido é gigante!! o cara que desenhou deve ter uma orelha do tamanho da sua falta de noção!!
    - Alguns menus não giram ao virar a tela! GÊNIOS 2!!
    - GPS não funciona off-line! Se quiser usar, tenha um ótimo plano de pacote de dados!
    - Algumas telas não são práticas e requerem paciência para utilização. Exemplo: a configuração de rede é um vai e volta interminável e desnecessário até a finalização da operação.
    - O teclado não tem tecla “tab” ou setas de avançar/voltar no texto, somente o “backspace”…ou seja, se vc errar tem que apagar a palavra e recomeçar! GÊNIOS 3!!
    - O toque do celular, é somente escolhidos dentro das opções de toques oferecidos pelo aparelho, não dá pra escolher sua música favorita para o toque (ao menos eu não achei opção pra isso…se alguém souber como, fala aí pra geral!)
    - Comando de voz não está disponível para configuração de idioma em português!…bora fazer o povo tupiniquim aprender a falar “INGRÊIS” pra usar as funcionalidades do aparelho!
    - Durante a reprodução das músicas, não é possível avançar/retroceder na música…só pode voltar ou avançar para a próxima.
    - Não é possível excluir músicas direto pelo menu de músicas…pra isso, você tem que entrar no “Zune” (que é um aplicativo do celular!)…ao menos não precisa acessar a internet pra esse fim!!
    Por enquanto foi o que identifiquei!

    • IcaroBrendel

      Sinceramente você com essa sua consciência de pais de 3º mundo não é e nunca sera o publico alvo deste tipo de aparelho, se você se informasse antes de adquirir o aparelho não estaria aqui postando essas reclamações no minimo sem sentido e logica. Reclamar de medidas de fone de ouvido, comando de voz em inglês, falta de transferência de dados por Bluetooth (se você tivesse um conhecimento minimo da tecnologia Bluetooth iria saber o quão perigoso é o seu uso.)

      Então antes de qualquer aquisição procure dados e especificações sobre o produto, para depois não sair falando mal de algo que não foi feito para o publico em que você se encaixa.

    • Rubens

      Colega, para avançar na música basta pressionar e segurar o “avançar” o botão e não apenas tocá-lo.

      Vc verá q o diversas funções no Windows Phone funcionam assim, inclusive deletar a musica. Sim amigo é possível deletar a musica direto pelo menu. experimento tocar e segurar o dedo em cima da musica desejada que vc descobrirá que se abre um menu com algumas opções interessantes, inclusive uma chamada EXCLUIR.

      Cara com todo o respeito, leia o manual online da nokia, aprenda usar o sistema antes de fazer tantas críticas absurdas.

  • Raimundo Rodrigues

    O lumia 800 tem a função de modem como o iphone4?? conectar até 04 notebooks a internet!!!

  • Rafael Rosa

    Bom galera, andei lendo algumas coisas, e pra variar muita gente falando besteira. Não sou expert, mas ao menos tenho um pouco de sensatez antes de sair correndo procurando um blog pra ser o primeiro ou segundo a comentar, tanto positiva quanto negativamente.

    Não sou usuário de um Nokia Lumia, mas adquiri um Samsung Omnia W há cerca de 2 meses. Ao meu ver, na época, um celular com hardware mais do que necessário para as necessidades do WP, e com preço muito acessível.

    Pra falar um pouco mais digo, já tive um iPhone 2g (da época em que ainda não vendiam no Brasil, e foi importado; durou 4 anos o aparelho, e como todos, não tem duração eterna e nem é impossível de ter defeitos ou problemas, ao contrário do que alguns pensam).

    Vamos lá, na época, e se duvidar até os dias de hoje, você adquirindo um iPhone de fábrica, era um lixo. O celular por aqui era e é um absurdo de caro, não tinha Bluetooth também, não tinha tantos milhares de aplicativos como se têm hoje, a câmera era um lixo (só ficava razoavel a foto no próprio celular), não possuia flash pra câmera, não tinha slot para cartão SD, dentre outras limitações..

    Bom, quase todas as limitações eram contornadas, de uma forma ou de outra, e hoje em dia o celular continua sendo vendido a um preço absurdo, e com algumas limitações que até hoje não tiveram capacidade ou simplesmente faltou a necessidade de solucionar.

    Para o hardware do Lumia, ou até mesmo do Samsung Omnia W (que são MUITO similares, se não fosse por conta da câmera), embora seja single core, consegue rodar o sistema, todos os aplicativos e todos os jogos com fluidez excelente.

    Bateria deixa a desejar? Sim, comparado a um iPhone (o qual tem um SO muito bom, e que possui apenas 1 modelo de aparelho, digo hardware, para se usar de base, e conseguir deixar tudo perfeito, inclusive a duração da bateria, e performance dignos. Quem usa Linux vai entender um pouco do que estou falando).

    Comparar o desempenho da responsibilidade da tela em relação a um jogo? O Fruit Ninja da MarketPlace tem uma limitação de FPS, o qual dá esta sensação de jogo lagado, ou tela irresponsiva; pois bem, existe a versão sem esta limitação e o jogo roda igual no iOS.

    Um dos problemas deste e muitos outros aplicativos, é que a disponibilidade e vontade de investir, por parte das fabricantes de apps e games ainda é muito restrita, já que o SO é tão recente, e está gatinhando. Acredito que daqui, ninguém quase conhecia o SO a cerca de 6 meses atrás. Outros SO como Windows Mobile (antigo) por exemplo não deram certo, e por isso o receio.

    Assim como no iOS ou Android, cada usuário há de ir “modificando” o aparelho pra deixar como quiser, e com todas as funcionalidades que desejar, e como prévia, SIM, é possível fazer o Thetering, e SIM, é possível usar o Bluetooth para transferência de arquivos, e SIM, é possível utilizar GPS offline.

    “Benemendes” sinto dizer, mas para alguém que tem o celular em mãos, reclamar assim de tantas coisas, você nunca pegou um iPhone no início.. aliás, poderia pesquisar mais sobre o aparelho que tem em mãos antes de cair em decepção..

    Ao meu ver, o grande problema com o WP ainda é a MarketPlace. Não que seja ruim demais, porém pra quem vem de um iOS ou Android, vai se sentir mal com tantos aplicativos que usava, e que muitas vezes se encontrava disponível em ambos os sistemas, ainda não existir no WP.
    Pois bem, felizmente sinto que isto está sendo contornado, e vejo que de 2 meses para cá, o número de apps principalmente, e BONS, digo, realmente importantes, vem aumentando consideravelmente. Acho que ao se estabilizar mais o SO, com a divulgação do sistema, e lançamento de aparelhos atraentes e potentes, a tendência é melhorar, e grandes empresas começarem a fazer o cross-platform tanto dos apps como dos games bons, confiáveis e úteis.

    Abraço!

    • Rafael, agradeço pelo seu comentário. Você poderia indicar como faz thetering no Lumia 800?

    • Alexandre

      Rafael,

      Tenho um Lumia 800 e queria te corrigir em algumas coisas.

      O thetering ainda não esta disponvel para o Lumia, o WP 7.5 tem essa funcionalidade, mas o Lumia 800 ainda não, a Nokia prometeu mas ainda não cumpriu.

      Transferencia de arquivos via BlueTooth também não é possivel, existem apps que permitem troca de arquivos, mas os dois telefone tem de ser WP7.5 e rodarem o mesmo app.

      Na minha opinião o thetering faz falta mesmo, mas a transferencia via bluetooth não uso pra nada.

      Abraços.

      • João Luiz

        Eu usei só pra transportar meus contatos do N8-00 para o meu Lumia 800.

        • Daniel

          Meu jovem! Eu tentei sincronizar o meu Lumia com o meu N8 , mas sempre da incompatível! Saberia me dizer o motivo??

  • Molhei meu Galaxy s2 e me e o aparelho pifou! Tou aqui chorando e pensando em comprar outro. Qual? O mesmo? Já tive o Iphone 4 e não gostei. O galaxy é top… mas, fica uma vontade de experimentar outro… Será que vou ficar decepcionado com esse sistema operacional?

  • Quanto a velocidade a Nokia esta de parabens.. Porem, alguns pontos que ficam a desejar para um novo sistema operacional seria pelo menos o serviço básico de chamada em espera que não funciona para este aparelho. Outro ponto, seria a tradução dos aplicativos de redes sociais mais usados na lingua portuguesa ex: Facebook.

  • Victor

    Af a maioria de vocês aqui que falam que podre, não vou comprar deve ter um celular com rádio sem camera PLLMD

  • Franco

    Fala galera!!

    bom eu comprei um Lumia 800 ontem (12/05) e tenho N duvidas, algumas ja conseguir sanar na net, com a Nokia e ate aqui com vcs e em outros blogs…mas vamos as minhas duvidas, talvez idiotas, mas preciso tira-las!

    - o aparelho tem radio?
    - a questao de conexao como é? assim que liga eu ja recebo meus emails, no meu E71 eu precisava pedir pra me conectar, neste eu nao preciso fazer isso, mas como saber qdo ele esta ou nao conectado?
    - meus contatos foram salvos junto com os contatos do meu face, nada ruim, mas é assim mesmo, padrao?
    - eu consigo usar o aparelho como modem? Conecto ele no micro e uso sua conexao pra entrar na net?
    - existe algum lugar que me mostre qtos minutos eu ja falei, qtos MBs eu ja gastei…?

    bom, por enqto é isso, se vcs puderem me ajudar ficarei agradecido!
    valew!!!

  • Luciano

    Comprei um lumia 800 no início de abril e gostei muito do aparelho. O WinPhone me surpreendeu pela estabilidade e desempenho. A meu ver, a única desvantagem é a loja online, que realmente tem poucos aplicativos.
    A decepção ficou por conta da pane geral na última semana. O aparelho desligou e não ligou mais. Levei na assistência técnica e estou aguardando a solução. Mas é chato saber que irão desmontar seu aparelho novinho…acho que a Apple teria me dado um iPhone novo.

    PS: só para constar, eu conseguiu configurar o toque do aperelho com minhas músicas preferidas… É só usar o cérebro e gastar uns minutos no google.

    • Ândreith

      Luciano, ocorreu o mesmo com o meu Lumia 800 e com o de um outro rapaz ,que encontrei ontem na assistência, fiquei decepcionada com a situação.

  • Joacy

    Coitado!O OPTIMUS 3D dá um banho de agua fria nesse Lumia!Aparelhos bonitos e de responsa,so LG e SAMSUNG.Fico com a primeira opçao!

  • Luciano

    Acima eu falei que meu aparelho estava na assistência técnica. Peguei ele ontem, e está funcionando perfeitamente. Fui informado que trocaram o display… :-0.
    Estou me sentindo enganado, pois paguei por um aparelho novo e estou usando um “refurbished”. Depois não entendem porque são atropelados pela apple…

  • wendel

    kkkkkkkkkkkkkk se arrumam reclamam se nao arrumam reclamam……rsrssr tenho um iphone 3gs e vou dar ele pra minha mulher e vou um lumia 800 muito show esse celular…..apps fica falando coisa e tal mal instala um ang..birds no cell ou talking tom fala serio ……

  • Comprei o Lumia 800, concordo com todos,um aparelho robusto, uma cosntrução show de bola, não é um aparelho tão simples de usar, mais nada que uma boa lida sobre o mesmo não facilite seu dia a dia no uso, mais um ponto que não achei muito interessante, é que na grande maioria dos serviços disponibilizados pelo farbricante, é tudo on line, minha operadora de celular bota pra F…, ou seja todos os planos baratos no mercado, nem sempre conseguem atingir a necessidade mínima para dados do Lumia 800.
    Se vc se interessou por toda sofisticação oferecida pela nókia neste aparelho, trate de contrtatar um baita pacote de dados, ou esse aparelho vai ser apenas um brinqedinho sem muita utilidade, é aquele caso, o cara compra um celularem torno de R$ 1.600 reais, habilita num plano pré-pago, não faz ligação pq nunca tem crédito, só recebe feito pai de santo e os recursos fica só no MENU, na prática, não sabe nem como usar…

    Mas o aparelho é show de bola, antes de comprar veja custo benefício se atender suas necessidades.

  • Acho que esse smartphone é o mais perfeito já desenvolvido pela Nokia. Fantástico. O Windows Phone 7 fica atraente nele.

  • Misael
    10c

    Ao meu ponto de vista,o WP tem características que se adequam mais aos jovens,por isso acho que ele foi projetado para um público mais jovem e com a mente mais aberta para mudanças!!

  • Jean

    Comprei um Lumia 710 em abril e me surpreendi com o aparelho. Custo benefício fantástico.

  • johnny

    Por favor, alguém que souber a resposta me ajude, comprei um lumia 710 e não consigo passar as fotos que eu tiro nele para o computador nem a pau, ja tentei de tudo no zune e nao consigo colocar as fotos no pc. se alguém souber como se faz isso, por favor responda a esse post.

    Obg.

    • Johnny, as fotos ficam na pasta de imagens do Windows — supondo que você usa Windows. Caso não apareça lá, o mais provável é que alguma configuração esteja errada. Sugiro que você procure a assistência técnica.

  • gabriel benez

    queria saber por que o lumia 800 e o dobro do preço do lumia 710??

  • O Nokia Lumia 710 deixa a desejar na questão toque,e internet 3g.
    -A internet 3g, descarregar muito rápido(mas a wi-fi é de alta qualidade)
    -Toque, só por 30 segundo (lado bom que no Som tem qualidade tbm)
    e os Aplicativos são muitos grande(os menores aplicativos são de 1mb, nem todo mundo tem wi-fi para isso, infelizmente no Brasil usamos mais é a 3g)

  • Gustavo

    OI,eu sincronizei meu lumia 710 com uma conta de e-mail e quero trocar como eu faço?
    na verdade eu nao quero os meus contatos do celular misturados com os do msn.

  • Alex Oliveira

    Na verdade o bluetooth é desabilitado, assim como no iPhone, por causa das lojas de música dos sistemas. Pra evitar pirataria. No Android você faz o que quiser porque não existe esse recurso, o que pode mudar por causa da loja de música do Google também.

    Pessoal, o sistema é muito novo pra comparar com iOS e Android. A Microsoft acertou em algumas coisas que os outros sistemas não fazem, assim como deveria absorver algo da concorrência.
    Eu tive um Galaxy S e na época era o top de linha Android, um lixo. Travava constantemente. Cansei de tentar me equilibrar no metrô e tirar a tampa pra resetar o aparelho. Com Windows Phone (tenho um HTC Ultimate) só tirei a tampa pra colocar o chip da operadora.

    Então antes de falar que não tem, que não funciona, legal procurar saber antes de criticar.
    http://www.microsoft.com/windowsphone/pt-BR/howto/wp7/default.aspx

  • jeancarlosgon@yahoo.com.br

    ola eu não consigo visualizar meu diretorio no nokia lumia 800,tinha um n8 la estava meus arquivos,agora não sei como fazer criar pasta etc..
    Alguem pode me ajudar.

  • pcdo98@yahoo.com.br

    Olá galera;

    Estou pensando em comprar um lumia 800,mas com tantas informações,positivas e negativas, estou em dúvida,compro ou não compro? Podem me ajudar a tirar esta dúvida cruel?

  • Roberta

    Estou com o Lumia 800 há uns 2 meses e apanhei bastante no início, mas agora já consegui fazer muita coisa. Exclui por engano o hub do Eu na tela inicial e não consegui colocá-lo de volta. Já consultei alguns consultores da Nokia que estão em todas as lojas de telefone celular do shopping, mas nenhum sabe dizer como. Um deles disse que eu teria que resetar o aparelho pra voltar a configuração original. Alguém pode me ajudar?

  • livia

    preciso de sua ajuda, li os seus comentários sobre o lumia e decidi comprar um, por favor como faço para acrescentar meus contatos do telefone anterior para o meu lumia, pois so aparecem os do msn,cara, toda vez que vou sincronizar, ou passar via bluetooth não consigo, o que faço me socorre.

  • Rick Vasc

    Comprei um Lumia 800 Nokia em 12/5/2012
    Todas as chamadas em espera, vão pra Caixa Postal.
    Hoje é 11/7/2012, o aparelho já foi 3 vezes pra NOKIA, e permanece o mesmo problema.
    Chega, né !!

  • Guilherme

    oh my God

    Como utilizo ele um hd?

    nao consigo colocar arquivos nele… por exemplo queria utilizar o office dele mas nao consigo transferir arquivos pra ele… gostaria de visualiza-lo como um dispositivo, como um pen drive

    oh fuck

  • catia

    como eu faco pra coloca o chip nokia lumia 800

  • nilson

    amigo acabei de comprar um nokia lumia 800 gosatria de saber da primeira carga na bateria de quantas horas que eu tenho que ficar carregando ok obrigado

  • Carlos

    Para quem quer entender melhor o uso do bluetooth no Lumia 800.

    http://windowsphonebrasil.com.br/index.php/e-verdade-que-o-bluetooth-dos-windows-phone-nao-funciona/

    Abraço.

  • Fernando

    Bom dia, gostaria de saber se posso instalar aplicativos de PC no Lumia 800. Por exemplo, eu trabalho numa transportadora e uso um programa do windows instalado no notebook que através de uma porta USB, baixa um data log da viagem do caminhão. É possivel eu utilizar o Lumia 800 para realizar essa tarefa ?

  • Iono Santos

    Bom dia,

    É realmente um telefone espectacular com um software (ainda) de brincar.
    Muito rápido e com boa bateria, tem durado dois dias com algum uso de aplicações email e telefone.
    Boa camera e muito bom touch…
    sincronização nos dois sentidos muito eficaz.
    GPS rapidíssimo…
    Hardware top
    design inquestionável
    Software ainda a precisar de muitas horas e de ouvirem os utilizadores em vez de pensarem tudo saber…

    Depois de muito pesquisar para resolver 3 GRAVES problemas no Lumia 800, finalmente resolvi.

    1- Dificuldade em sincronizar conta Microsft Outlook
    Tal deve-se à falta de certificados que pode ser resolvido com a instalação dos mesmos no WP, por duas vias. No entanto não está ao alcance de todos. Optei por sincronizar indo pelas definições POP3.
    definições
    email+contas
    adicionar uma conta
    outra conta
    ao dar erro escolher:
    avançadas
    email da internet
    preencher os dados (Podemos vêr tudo isso nas definições da conta do Outlook)
    e Voilá…tudo funciona perfeito.
    Depois vou tentar importar os tais certificados e tentar pala aplicação destinada a contas Outlook.

    2-Dificuldade em importar contactos do meu antigo Nokia N958GB
    Directamente está mais que escrito e confirmado que não funciona, dando sempre erro.
    Solução:
    a-Ligar o NokiaN958GB via Nokia Suite:
    Opções sincronização
    Sincronizar do dispositivos, contactos
    b-Sincronizar
    Opçoes de sincronização
    contactos
    contactos do windows
    opções
    sincronizar contactos agora
    c-Abrir a pasta contactos no WINDOWS (PC), no user
    seleccionar todos
    exportar(Barra de cima lado direito)
    CSV (Valores separados por vírgulas)
    escolher localização
    assinalar todos os detalhes a guardar-no entanto se tiverem etiquetas alteradas(exemplo:Telemóvel Mãe), elas ficarão pelo caminho…:(
    d-Abrir Windows Live Mail no browser
    Atenção para estar na mesma lingua que os contactos gravados
    Contactos
    Importar CSV (Valores separados por vírgulas) da localização que escolheram
    e Voilá…tudo do melhor…agora falta perderem tempo a eliminar e juntar repetidos, etc. no Mail do browser depois tudo sincroniza e fica impecável

    3-Dificuldade em usar o NOKIA CONDUZIR offline
    com as actualizações a opção desligar ligação (no GPS) desapareceu…
    Fiz restauro do sistema e quando actualizou de novo para a versão 3.0.02978/0.2.46.103
    e agora JÁ aparece a opção desligar ligação e…
    Voilá tudo impec…
    Sendo que sinceramente é melhor em termos de rapidez de captação de sinal, mas 10 vezes inferior ao N958GB, porque lhe falta todas as opções e mais algumas presentes no N958GB: evitar portagens, ver kms em falta simultaneamente com tempo em falta, difinição de etapas, etc, etc tudo falta.

    No site oficial as respostas são antigas, ultrapassadas e nada resolvem…muita pena esta organização não ter amor à camisola e fazer um telefone sem concorrência possível…muita pena…

    Conclusão: Não consigo como se põe de lado anos de BOM trabalho e se começa do zero. Porque não mudar a programação, copiar e MELHORAR ainda se possível…

  • rafaela

    comprei o lumia 710, bateria deixa a desejar não fica 24 horas!!!! horrivel a bateria, quebrou minhas pernas, como assim 24horas de bateria!!?? wtf!!!!???sem falar que a configuração de sms deixa a desejar… pessimo investimento, ia trocar pelo lumia800,mas qdo vi a bateria tb não segura 24hrs uma porcaria²

  • pedro b

    “Para os mais enxeridos eu recomendo clicar com botão do meio do mouse (o scroll) para ver a foto no maior tamanho possível.”

    kkkkk, interessante, aprendi mais uma! nao sabia q isso abria o link em outra aba.

  • Ade

    Nas ultimas semanas tive a oportunidade de testar IOS,Android e WP e acabei comprando o Lumia 800 pela praticidade e pela rapidez com que flui tudo que vc faz. Parabens a Nokia que acertou em cheio. Podem comprar sem medo que é show este Smart.

  • ele tem camera na frente como o iphone?

    • drodrigues
      2c

      Nao… somente a versao 900

  • drodrigues
    2c

    Pessoal… todas as criticas e comparações feitas ao aparelho, tinha como media de preço R$ 1600, o que colocava em duvida o investimento nesse telefone, já que haviam outros “gigantes” por preços similares. Pois bem… hoje, outubro de 12, esse célular esta sendo vendido por ate 809 reais (sem plano).
    Pergunta: Hoje o celular é um bom custo/beneficio?
    O celular funciona como router para compartilhar internet? É possível usar minhas musicas MP3 como toque do telefone?
    Tenho duvida entre comprar esse Nokia ou o SII Lite.

    • drodrigues
      2c

      Esperava por um retorno para decidir sobre as opinioes, mas como ela não veio…… Pelo sim/pelo nao comprei o Lumia 800

  • Moises Santos
    1c

    O único chato dele é que não temos muita liberdade para compartilhar fotos, músicas, documentos e nem conseguimos abrir sua memória no pc sem o ZUNE.

  • intervalocafe
    1c

    Depois de 4 meses com o Lumia 800 só posso dizer: sai fora, compre qualquer celular, menos este.

    Vivo tendo problema com o meu, as funções param do nada, trava ligação, bateria não dura mais que 24h, bluetooth não funciona, atualização ainda não está disponível para todos.

    E o pior é que a nokia desconversa sobre as falhas, não responde e nem da solução.

    Minha pior compra.

    Vale um confere nos foruns do suporte da nokia sobre o lumia. É assustador.

  • Fabio Rodrigues
    1c

    Faço coro com Claudia, comprei no mesmo dia que ela essa porra de aparelho do caralho, achando ser um excelente substituto para o meu Nokia C6-00… ledo engando, apesar de ser rápido e bonito, essa merda não é NADA customizável, não posso alterar temas, fontes, planos de fundo, exceto o papel de parede da tela de bloqueio e as cores dos Tiles… o menu é fixo e não posso alterar o tipo de exibição, o ( o pior de tudo na minha opnião) MP3 Player não tem equalizador de balanço de graves agudos, e presets como Rock, Dance, Clássico, Pop… o Bluetooth não pareia com ninguém que não seja Nokia Lumia 800, só consigo enviar arquivos, mas não recebo NADA de outros aparelhos seja ele um Iphone 4 ou um Samsung star, ou mesmo um C6-00. o aparelho é mais viciado em carga do que usuário de drogas em crack, e tem uma vida útil de no máximo 12 horas longe da parede, mesmo com tudo configurado no mínimo, o SO é absolutamente truncado assim como os aplicativos do marketplace, que na sua maioria são pagos e desaparecem simplesmente após você realizar a atualização do WindowsPhone, que no meu caso agora é a versão 7.8 (a última) o alarme é péssimo e perde de longe para os celulares mais antigos como o Samsung Star, que possui soneca AUTOMÁTICA e programavel,( experimente não acordar e deixar de clicar em “REPETIR”, pra você ver se você não perde a hora…) além do maisvfocê depende do Zune pra adicionar seus arquivos, e ele não funciona como Disco removível…. Estou mandando meu velho Celular pro conserto que era MUITO FILHADAPUTAMENTE MELHOR do que isso que vocês fizeram e têm a CORAGEM de chamar de SMARTPHONE

  • Estou vendendo o meu

    • Qto?

  • Estou vendendo o meu

  • Esta página é muito elucidativa,parabéns !

  • Poxa exclui sem querer um aplicativo que veio nele. O do face que ficava fixado na tela. E não consigo recuperar, toda vez que vou fazer alguma coisa com esse aparelho apare um (i) não suporta que saco. Pior que tenho 2 desse aparelho e não consigo usar o blootufe dele pra nada. Oque devo fazer??? Aguardo um retorno por favor.

  • Os app que do Marketplace são de qualidade muito duvidosa…

  • Do*

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.