Tecnoblog
Razão Social National Aeronautics and Space Administration
Fundação 29 julho, 1958
Website Oficial www.nasa.gov

NASA

A Nacional Aeronautics and Space Administration (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço), NASA, foi fundada em 1958, nos Estados Unidos. Com uma história muito conhecida, sua criação ocorreu como parte do contexto da Guerra Fria.

Em 4 de outubro de 1957, a antiga União Soviética (atual Rússia) lançou o satélite Sputnik no espaço, feito inédito no mundo. E como resposta, em 29 de julho de 1958, os EUA substituíram a antiga NACA (comitê de aeronáutica) pela NASA, dando início à corrida espacial.

Entretanto, a primeira missão espacial do país aconteceu meses antes, em 31 de janeiro, com o lançamento do primeiro satélite americano ao espaço: o Explorer 1. E a primeira missão oficial da NASA veio apenas em outubro, com o Projeto Mercury, cujo objetivo era fazer uma exploração espacial tripulada — feito também estreado pela antiga URSS.

Em 1961, o então presidente americano John F. Kennedy prometeu aterrissar um homem na Lua e retorná-lo em segurança até o final da década. Com isso, os esforços foram acelerados e iniciaram-se duas missões: o Projeto Gemini, que serviu como pesquisa auxiliar, e o famoso Projeto Apollo, responsável por cumprir o objetivo.

Faltando poucos meses para o final dos anos 60, em 20 de julho de 1969, foi lançado o Apollo 11, tripulado por Neil Armostrong e Buzz Aldrin. O pouso ocorreu no dia seguinte e o evento foi transmitido ao vivo para 500 milhões de pessoas, a partir de então, a NASA ficou conhecida pelo seu primeiro feito inédito: levar o homem à Lua.

Seis anos depois, a corrida espacial chegou ao fim com uma missão conjunta de americanos e soviéticos, a Apollo-Soyuz, na qual uma espaçonave de cada país foi levada para acoplarem na órbita da Terra e trocarem presentes, flâmulas e sementes. Mas o final da corrida espacial não significou o fim dos avanços da NASA.

Depois disso, a NASA ainda lançou diversos outros programas, como o Voyager, que têm sondas no espaço desde 1977. O Columbia, primeira espaçonave espacial reutilizável do mundo. E também o Hubble, telescópio em órbita que já trouxe diversas descobertas para a astronomia.

Atualmente, um dos principais projetos da NASA é o Mars, que pretende levar o homem a Marte. Além disso, desde 1998, ela também coopera com agências de outras nações através da Estação Espacial Internacional, que conta com esforços da Rússia, China, Japão, Canadá e países da Europa.

Continue lendo »

Tudo sobre NASA