Nexus Q passa por desmonte; conheça as entranhas
Depois de colocar suas mãozinhas sobre o tablet Nexus 7, chegou a hora do pessoal do site iFixit dissecar o Nexus Q, set-top box mais conhecido como “aquele outro aparelho que o Google apresentou durante a Google I/O dia 27 de junho”.
A exemplo de seu irmão mais sensível (ao toque), o corpo do Nexus Q não ofereceu grande resistência para ser aberto. Sua parte de cima se desencaixou sem maiores dramas, oferecendo acesso ao especialista-fuçador a suas entranhas.
Depois de passar por uma placa onde se lia “risco de choque elétrico, não abra”, apareceram o sensor NFC e a antena WiFi e um sensor para economia de energia.
Apesar de ter configurações semelhantes aos atuais smartphones e tablets que estão à solta nas lojas, o Nexus Q tem hardware robusto, salpicado por grandes capacitores e outras peças que lembram de sua vocação para ficar parado em mesas ou armários. A placa de áudio e as portas de saída de áudio de vídeo têm placas dedicadas, enquando a placa-mãe se encarrega apenas de carregar o processador, unidade de armazenamento, controladores USB e de conexão.
De qualquer maneira, o desmonte revelou algumas particularidades do Nexus Q. Ao contrário da maioria esmagadora dos eletrônicos, o aparelho é montado nos EUA, além de usar componentes produzidos principalmente por companhias instaladas nos EUA, Europa e Japão.
Outro detalhe interessante é que o elegante chassi esférico do Nexus Q é responsável por 423 gramas dos 923 gramas que o aparelho exibe ao chegar à casa dos consumidores — 45,8% de seu peso total.