Essa semana o Ministério Público do Paraná decidiu entrar com uma ação contra a TIM baseado em um relatório da Anatel, que dizia que clientes do plano Infinity tinham as ligações derrubadas mais vezes. Como esperado a operadora negou que derruba ligações de tais clientes de propósito e disse ainda que o relatório tem falhas. A surpresa foi a Anatel concordar com a operadora ao dizer que o documento é preliminar, e ainda precisa ser analisado com mais afinco.

A resposta da TIM

Pouco depois de anunciada a ação, a operadora divulgou uma nota em seu perfil oficial no Twitter dizendo que não derrubava as ligações. A resposta foi a mesma que Mário Girasole, vice-presidente de assuntos regulatórios da TIM, deu ao Senador Eduardo Braga, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia. Em um encontro realizado ontem, o executivo da operadora disse que “a TIM nega veementemente qualquer hipótese de interromper as ligações. Isso não faz parte da gramática da empresa”.

Para Girasole, o relatório que aponta que a operadora derruba ligações de propósito tem falhas graves, como ignorar fatores externos à queda da ligação. Ele diz que a Anatel não considera, por exemplo, se a bateria de um celular acaba no meio de uma ligação.

Considerando que a agência parece ter pesquisado especificamente ligações de longa duração, acima de 1 hora, é possível que algumas dessas chamadas tenham de fato terminado por queda da bateria. Mas como saber quando isso acontece ou não? Vai ser meio difícil, para não dizer impossível, para a Anatel medir esse ponto com precisão.

Relatório é preliminar e precisa passar por tramitação

Sobre a matéria da Folha de SP, a Anatel enviou à imprensa o relatório que é citado pelo veículo e também uma nota oficial, dizendo o seguinte:

“o relatório de fiscalização mencionado pela reportagem integra procedimento administrativo para averiguar descumprimento de obrigações que se encontra em fase de instrução. Somente após a regular tramitação do processo, com direito ao contraditório e à ampla defesa da prestadora, a Agência irá deliberar sobre o assunto e adotará as providências legais e regulamentares cabíveis”

Isso quer dizer, basicamente, que o relatório ainda precisa ser lido por mais gente e analisado de melhor forma antes que a agência tenha a capacidade de tomar as medidas que deve. E se for punida, a TIM ainda pode recorrer e se defender de alguma forma. Ou seja: burocracia por todo lado.

Trecho do relatório da Anatel

Tal relatório faz parte de um processo maior, que verifica a qualidade das ligações não só a TIM como todas as demais operadoras de telefonia. Segundo o presidente da Anatel, João Rezende, o relatório “não tem julgamento de mérito ainda, precisamos esperar que a área técnica faça seu trabalho, a superintendência vai julgar o processo e depois será analisado pelo Conselho Diretor”.

Vale lembrar que o órgão que está tomando as medidas agora é o Ministério Público do Paraná, que decidiu não esperar mais detalhes do relatório para abrir a ação contra a operadora.

Para quem quiser ler o relatório disponibilizado pela Anatel, o link do arquivo PDF é esse. Mas cuidado: ele tem 75 MB e 156 páginas.

Com informações: ComputerWorld.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Francisco
"Considerando que a agência parece ter pesquisado especificamente ligações de longa duração, acima de 1 hora, é possível que algumas dessas chamadas tenham de fato terminado por queda da bateria. Mas como saber quando isso acontece ou não? Vai ser meio difícil, para não dizer impossível, para a Anatel medir esse ponto com precisão." Então o porta-voz da Anatel deveria calar a boca, pra não falar besteira!!!
Leonardo
A TIM tem fraudado o consumidor com as ligações caindo. Acho que a ANATEL deveria exigir que a TIM devolva todos os valores das ligações que cairam em dinheiro ao consumidor. Incluindo aí um valor em danos morais pois as ligações caírem assim tantas vezes causa um constrangimento ao consumidor e isto é um constrangimento ao consumidor.
@arturcsousa
Acho que o Tecnoblog poderia puxar um movimento no twitter para que a Anatel ouça os clientes da TIM. Sendo o relatório considerado preliminar deveríamos ouvir a opinião dos consumidores - em massa. Poderíamos criar um hashtag assim: #TimNãoFunciona e - com a liderança do Tecnoblog - mensurar o grau de insatisfação com a Operadora e chamar atenção. Vivemos em uma democracia e o poder popular deve ser honrado. Apenas para que Possamos enviar a Anatel o tamanho do descontentamento do consumidor, tenho certeza que conseguimos fazer uma grande ação assim, vamos? Rafael isso pode fazer a diferença, além de divulgar ainda mais o Tecnoblog podemos deixar uma semente de participação social dos jovens de hoje. Por favoooooooor
Taveira
Bateria acabar no meio da ligação? Engraçado, então segundo o relatório, a bateria das pessoas que usam o plano Infinity caem mais do que os que tem o plano normal da TIM? Hummm... interessante... rsrsrs
Nerivan
Ela derruba mesmo e isso eu e todo mundo sempre soube. Não tem essa de dizer que pode ser questão de bateria que descarregou, eu sempre falava mais de uma hora com um colega, enquanto jogava Carom 3D, jogo online com um amigo e em 1:23 hr certinho a ligação era derrubada. E sempre conectado ao carregador. Mas, pessoalmente acho que essa enrolada que foi mostrada ao publico pela Anatel vai acabar como sempre, em Pizza.
YanGM
2 hahaha!
David Marquardt
E eu, automaticamente, li todas as expressões com a voz deles. (Ferom e Venom)
Álvaro Rutz
Eu consigo.
@AntonioVeras
Akuma?
Ramon Melo
Leigos gonna leigar. A culpa disso tudo é a incompetência da ANATEL em fazer um estudo estatístico sem nem ao menos isolar as variáveis mais comuns. Agora o relatório saiu e é inútil, porque não vai ser aceito por nenhum tribunal.
mayara
Meuuuu q absurdo a tim ta uma porcaria só q faltava agora inventar essa da bateria nossa quem é cliente infinity sabe muito bem como anda ma porcaria ta conversando com alguem derrepente cortam a ligaçao e sem contar q o sinal ta horrivel tem q ligar muitas vezes pra conseguir falar com alguem pq sempre da ERRO de conexao ABSURDO quero ver se os clintes Tim mudarem de operadoras aii quero ver..e é isso q eu vou fazer
Tiago Gabriel
A TIM está tentando TIMganar... :-)
Carlos Martini
"A surpresa foi a Anatel concordar com a operadora ao dizer que o documento é preliminar, e ainda precisa ser analisado com mais afinco." Surpresa pra quem? :-)
@daniloficial
começou outra briga entre a tim e a anatel antes era da samsung e apple agora mudou acho que virá bem mais vai passando de geração, rsrs
Diego Rocha
Se você é cliente da Tim não conseguir nem pedir a pizza...
Exibir mais comentários