Seguindo o rápido ciclo de desenvolvimento de seis semanas, a Mozilla lançou nesta terça-feira a versão 16 do Firefox. Entre as novidades estão melhorias na renderização de HTML5 e CSS3, nova barra de ferramentas para desenvolvedores e um aumento no desempenho. Mas você não pode mais baixá-lo: a Mozilla decidiu remover os links de download da nova versão, um dia após o lançamento.

Esse negócio de lançar e deslançar um produto é meio estranho, mas tem um motivo: a equipe de segurança do Firefox encontrou uma falha no navegador, aparentemente com nível grave. A vulnerabilidade “poderia permitir que um site malicioso determinasse quais páginas os usuários visitaram”, segundo Michael Coates, diretor de segurança da Mozilla.

A Mozilla não acredita que a falha já tenha sido explorada, mas removeu temporariamente o download da nova versão por questões de segurança — no momento em que escrevo este post, a versão disponível é a 15.0.1. Se você já instalou o Firefox 16, uma correção será aplicada automaticamente em breve. Como medida de precaução, a Mozilla recomenda o downgrade para a versão 15.0.1, que não é afetada pela falha.

O Firefox 16 conta com suporte a web apps, melhorias no desempenho de JavaScript, correção de bugs, suporte preliminar ao VoiceOver do OS X e outras novidades que podem ser encontradas nas notas de lançamento. A versão para Android ganhou um Reader Mode, semelhante ao modo leitor do Safari no iOS, para você ler um artigo sem distrações.

Atualização: Após corrigir a falha, a Mozilla liberou novamente o download do Firefox 16. Uma correção também foi disponibilizada para quem já havia instalado a nova versão anteriormente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme Macedo C.
Erro já foi corrigido muito antes de você escrever o comentário :P
Fábio de Jesus
Bem que eu reparei, atualizou pra 16.0.1 num período muito rápido aqui, só vi agora, já o Virtua estava fora pelo menos aqui em São Paulo
Mateus Garcia
Está boa mesmo, certo detalhes no design estão bem melhores e o navegador está mais leve, fluido e demora bem menos para abrir. A versão 16 está maravilhosa, imagina os betas e auroras...
Mateus Garcia
É triste que todas as versões novas que a Mozilla lança venham com algum erro e necessitem de uma atualização urgente, isso desde a versão 9! Pelo menos ela sempre está ciente e resolve logo, mas é melhor prestar mais atenção das próximas vezes. Essa versão 16 está simplesmente maravilhosa, está abrindo mais rápido, certos detalhes no design ficaram melhor e está gastando bem menos RAM. Mozilla como sempre de parabéns, mostrando que uma organização sem fins lucrativos podem fazer ótimos produtos. Quando entrar no PC, irei atualizar sem falta... Firefox forever <3
Fredson Nascimento Sousa
atualizado no ubuntu
viniciusghietti
Aiai... Pensei que eles iriam lançar atualizações, mas pelo jeito eles não conhecem o erro #bad ;(
Fredson Nascimento Sousa
São pouco mais das 22:00hs de 11/10 e a atualização no Ubuntu já chegou!
Danilo A.
O problema não tem nada a ver com o processo de atualizações rápidas. A falha só foi detectada porque o modelo atual de atualização teve uma exposição bem maior. Um processo mais longo de atualização significaria que o problema só iria levar mais tempo para ser detectado e mais tempo para corrigí-lo. Por causa do processo de atualização rápida, a correção vai estar disponível menos de um dia depois de o problema ser descoberto e antes mesmo de ter exploits por aí.
Guilherme Macedo C.
A versão é estável. O problema é que tinha um bug grave, o que é, infelizmente, normal no mundo dos softwares. Chrome já teve por diversas vezes. Tem que ver a notícia pelo lado bom. No lugar de esconder, a Mozilla retirou do ar até que seja corrigido.
Vitor
No Android não deve ter o bug...
Caio Alexandre
Pelo menos o Google lança o negócio estável de verdade.
Alisson
É nisso que dá querer dar uma de Chrome e lançar versões periódicas; acaba lançando o produto 'cru' ou malfeito.
euconectei
Mas a versão 16.0.1 ainda está no Google Play.
@rodrigorsena
Quando relançarem ja via ser a versão 17, os caras lançam uma versão uma atras da outra!
Daniel
É impressionante como o canal Aurora do FF está muito rápido e fluido. Não troco por nada!
Exibir mais comentários