Cercado por uma série de polêmicas envolvendo escolhas não muito felizes da Canonical, o Ubuntu 12.10 está disponível para download. O sistema operacional chega aos servidores uma semana antes do lançamento oficial do Windows 8 e a fabricante parece estar mais agressiva nas propagandas.

Em tradução livre: “Evite a chateação do Windows”. Sim, esse é anúncio do Ubuntu 12.10!

A dúvida é se alguém vai realmente fazer essa transição do Windows para o Linux, ou vai continuar com as versões mais antigas do sistema de janelas, mas mesmo assim a “cutucada” valeu. 🙂

E quais são as novidades? Bom, o Unity ficou muito mais esperto, com vários recursos novos para facilitar a vida do usuário, e a Canonical parece ter esforçado em diminuir ao máximo a diferença entre a internet e o desktop. Mais de 30 sites funcionam com o Unity Web Apps, fazendo que esses sites funcionem como “aplicativos” dentro do Ubuntu. Ao acessar um desses sites, você é apresentado à opção de adicioná-lo ao lançador. A partir daí, ele passa a funcionar como um programa, com sistema de notificações, listas rápidas e todo o resto.

Ou seja, você não precisa mais manter o navegador aberto no Gmail para ver se chegou email novo, o ícone no lançador vai te avisar se houver algo novo. E essa é apenas uma possibilidade de uso do Web Apps.

O sistema de Previews também se faz presente, tornando a navegação por fotos, músicas e afins muito mais simples e completa. E já que nem mesmo saímos do Unity ainda, mais uma novidade: várias lentes novas, como a Social, que te permite acompanhar e atualizar diversas redes sociais sem nem mesmo sair do lançador:

Sua vida direto no Unity

Nas novidades, uma polêmica: uma nova lente de compras. Com ela, a cada vez que você fizer uma busca no Unity serão exibidos produtos em lojas como a Amazon. Ao clicar em alguns desses produtos e realizar uma compra, a Canonical ganha uma graninha de comissão. Muito está sendo discutido sobre essa lente, ainda mais sobre questões de privacidade, mas o fato é que ela fica ativa por padrão ao instalar o Ubuntu.

Obviamente, você pode desligar essa função nas configurações de privacidade do Ubuntu, mas ainda assim muitos estão considerando essa manobra da Canonical um pouco ousada demais.

O Centro de Software do Ubuntu também ganhou uma remodelada, ficando mais rápido tanto na navegação quanto na instalação e integração com a busca do Unity. Instalar programas no Ubuntu está cada vez mais fácil, saudades de quanto você tinha que compilar milhões de bibliotecas de arquivos….

O WebUPD8 compilou essas e outras novidades em vídeo, facilitando assim o entendimento de algumas funções:


Vídeo no YouTube

Há muito o que se falar ainda sobre o Ubuntu 12.10, mas vamos deixar para um review mais completo em breve. Por enquanto, o download pode ser feito nessa página, tanto nas versões 32-bit e 64-bit. Lembrando que é possível testar o Ubuntu antes de instalar. Aproveite, faça um teste, use por alguns dias. “Evite a dor do Windows 8” 😛

Com informações: WebUPD8

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabricio_Marquesss
Eu também Bruno, por isso uso o Kubuntu :)
Pedro Moura
Fiz o teste e achei excelente como sempre. Pena não poder instalar aqui. :(
ricardo
E por que isso o incomoda?
ricardo
Se qualquer interface incomoda, você ainda pode usar em modo texto.
Ernesto de Lima
Não esqueçam do Vista. Aquilo foi um fracasso e tanto. Tanta pompa e circunstância para aquele LIXO. Tenho um original aqui que só não joguei fora porque preciso dele para instalar o Win7 em algumas máquinas antigas que dão pau na instalação do Seven direto, só aceitam atualização. Mas do XP eu até gostava. Cada um sabe aonde o calo lhe aperta. Eu prefiro usar um LINUX de graça do que pagar por um Windows, mesmo com limitações como a suíte de escritório. O problema é que não dá para se livrar completamente do Windows. O meu internet banking por exemplo só aceita Windows, e o pior é que quando acesso pela máquina virtual do Ubuntu o sistema dele interpreta como fraude e bloqueia minha senha na próxima tentativa. O grande problema do Windows para mim é um só, ou melhor milhões: VÍRUS. Só por isso já trocaria sem pestanejar. Vou testar esse 12.10.
Marcio V. O. Motta
Os defensores do Windows 8 em sua maioria não conheceram o Millennium (5?). Aparentemente uma enorme evolução, com ganhos de todo tipo... até começarem a aparecer os problemas e as tentativas de solucioná-los. E foi o que deu, é o mais citado como sinônimo de fracasso. Tenho caminhado nesse sentido com o novo Windows e já apareceram indícios muito fortes de que irá acontecer o mesmo (utilizando num desktop ou note). O Linux ainda não tem Office que preste, infelizmente. Só o que me impede de migrar.
Kessler
E como era a concorrência na época do Windows XP? Já disse isso aqui: o XP era o melhor OS de seu tempo.
VTR
Quem nao gostar do Unity, instala outro window manager, como: Xfce, LXDE, KDE, gnome 2, etc.. é so escolher.
fac_713198649
Citar o concorrente na página inicial me pareceu um desespero tremendo. Mas eles devem temer mesmo, o Windows 8 é um sistema ótimo e focado em conteúdo. Não demora, e até quem não gostou será atraído pelo conteúdo que ele terá. Quando os amigos começarem a comentar sobre novos Apps e Games legais que só terá no Windows 8, vai ser um efeito manada.
TatoGomes
Só eu acho o Unity bonito e funcional? Sei lá, quando o cara é muito freetard, parece que ele gosta que as coisas sejam complicadas. Daqui a pouco o Ubuntu vai virar "traidor do movimento" por ser fácil de usar. Prevejo comentários me xingando e brincadeiras com o Windows XP/IE8. Bom, já aprendi a conviver com isso... =D
Sam_Rodrigo
Como eu disse... a grande maioria esmagadora..... hehehe não vive sem o Windows.. desculpas são só desculpas.. se o Linux é essa coca-cola toda, porque se importar com os jogos do Windows???
Guilherme Macedo C.
Não precisa usar o Unity. Você pode usar outro ambiente gráfico, como Gnome, KDE ou até Cinnamon
Adilson Afonso Mateus Tinta
Windows 8 incomparavel
@AntonioVeras
Windows = Best Video Game Ever.
Scheldon Fernandes de Oliveira
Por essa lógica se eu tenho uma moto eu não posso ter um carro ou um barco.
Exibir mais comentários