Início » Demais assuntos » Entenda como funciona o PLC: internet pela rede elétrica

Entenda como funciona o PLC: internet pela rede elétrica

O PLC, ou Power Line Communication, é a internet transmitida através dos fios de energia elétrica; entenda como funciona

Thiago Mobilon Por
TB Responde

Você já ouviu falar do PLC? PLC (ou Power Line Communication) é a internet transmitida através dos fios de energia elétrica, conhecida também como BPL Broadband over Power Lines. Esta tecnologia já existe há mais de 4 anos na Europa, sendo recentemente comercializada na Alemanha e na Suécia. Não é uma tecnologia que compete com os atuais provedores, mas sim uma alternativa para usuários que moram em locais onde o sinal das outras operadoras não chega.

modem_panasonic_plc_bpl.jpgSabia que ele já está em funcionamento no Brasil, com cerca de 3 mil usuários? Pois é, e em 2008 este número deve dobrar!

Atualmente a velocidade do PLC brasileiro é muito baixa, atingindo apenas 4,5Mbps no transformador da rua. Mas a tecnologia pode transportar dados a uma velocidade de até 40Mbps. O transformador se encarrega de distribuir o sinal entre as residências, totalizando no máximo 50 casas

Se formos levar em conta que 50 casas estejam conectadas ao mesmo tempo, a velocidade compartilhada será de 90kbps. Uma velocidade baixa se comparada às atuais conexões de banda-larga, mas ainda melhor do que a de internet discada, e rede GPRS, e com a vantagem de que não é necessário discar para se conectar, pois a rede fica conectada constantemente.

Uma vez instalada, todas as tomadas da casa viram pontos de conexão, bastando ligar o modem externo para que ele se alimente de energia elétrica, e separe o sinal de internet para uma saída Ethernet. Aí é só plugar o fio na placa de rede do computador, ou a um roteador Wi-Fi, para que ele distribua o sinal pela casa.

PLC tende a ser mais barata

plc_bpl_modem.jpgEsta modalidade de internet tende a ser mais barata do que as demais, pelo simples fato de que todo cabeamento necessário para a distribuição do sinal já está instalado, conectado e funcionando. A rede elétrica é a única que chega a 98% das unidades habitacionais do país. Isto inclui comércio, residências, indústrias e zonas rurais. Esta soma de fatores, fazem do PLC uma ótima opção para projetos de inclusão digital.

A energia elétrica é transmitida na freqüência dos 50 a 60 Hz, enquanto que o sinal do PLC fica entre 1,7 a 30 Mhz. Por isso, os dois sinais podem passar pelo mesmo fio, sem que um interfira no funcionamento do outro. Eles também são independentes, e continuam funcionando mesmo que o outro pare de ser transmitido.

Pode ser necessário também, a instalação de um amplificador de sinal, e/ou filtros de linha, a fim de minimizar a interferência causada por certos eletrodomésticos como o secador de cabelo, chuveiro e a furadeira. Vale observar que o sinal do PLC não pode passar por filtros de linha, estabilizadores e no-breaks, já que os mesmos bloqueiam sinais de alta freqüência.

Veja mais sobre o assunto:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Monsenhor Tabosa

Resumindo o que não da dinheiro para ele, eles descartam...

Monsenhor Tabosa

Concordo.

Bruno Braga
O PLC no brasil não vai dar certo nunca, existe uma lei que proibe as empresas de telecomunicações a usarem a transmissão via rede elétrica utilizando a infra da concessionaria, e também que as concessionaria de energia forneça internet via rede elétrica. Para oferecerem dessa maneira as Telecom teriam que montar um infra independente da Concessionaria para oferecer o serviço, e por isso inviabiliza o investimento.
Adriane Costa
Cara, isso foi escrito HA NOVE ANOS ATRAS!
Antonio Caser
Mas aqui no Brasil tem um grupo de EXTORQUIDORES que não deixa o país crescer que TODOS conhecem, que estão sugando tudo que o Brasil tem, estão "comendo" tudo.
Antonio Caser
Que papo é esse que essa tecnologia não compete com os atuais provedores e que chega no máximo 40mb !?! --- QUE PAPO FURADO!!! --- Essa tecnologia é EXTREMAMENTE superior aos sistemas de TELEFONIA E INTERNET que existem no Brasil que ultrapassa os 100 Mega Bytes existentes a valores INFINITAMENTE mais baixos. É sim para "quebrar" todas essas EXPLORADORAS DE TELEFONIA que existem no Brasil que não respeitam ninguém cobrando valores EXORBITANTES por uma ligação e internet com valores ASTRONÔMICOS. INFELIZMENTE, esse sistema no Brasil "eles" vão tentar derrubar até quando puderem, do contrário TODOS os brasileiros poderiam ter telefone e internet em suas casas a preços que até um assalariado poderia pagar.
Jose Acacio Acacio
O problema e: Ao povo brasileiro falta conhecimento, aos legisladores seriedade, aos executivos vontade, ao judiciário atitude, a todos os brasileiros patriotismo, porque meios tecnológicos existem, mas falta vontade politica para fazer tudo isto vir a beneficiar a nação, mas existe sempre algo por traz, visando favorecer a um ou outro segmento politico ou empresarial, e detrimento do bem da sociedade. Se essa tecnologia já existe e esta sendo utilizada em outros países conforme e sabido por mim e alguns tantos brasileiros, e já foi anunciada a sua chegada ao Brasil, o que mais a ANATEL e a ANEEL estão esperando? As autorizações da CEMIG,FURNAS,ELETROPAULO,ELETROSUL,ELETRONORTE, LIGTH? Ou mais alguém?...
araci
Epa!!! isso vai ser muitooo bom mesmo net pela rede eletrica, show de bola...esperamos que não fique caindo como as d+s. Livraremos de fios por toda a casa ieh ieh isso é bom mesmo. Estou muito feliz por mais este alcance da tecnologia.
Paulo
bixos, os provedores tão mortos (na 1ª vista)! a briga vai ser feia... tomara que seja como a telefonica (sp), e pendurem 50 casas num só transformador, aí meus velhos sairemos ganhando na qualidade! Penso no desemprego de profissionais da area, o Governo não..., (ALIÁS)ultimamente anda muito "soberbo" com tanto petróleo, sem falar que vão tomar as terras dos agricultores (COMO SE TIVESSEM CULPA DOS CONTRATEMPOS DO CLIMA, MERCADO e etc...), enfim tão metendo os pés pelas mãos... "paciência", pra ver noque dá. Abraço Paulo prc 02/09/2009
davi
apos comprar o modem e instalar já posso navegar na internet ou é necessario provedor
jose aparecido
ola ,gostaria de saber c este sistema vai fucionar a 50 km da cidade ,no rurul? O sistema passara pela alta tensao ate a casa, e capaz?
Aislan Mattevi
Estou muito feliz, agora poderei usar a internet em casa, la noo interior, pois a cidade mais proxima fica a 50 km e nao tem nem linha telefonica, agora poderei conhecer gatinhas e me expandir para o mundo. Obrigadoooo amigos.
Aldemir
Tenho uma observação a fazer quando o autor diz que: o sistema PLC pode funcionar na falta de alimentação da rede elétrica. E não podemos esquecer que ele é alimentado pela rede ou não?
jonata rafael krussinski
jogos da nokia
BARBOSA
OLA THIAGO, BRIGADO PELA AULA ABRAÇOS FUI!!!
Exibir mais comentários