Início » Internet » Netflix planeja substituir Silverlight por HTML5

Netflix planeja substituir Silverlight por HTML5

Paulo Higa Por

O Netflix publicou um post no blog oficial explicando como pretende adotar o HTML5 para fazer streaming de vídeos sem nenhum plugin. Atualmente, o serviço usa o Silverlight, uma tecnologia da Microsoft que não possui suporte para alguns navegadores e está sendo usado em pouquíssimos sites, fazendo com que o usuário muito provavelmente tenha que instalar o plugin só para usar o Netflix.

Há plugins alternativos que fazem streaming de vídeo, como o popular Flash, e também é possível usar o HTML5 há um bom tempo, pelo menos como alternativa – as versões mais recentes dos principais navegadores já suportam a funcionalidade. O caso do Netflix é mais complicado porque os vídeos precisam ser protegidos contra cópia, algo que aparentemente só o Silverlight e os aplicativos próprios do Netflix são capazes de fazer hoje.

Netflix no Ubuntu graças a PPA não oficial

Mas já existem algumas extensões para HTML5 em desenvolvimento que permitirão o streaming de “vídeo premium” em breve. Elas possuem três funções: streaming com suporte a JavaScript, que permitirá a escolha do melhor servidor e bitrate de acordo com a conexão do usuário (Media Source Extensions); proteção de conteúdo por DRM (Encrypted Media Extensions); e criptografia para garantir que apenas assinantes tenham acesso ao vídeo (WebCrypto).

O novo player em HTML5 do Netflix está sendo testado no notebook da Samsung com Chrome OS, que já possui dois dos três recursos citados acima. O WebCrypto ainda não é suportado pelo Chrome, então o Netflix está usando um plugin proprietário para fazer a criptografia do conteúdo.

O Netflix promete que, assim que o Chrome suportar todos os recursos, começará a testar o novo player no Windows e OS X. E, claro, pode ser que em breve os usuários do pinguim finalmente possam assistir aos filmes e séries sem gambiarras – isso só depende dos desenvolvedores de navegadores.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Silvio Ricardo
Somente quem nunca utilizou um streaming em SilverLight não sabe o quanto é melhor do que em Flash ou HTML5. Ademais a mudança é necessária e não pelo VIVA LIVRE (etc, etc.), mas por facilitar a vida de todos com menos plugins; também creio que não afetará o desempenho (pelo menos espero), pois o IIS já apresenta o Smooth Streaming (mesma tecnologia do Silverlight) para HTML5 (Microsoft).
@AntonioVeras
Estranho. No meu está redondo. Uso o ubuntu 12.04.
@iJeanCarlos
Espero que usem logo o HTML5....e que o Flash morra de uma vez.
Bruno Rodrigues
não vejo a hora
fac_713198649
Pra dizer a verdade, a MS está pagando o preço de não copiar.
fac_713198649
WP é cópia? E isso? http://1.bp.blogspot.com/_oegBa2Am1tM/TPH9c8uORdI/AAAAAAAAAGQ/JhG7HVdoNdw/s1600/samsung-galaxy-s-is.jpg Seria um clone?
ricardo
Muito certa essa decisão de abandonar o Silverlight.
Kessler
Foi fortemente "inspirada", principalmente nas primeiras versões.
Jamerson Sousa
eu ja tentei essa gambiarra mas travava o audio e e agora não pega mais pede para atualizar o Silverlight
Pedro Saldanha
O youtube em html5 não tem dado muito certo, a qualidade dos vídeos é muito melhor usando o flash, será que com o netflix vai ser assim também?
Rony Souza
Silverlight sucks =(
viniciusghietti
Ah claro a interface do Android é exatamente igual a do IOS *-*
@AntonioVeras
Ajudou bastante. ¬¬
Kessler
Boa pergunta, WP é cópia de quê? Android sabemos que é uma cópia descarada de iOS.
Pedro
Quanto ódio nesse coraçãozinho. Não entendi dois pontos: 1° - A Microsoft é uma das maiores empresas privadas do mundo e lucra horrores anualmente, como assim ela não vai pra frente? Detalhe: você está usando o Windows 8, mais recente lançamento da "empresa que não vai pra frente". 2° - Apenas cite qual sistema o Windows Phone copia, porque sinceramente, não conheço.
Exibir mais comentários