Início » Celular » Notificações, a nova praga dos dispositivos móveis

Notificações, a nova praga dos dispositivos móveis

"As notificações móveis estão minando nossa concentração. Durante uma atividade qualquer, seu celular ali do ladinho mais cedo ou mais tarde chamará sua atenção."

Avatar Por

android-notificacoes

E lá vou eu falar mal de algo que, aparentemente, todo mundo ama: as notificações em dispositivos móveis.

Claro que notificações são úteis. Em vez de abrir o aplicativo da sua rede social favorita em busca de novidades, um aviso pipoca na sua tela sempre que surgir algo que você definiu como importante. Desenvolvedor que se preza sempre coloca a opção de notificação push ou pop-up para alguma coisa em seus apps. Tá certo, é assim que deve ser.

Só que aplicativos caíram no gosto popular, e os usuários, com seus dispositivos recheados, aceitam notificações para tudo. Principalmente de redes sociais. É um tal de celular apitando o tempo todo em volta da gente que dá até aflição! Outro dia, quase surtei por causa daqueles piu-pius dos Samsungs num restaurante…

notificacoes

Mas há uma questão mais grave. As notificações móveis estão minando nossa concentração. Durante uma atividade qualquer, seu celular ali do ladinho mais cedo ou mais tarde chamará sua atenção. Mesmo que você resista à tentação de pegá-lo, já houve uma ruptura no seu raciocínio. Fora que uma pulguinha começa a morder sem parar: “o que será que chegou pra mim…?”.

Interrupções são um cancro na produtividade. Estudos dizem que o cérebro leva uns 20 minutos para retomar o grau de concentração bruscamente cortado, mesmo um singelo “plim” do Outlook avisando que chegou email.

Uso muito mais meus dispositivos móveis que o computador para trabalhar. Percebi que as notificações estavam interferindo no meu desempenho e decidi agir.

O insight veio no dia em que, no meio de uma caminhada na rua, decidi ver que horas eram. Não uso relógio de pulso há muito tempo pois o celular hoje desempenha essa função. Pego o aparelho para ver as horas e vejo notificações do Facebook, de email, de notícias, de atualização de aplicativos e… e… onde é que eu estava indo mesmo?

Solução: voltei a usar relógio de pulso. E com bipe nas horas cheias, igual faz meu computador, para eu manter o prumo nas atividades do dia e não me dispersar. E decidi cortar todas as notificações supérfluas.

Esse foi um desafio e tanto… o que é supérfluo num dispositivo móvel? Só redes sociais? Não. Depois de um pente-fino nos meus apps, cheguei à conclusão que só chamadas, SMS e alarmes do calendário são mesmo importantes num celular. Cada app possui seu próprio som de toque, inclusive distintos entre membros da família. É pouco? Sim, e assim deve ser.

Status de encomenda dos Correios, novo episódio da sua série favorita, ou alerta de previsão do tempo são importantes, mas não exigem atenção imediata. Eles podem esperar a conclusão da sua tarefa, momento em que você poderá espairecer um pouco a mente. Fora isso, não faltarão oportunidades ao longo do dia na fila do ônibus, na espera do dentista ou enquanto seu lanche não chega.

Há situações em que sou bem radical. Durante atendimento a pacientes, o celular fica em modo avião quando o utilizo para preencher ou checar meus prontuários digitais. Durante aulas de idiomas, mesma coisa: meus dicionários são offline. Idem para refeições ou café com amigos. E quem precisa de celular à noite, enquanto dorme? Só fica como despertador, em modo avião.

E vocês, já pararam para avaliar se as notificações móveis estão mais os atrapalhando que ajudando?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Adailton Batista
muito legal seu texto, eu também escrevi sobre assunto numa outra pespectiva, fique a vontade pra ler e comentar também: https://blog.cancaonova.com/metanoia/notificacoes-moveis-e-a-mudanca-de-comportamento-social/
Paulo Favato
Achei uma forma de retirar essas merdas de publicidades, vá em `configurações` > `mais` > `transmissões de emergência` e desative a opção do `Canal 50`... pra mim funcionou e nunca mais apareceu aqueles popups de operadora, boa sorte!
Tiago Celestino
Depois da compra do iPhone, vi o quanto as notificações são ruins. Assim como no artigo, só deixei os essenciais. Sem contar, que agora com o push notification nos browsers, essa funcionalidade tem a se tornar mais intensa.
ruiwesker
Então quer dizer, que a tão criticada ausência de um centro de notificações no WIndows Phone acaba sendo "saudável" rs?? Bom, o Windows Phone trabalha com o conceito de Tiles, na qual cada um recebe um aviso de atualização. Pelo que estou vendo da neura em outras plataformas, não vejo necessidade.
Thanara Corrêa
O pior é que faz sentido, estamos contando atenção pra algo importante muitas vezes só por causa de um "buzz" no celular.
Emily Figueiredo
Ótima reflexão, Bia! Estou fazendo um teste comigo mesma neste mês de maio e tem tudo a ver com seu texto! No fim do mês vou contar o que percebi e senti nesse tempo "off". ;)
Junior Silva
Ainda sendo uma crônica, há de se preservar o direito à discordância... ;)
Pierre Henrique
O cara usa maxthon e ainda larga um comentário que parece com algo que eu diria. Meu Deus, existe outro EU além de mim.
Henrique Dourado
simples e direto !!! perfeito !!
Henrique Bonfim
Na linha Galaxy (SII em diante), tem a função "modo de bloqueio", onde vc configura o horário e os contatos indesejáveis, mas, apenas nas ROMS STOCK.
Raphael Rios Chaia
Os textos da Bia estão ao meu ver bem voltados para a crônica, e não para artigos. A vantagem da crônica é exatamente essa: dispensar o rigor e o formalismo do terno e gravata, e permitir que seu autor jogue bastantes juízos de valor. É preciso ter isso em mente para poder ler e "sacar" o espírito do texto :)
Junior Silva
Mais um texto do tipo "dramalhão mexicano". Ora, uma coisa tão simples de configurar e personalizar...
feliperaimo
Ótimo assunto Bia, mas é realmente isso mesmo, desativar se julgar necessário, o modo avião tem sido muito útil mesmo... ou também desligar o pacote de dados ou wi-fi... e escolher os apps mais importantes para entrar em notificações, legal, muito bom ;)
marcelo
No meu Android utilizo o Green Power que, em modo noite no período que estipulo, desconecta o telefone do wifi/3G. Com isso o telefone passa a receber apenas ligações e torpedos (no meu caso, nem recebe salvo alguma emergência). Acho bobagem e contra-produtivo deixar em modo avião, mais fácil desligar. Pra quem não mora com os pais, acho importante estar 'sempre disponível'.
daniellz
O que mais tem notificação no celular são redes sociais, eu não uso nenhuma delas, então minhas notificações são basicamente importantes, só aplicativos importantes tipo o que me avisa quando dá problema no metro, mensagens, whatsapp, ligações e calendário, isso pq eu tb desativo notificações de aniversário do calendário. Nessas configurações, em um dia que não tem nada importante pra falar (Trabalho/Faculdade/etc) Recebo no máximo umas 10~15 notificações pelo dia.
Exibir mais comentários