Início » Antivírus e Segurança » AVG lança novos softwares de segurança com foco em privacidade

AVG lança novos softwares de segurança com foco em privacidade

Internet Security 2014 tem criptografia de dados e triturador de arquivos

Paulo Higa Por

Direto de Nova York, EUA – A AVG lançou hoje a versão 2014 de seus produtos de segurança. Além de apresentar o novo antivírus, que possui 155 milhões de usuários ativos no mundo, a empresa mostrou o PC TuneUp, para melhorar o desempenho do computador, e o PrivacyFix, um aplicativo que dá ao usuário mais controle sobre sua privacidade na internet.

Privacidade, privacidade, privacidade

Durante a coletiva de imprensa, a AVG falou especialmente sobre a questão da privacidade, de olho nas recentes polêmicas de espionagem envolvendo o governo dos EUA. Tanto o AVG AntiVirus 2014 quanto o AVG Internet Security 2014 incluem o Data Safe, um recurso que criptografa arquivos para que ninguém (nem mesmo o Obama) possa visualizar o conteúdo sem autorização.

Eles também possuem o triturador de arquivos File Shredder, que usa uma técnica para deletar documentos do HD permanentemente – afinal, como você deve saber, os dados permanecem fisicamente no disco quando são excluídos da maneira tradicional, mesmo após sumirem da lixeira.

avg-internet-security-2014

A empresa destacou o PrivacyFix, que verifica suas configurações no Facebook, LinkedIn e Google para detectar potenciais problemas de privacidade e segurança. Seu histórico de buscas do Google está ativado? Qualquer pessoa no Facebook pode marcar você em uma foto? Seus posts estão sendo publicados para qualquer um? Se sim, o PrivacyFix avisará você sobre isso; é possível corrigir o problema com dois cliques.

O PrivacyFix também possui uma extensão para Chrome e Firefox, que merece inclusive um post à parte: ela revela se o site que você está visitando possui termos de uso que permitem compartilhar seus dados pessoais com outras empresas, se tem cookies de rastreamento ou tem algum histórico ruim relacionado à privacidade. Ao acessar o Gmail, por exemplo, o PrivacyFix mostra que o Google foi recentemente acusado de participar do programa de espionagem do governo americano.

Melhorias de desempenho

O AVG não é o tipo de antivírus que costuma causar lentidões no PC, pelo menos segundo os testes do AV-Comparatives. Para tentar manter essa fama, a empresa incluiu alguns recursos nas suítes de segurança para melhorar o desempenho da máquina e também evitar que as verificações automáticas por vírus aconteçam nos momentos errados.

Gary Kovacs, CEO da AVG

Gary Kovacs, CEO da AVG

Nos antivírus, há uma tecnologia chamada Turbo Scan que faz o scanner verificar os arquivos de acordo com a ordem com que eles foram salvos no HD, reduzindo o tempo gasto (se você já não tiver um SSD, claro). Com o Smart Scanner, a máquina é verificada quando estiver sem uso – a prioridade é reduzida quando o mouse é mexido ou alguma tecla é pressionada.

O AVG Quick Tune é um software que faz parte do Internet Security e remove arquivos desnecessários, desfragmenta o HD rapidamente, remove atalhos quebrados e repara o registro. Para quem prefere algo mais completo, há o AVG PC TuneUp – resultado da compra, em 2011, da empresa que desenvolve o TuneUp Utilities.

Nos dispositivos móveis

avg-antivirus-android

E como mais da metade das pessoas usa no mínimo três dispositivos conectados à internet em casa, segundo uma pesquisa feita pela própria AVG, a empresa também atualizou recentemente seus aplicativos para smartphones e tablets com Android, iOS e Windows Phone.

A AVG faz uma série de aplicativos para Android, não necessariamente de segurança, e até algumas horas atrás eu nem sabia que eles existiam. Por exemplo, o AVG Uninstaller mostra os apps que estão ocupando mais espaço ou gastando mais bateria e permite que você os remova; o AVG Battery Saver & TuneUp monitora apps gulosos para estender a duração da bateria; e o AVG Image Shrink & Share comprime fotos para que você possa compartilhá-las em redes sociais gastando menos tráfego do seu plano de dados.

O antivírus para Android é uma espécie de “canivete suíço”. Ele detecta possíveis malwares, como o nome sugere, mas também consegue bloquear ligações e SMS indesejados, encontrar e bloquear o smartphone em caso de perda ou roubo, fazer backup de aplicativos e monitorar o consumo de bateria e dados. Está disponível em versão gratuita e paga.

Todas as informações sobre os novos softwares da AVG estão no site da AVG Brasil. A licença anual do AVG AntiVirus 2014 está sendo vendida por R$ 88,00, enquanto o AVG Internet Security 2014 custa R$ 109,95. Há descontos para múltiplos dispositivos. A versão gratuita continua sendo disponibilizada e também foi atualizada; ela pode ser baixada aqui.

O editor viajou para Nova York a convite da AVG.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcoscs
só lembrando que o CCleaner tem o Guttman como opção de limpeza do dispositivo.
trovalds
O mais eficiente HOJE é o algoritmo Guttman: http://en.wikipedia.org/wiki/Gutmann_method. MAS se você tiver paciência de esperar os 35 passos que ele faz pra "triturar" um arquivo.
trovalds
Aguardando também. AV-Comparatives no último mês a versão 2013 ficou em penúltimo lugar.
Joelson Silva Sousa Sousa
Impresionante a história MARK
Maurício Rodrigues
Quero ver ele nos testes da AV test e AV Comparative, em quanto isso é KIS e NIS e ESET na veia.
Marcelo Costa
AVG ainda presta?
Rodrigo Ribeiro
Duas observações: - Esse recurso "Triturador de Arquivos" é meio propaganda enganosa, porque mesmo que sobrescreva o arquivo apagado, ainda seria possível recuperá-lo utilizando técnicas mais avançadas. - Pela screenshot não consegui definir se a interface dele é de fato Metro ou se simula a Metro, alguém já utilizou ele no Windows 8 e sabe disso?
EFG
AVG fazendo a alegria dos hackers desde 1992...
Juan de Souza
Uau! Quem diria, agora também há concorrência ao nível extremo entre antivírus, tais como: Avast e AVG! Em sua opinião Paulo Higa, qual é o melhor antivírus?
João Alberto Cruz de Melo
Galera apavorada com a seguranca