Início » Telecomunicações » “Múltiplos rompimentos em cabos de fibra ótica” causam instabilidade na banda larga da GVT no Sul e Nordeste

“Múltiplos rompimentos em cabos de fibra ótica” causam instabilidade na banda larga da GVT no Sul e Nordeste

GVT espera restabelecer o serviço até a madrugada desta terça-feira

Paulo Higa Por

Clientes do serviço de banda larga da GVT estão reclamando de instabilidades no serviço de banda larga da operadora desde ontem à noite. O problema parece afetar especialmente o acesso a servidores localizados fora do Brasil. A empresa confirmou a ocorrência da falha nas regiões Sul e Nordeste e afirmou que espera restabelecer o serviço até a madrugada desta terça-feira, 1º de outubro.

No Twitter, dezenas de usuários por minuto reclamam do serviço de banda larga da GVT. O número de clientes afetados não parece ser pequeno: neste momento, o nome da GVT está nos Trending Topics de várias cidades brasileiras, como Curitiba, Salvador e Porto Alegre. Clientes das regiões Sudeste e Centro-Oeste também citam problemas, apesar da GVT não ter relatado falhas nesses locais.

gvt-fachada-hero

Na lista [caiu], onde administradores de rede relatam indisponibilidades de acesso nas operadoras brasileiras, um participante afirma que houve um rompimento de fibra ótica da Level 3. Isso provavelmente contribuiu com a instabilidade, já que os cabos submarinos da empresa são uma das principais rotas de saída do Brasil.

Entramos em contato com a GVT hoje à tarde para solicitar esclarecimentos sobre a falha.

Ao Tecnoblog, a assessoria de imprensa da GVT confirma a “oscilação de velocidade no serviço de banda larga” em localidades da região Sul e Nordeste entre a tarde de ontem (29) e a manhã de hoje (30). O problema teria sido causado por “múltiplos rompimentos em cabos de fibra ótica terrestres e submarinos”, gerando lentidão no acesso a sites internacionais.

A GVT diz que está trabalhando desde ontem para corrigir o problema, usando rotas alternativas para diminuir o impacto aos usuários. Os clientes vão ter que esperar mais um pouco para tudo voltar ao normal: a operadora espera estabilizar o serviço até a madrugada de amanhã.

Atualizado às 19h15. Clientes de outras regiões também relatam problemas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

danielpsigo
A GVT está ruim aqui em Goiania, mas ruim mesmo, dos 15 Mb contratados estou tendo em momentos bons 500kbps de conexão, mas normalmente esta com 200 kbps. Neste final de semana desde sexta foi um lixo, mas na semana passada ja havia umas quedas sem sentido. Nunca tive problema com a operadora, mas o descaso deste final de semana foi surpreendente, pois ao ligar no 10325 ninguem te informa do que esta havendo, e uma informação eletronica pede pra vc fazer uns procedimentos que de nada resolvem.
@
A GTV é piada...uma porcaria de operadora.....estou com problemas já faz quase 1 mês aqui em Salvador/Ba. Lamentável!!!!! Vou cancelar meu contrato.
Leonardo Flores da Silva
Estamos no fim do mês e nenhuma providência foi tomada até agora, nenhuma satisfação prestada, nem nada... Edit: Sou cliente Oi Velox 5mb do RS. Desde o início do mês até hoje a rota está congestionada, impossibilitando jogar online nos servidores oficiais da Valve.
orionengsys
Vamos por partes: Tenho GVT ha 4 anos (estou em Salvador). A Empresa, JAMAIS me deixou na mão em absolutamente nada. Sempre fui extremamente bem atendido e com extrema competencia e transparencia por parte dos atendentes. Já tive sim, problemas com a Banda Larga, mas exigir 100% de funcionalidade em uma estrutura gigantesca como essa, é ser no minimo INOCENTE demais. Quanto à qualidade da banda larga da GVT, eu tenho 35Megas e, só em RARISSIMOS momentos de problemas, minha velocidade foi inferior aos 35Megas contratados (velocidade REAL). Não sei se quem reclama sabe, mas a ANATEL exige que as operadoras de Banda Larga ofereçam UM MINIMO de 20 a 30% da Banda CONTRATADA, e a GVT, pelo menos no meu caso, NUNCA disponibilizou nenos do que os 35Megas. Já, quanto so serviço de TV, ai sim, concordo e assino embaixo, deixa muito a desejar, mas mesmo assim, devemos ter em mente de que a GVT-TV no Brasil, é recente, e com certeza ainda vai mudar a aprimorar bastante.
pedroluccas12
to em sg em gradim paraiso rua nova aurora e a gvt ainda ta ruim já é dia das crianças aqui 12/10/13
Carlos Weber
Pessoal na verdade e o seguinte, o problema foi nos cabos que saem do pais, ou seja , Terrestres e Submarinos. Ou seja, se tiver um site que esteja hospedado no Brasil esse site vai abrir perfeitamente, vai funcionar perfeitamente, ate os seus arquivos de downloas. Mas como a maioria dos arquivos e sites estao do lado de fora, é como se a conexão de cada usuário prescisa-se ir até os EUA pra poder seguir pra a Europa ou onde estiver Hospedado o site, servidores de jogo e de arquivo. É Realmente uma merda, mas nao é só a GVT nao, a Oi e Net se nao me engano, por alugarem os Cabos Submarinos da EMBRATEL se lascou junto com GVT nisso ai. Então o Problema é no PAIS TODO. Diferentes Regiões tem conexões melhores que a nossa nesse momento, por causa da REDUNDÂNCIA do link, sou de Salvador Bahia, e até agora meu link esta ruim. De vez enquando consigo um link de P2P bom pra baixar a 800kbps os outros e so a 40kbps. Acho que o problema foi no Cabo Submarino PRINCIPAL, o de Recife que vai até a ANGOLA. Pesquisem.
Alisson Martinez
200 ??? AKI TO COM 1000 QUERO MEUS 30 DE PING AGR PORRAH
Ian Hofer
engraçado, pois se fosse sabotagem afetaria somente a GVT , mas se vc pesquisar mais, vc vai ver que é a comunicação com sites do esterior também está prejudicada. Moro na europa e jogo o server br normalmente com 200 de ping mas com esse problema estou com 290~400 mas o delay é de ping 600+
Lucas Fillipe
quero jogar meu lol ai bora gvt
João Carlos Júnior
Hudson Henrique Schmidt MANO EU CONCORDO COM VOCÊ , também acho que é uma sabotagem
Renan Coimbra
porra velho so tem nego aki q joga lol?
Eduardo Greco
porra tbm quero moh sacanagem!!
Renato Caetano
Estamos em Guarulhos. Serviço com problema desde o dia 15/09/2013. Dos 25Mb estão entregando menos de 200Kb!
Marcos Adams
e os meus 1,8k de ping no Perfect World ;-; normal ping 15/20 .... net 35 MB ;-;
gabriel76537644
moro em brasilia e aki ta com problemas tambem
Exibir mais comentários