Início » Telecom » “Múltiplos rompimentos em cabos de fibra ótica” causam instabilidade na banda larga da GVT no Sul e Nordeste

“Múltiplos rompimentos em cabos de fibra ótica” causam instabilidade na banda larga da GVT no Sul e Nordeste

GVT espera restabelecer o serviço até a madrugada desta terça-feira

Por
4 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Clientes do serviço de banda larga da GVT estão reclamando de instabilidades no serviço de banda larga da operadora desde ontem à noite. O problema parece afetar especialmente o acesso a servidores localizados fora do Brasil. A empresa confirmou a ocorrência da falha nas regiões Sul e Nordeste e afirmou que espera restabelecer o serviço até a madrugada desta terça-feira, 1º de outubro.

No Twitter, dezenas de usuários por minuto reclamam do serviço de banda larga da GVT. O número de clientes afetados não parece ser pequeno: neste momento, o nome da GVT está nos Trending Topics de várias cidades brasileiras, como Curitiba, Salvador e Porto Alegre. Clientes das regiões Sudeste e Centro-Oeste também citam problemas, apesar da GVT não ter relatado falhas nesses locais.

gvt-fachada-hero

Na lista [caiu], onde administradores de rede relatam indisponibilidades de acesso nas operadoras brasileiras, um participante afirma que houve um rompimento de fibra ótica da Level 3. Isso provavelmente contribuiu com a instabilidade, já que os cabos submarinos da empresa são uma das principais rotas de saída do Brasil.

Entramos em contato com a GVT hoje à tarde para solicitar esclarecimentos sobre a falha.

Ao Tecnoblog, a assessoria de imprensa da GVT confirma a “oscilação de velocidade no serviço de banda larga” em localidades da região Sul e Nordeste entre a tarde de ontem (29) e a manhã de hoje (30). O problema teria sido causado por “múltiplos rompimentos em cabos de fibra ótica terrestres e submarinos”, gerando lentidão no acesso a sites internacionais.

A GVT diz que está trabalhando desde ontem para corrigir o problema, usando rotas alternativas para diminuir o impacto aos usuários. Os clientes vão ter que esperar mais um pouco para tudo voltar ao normal: a operadora espera estabilizar o serviço até a madrugada de amanhã.

Atualizado às 19h15. Clientes de outras regiões também relatam problemas.

Mais sobre:
      • jaison

        Surreal, estou sendo obrigado a usar o 3G da TIM, que mesmo ruim está melhor que a GVT.

      • Flávio de Souza

        Aqui no Rio ficou lenta por um tempo mas logo voltou ao normal. Não tenho o que reclamar da GVT.

        • Pedro Machado de Paula

          Não tenho mito do que reclamar do serviço de internet deles, a TV não presta, mas ultimamente a internet vem falhando muito. Nas últimas três semanas o serviço para de funcionar por um tempo. Se tivesse sido apenas uma vez tudo bem. Tenho aberto chamados na empresa comprovando o fato. Não é um problema pontual. Acredito que seja estrutural, eles devem rever sua infra. Os equipamentos devem estar apresentando falhas e os consertos não estão resolvendo. Acredito que deveriam tocar pois ficar nessa prejudica um número grande de pessoas, acho que quase todos os clientes.

          • Robson C.

            Nossa tava podre ontem e hoje de manhã. Ainda esta péssimo, com alta latência, mas melhorou.

              • Douglas Santos

                Excelente operadora? Há quanto tempo a GVT chegou aí na tua cidade, dois meses?

              • Robson C.

                A GVT já foi sim muito boa, mas já fas um ano mais ou menos que estpa só caindo, e caindo feio. Desde que começou a expandir, com TV, etc…

            • Carlos Eduardo

              Ué os cabos da Gvt nao é tudo novo? e ainda se rompe… kkkk

              Gvt feliz é quem tem!

            • Ao contrário do que a própria assessoria de imprensa da GVT confirma, o problema, ao menos no centro-oeste, permanece desde a manhã de domingo. A noite o caos já estava tomado.

            • Vitor Salvatore

              Ping do bing.com (Sim, todos os sites da MS estão péssimos) é de 315ms, mas ontem estava pior, estava cerca de 500ms.
              O único site que pega de boa é o google com ping de 25ms. O restante está uma porcaria.
              Lembrando que começou isso em Londrina-PR na tarde de ontem e deu uma melhorada de madrugada e agora voltou de novo.
              Ontem a velocidade de download nos torrent não passava de 600kb/s e de madrugada consegui 2.7MB/s (Era para ter conseguido no minimo 3mb/s ainda).

              • portela.thiago

                Tá aí um comentário de extrema utilidade. Obrigado!

              • Andros Maldaner

                A pior tragedia da historia da GVT. So pode ser sabotagem.
                Multiplos rompimentos ao mesmo tempo? Estranho…

                • Robson C.

                  SIM. Já faz algumas semanas. Esta MUITO instável (mas piorou horrivelmente ontem). Da uma páginas amarelas sem nenhuma identificação, e de vez em quando erro 503 em tudo.

              • Andros Maldaner

                Quanto mais clientes, pior o servico.

              • Eu_MarceL0

                A lentidão aqui em Porto Alegre e região metropolitana não é de hoje ,nem de ontem, acho que o problema não é só dos cabos rompidos.

                    • trovalds

                      Tá geral o problema com a GVT e também com outras operadoras. Cuiabá/MT aqui, dependendo do site é praticamente impossível de acessar. Liguei no 10325 e a informação é que a previsão de normalização vai ser às 23:00.

                    • psmai27

                      Cabos terrestres e submarinos do sudeste ao nordeste… multiplos rompimentos… Dilma discursando recentemente sobre uma internet livre da rota dos Estados Unidos… Estados Unidos em crise… relações do Brasil se estreitando cada vez mais com o titio Obama…

                      Hmmmm… Não.

                      Acho melhor culpar a GVT.

                      QUEIMEM AS BRUXAS HAAAAAAAAAHAHAA!! QUEIMEM TODAS HAAAAAAHAAHAHAAH MORTEEE A GVT OI TIM NET VIVO CLARO AHAHAHAAAAAH MOOORRRAAAAAAAMMM HAHAHAHAHAHH

                      Falei.

                    • EFG

                      Nossa… já viram que rompe cabo da GVT com uma certa frequencia?
                      Sim… intervalos de duas semanas.

                      • vanderlei002

                        não é problema na gvt não é o computador de vcs que que esta com defeito, é o que os atendentes sempre falam.

                            • gabriel76537644

                              moro em brasilia e aki ta com problemas tambem

                            • pedroluccas12

                              to em sg em gradim paraiso rua nova aurora e a gvt ainda ta ruim já é dia das crianças aqui 12/10/13

                            • orionengsys

                              Vamos por partes: Tenho GVT ha 4 anos (estou em Salvador). A Empresa, JAMAIS me deixou na mão em absolutamente nada. Sempre fui extremamente bem atendido e com extrema competencia e transparencia por parte dos atendentes. Já tive sim, problemas com a Banda Larga, mas exigir 100% de funcionalidade em uma estrutura gigantesca como essa, é ser no minimo INOCENTE demais.
                              Quanto à qualidade da banda larga da GVT, eu tenho 35Megas e, só em RARISSIMOS momentos de problemas, minha velocidade foi inferior aos 35Megas contratados (velocidade REAL). Não sei se quem reclama sabe, mas a ANATEL exige que as operadoras de Banda Larga ofereçam UM MINIMO de 20 a 30% da Banda CONTRATADA, e a GVT, pelo menos no meu caso, NUNCA disponibilizou nenos do que os 35Megas.
                              Já, quanto so serviço de TV, ai sim, concordo e assino embaixo, deixa muito a desejar, mas mesmo assim, devemos ter em mente de que a GVT-TV no Brasil, é recente, e com certeza ainda vai mudar a aprimorar bastante.

                            • danielpsigo

                              A GVT está ruim aqui em Goiania, mas ruim mesmo, dos 15 Mb contratados estou tendo em momentos bons 500kbps de conexão, mas normalmente esta com 200 kbps. Neste final de semana desde sexta foi um lixo, mas na semana passada ja havia umas quedas sem sentido. Nunca tive problema com a operadora, mas o descaso deste final de semana foi surpreendente, pois ao ligar no 10325 ninguem te informa do que esta havendo, e uma informação eletronica pede pra vc fazer uns procedimentos que de nada resolvem.