O Windows 8.1 não é o único grande lançamento de hoje. Coincidência ou não, a Canonical também escolheu esta quinta-feira para liberar a versão final do Ubuntu 13.10, que recebeu o codinome “Saucy Salamander”.

Com esta novidade, a Canonical segue com a tradição de sempre lançar uma versão nova de sua distribuição Linux nos meses de abril e outubro de cada ano. A diferença é que, até então, o lançamento costumava acontecer mais próximo do fim do mês, o que reforça a hipótese de a empresa ter tentado “cutucar de leve” a Microsoft desta vez.

Ubuntu 13.10

Ubuntu 13.10

Seja lá como for, o Ubuntu 13.10 está sendo considerado a primeira versão da plataforma plenamente compatível com dispositivos móveis. Isso porque a distribuição incorpora o Ubuntu Touch, software que adapta o sistema operacional para uso em tablets e smartphones. Já se sabe que os aparelhos da linha Nexus são todos compatíveis.

Outra novidade é que o Ubuntu 13.10 inclui as chamadas “Unity Smart Scopes” no Dash (a barra principal). Explicando em poucas palavras, trata-se da integração da busca interna do sistema a diversos serviços na internet, como Flickr, Google News, IMDB, YouTube, Yelp, Wikipedia, entre vários outros.

Pesquisa mais precisa com as Smart Scopes

Pesquisa mais precisa com as Smart Scopes

Falando do Unity, é claro que esta interface também foi atualizada, estando agora na versão 7. Segundo a Canonical, o novo Unity apresenta refinamentos visuais e melhorias consideráveis na performance, como otimizações específicas para quando as Smart Scopes estiverem sendo usadas.

As demais novidades incluem kernel Linux 3.11, atualização do Gnome, novas opções de privacidade e segurança, um novo SDK (kit de desenvolvimento de software) com suporte a aplicativos móveis e HTML5, além das corriqueiras correções de bugs.

O Ubuntu 13.10 pode ser baixado a partir de seu site oficial. A imagem de instalação da versão desktop tem cerca de 880 MB. Nos testes que realizei, não notei lentidão no download, como aconteceu nos dias de lançamento das versões anteriores.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ju Novaes
3
Samuel Nascimento Siguinolfi
Antonio Bento Neto E se diz instrutor... Cara, deturpar um SO em razão de outro mostra o quão despreparado vc está. Na verdade, deturpar qualquer coisa.
Gabriel Fernandes
Usei ubuntu desde a versão 6.04 ate a 10.04 LTS, depois dai entrou essa merda de desktop e cai fora, to fora!!
Mauricio Junior
Antonio Bento Neto Windos for the loser :P
Antonio Bento Neto
Windows for the win!!
Antonio Bento Neto
Windows for the win!!
Lucas Klassmann
Eu ainda não atualizei, tambem espero que tenha melhorado.
Mauricio Junior
Já uso o Ubuntu a uns 3 anos, e está cada vez melhor, mas como tudo não é perfeito, acho que a Canonical poderia melhorar a performance gráfica da Unity e principalmente do Software Center, que é bonitão e funcional mas pesadão. De qualquer modo não estou reclamando é mais um desabafo mesmo. Atualmente estou usando o 13.04 (Raring Ringtail). Alguém sabe dizer se melhorou o desempenho gráfico nessa nova versão?
Jan Sc
nunca tive nenhum experiencia com linux/ubuntu,bateu uma curiosidade eu acabei de instala e vim aqui comentar
Rafael Pradella
4
Felipe Souza
3
Ramon Guerra
Sempre foi amigo. O problema é que a depender do modelo de sua placa os drivers não funcionam 100% como esperado. Mas nada que possa atrapalhar sua experiência.
Ramon Guerra
NVIDIA e ATI tem drivers proprietários razoavelmente bons. No caso tem o bumbleebee que dá conta da troca de GPU's :)
Emerson Gravações
Dual boot Win 8 e Ubuntu 13.10!
Edson Silva
Uso Ubuntu desde a versão 8.04 e não me arrependo. No meu trabalho estou tentando influenciar o pessoal de TI para que migrem para o Linux mais tá difícil... mas, não vou desisteir...
Exibir mais comentários