Início » Aplicativos e Software » Viber chega oficialmente ao Brasil para concorrer com WhatsApp

Viber chega oficialmente ao Brasil para concorrer com WhatsApp

Conversamos com o CEO da empresa sobre como serão as operações do aplicativo no país.

Avatar Por

Hoje, o isralense Talmon Marco fez uma palestra na Campus Party sobre empreendedorismo. E, como CEO do Viber, um dos principais aplicativos de mensagens instantâneas do mundo, ele tem bastante expertise em como transformar sua ideia em realidade (o Viber não é a primeira startup dele) e expandir sua empresa globalmente.

Foi essa expansão que liderou os assuntos na coletiva de imprensa realizada pouco antes da palestra. É que o Viber aproveitou a ocasião para anunciar a abertura de um escritório no Brasil, o que marca sua chegada oficial aqui.

viber ceo

Talon Marco e Luiz Felipe Barros, country manager da Viber no Brasil

Como estamos acostumados a ouvir das empresas que chegam aqui, a escolha do Brasil para ser o primeiro país da América do Sul (e da América Latina, no caso do Viber) a receber uma filial é por questões estratégicas. Somos o maior mercado da região e a presença física da startup aqui pode não apenas expandir a já grande base de usuários, mas ser o ponto de partida para a chegada em outros países próximos.

Marco também cita estratégias focadas no mercado brasileiro, especialmente no que diz respeito à criação de conteúdo especial. Ele cita o caso dos stickers, que chegaram recente ao app. Eles fazem bastante sucesso em países orientais e têm crescido em popularidade também no Brasil. Com o escritório e a equipe brasileiros, será possível criar stickers exclusivos para o país, baseados em feriados nacionais e manias do momento, por exemplo.

É daí que vem parte da receita do Viber, que “é e sempre será gratuito”, nas palavras do CEO: segunido o modelo freemium, há pacostes de stickers pagos que saem por R$ 5,22. Alguns deles trazem conteúdo licenciado, como de Adventure Time ou Meninas Superpoderosas. Outra fonte de renda para a startup é pelo Vibert Out, serviço de chamadas para telefones fixos e móveis sem Viber que oferece preços mais competitivos que a concorrência (leia-se: Skype) e que as operadoras de telefonia no Brasil.

Quanto aos competidores no mercado brasileiro, são praticamente descartados outros que não sejam o WhatsApp. E, ainda assim, o Viber está bem otimista com o que deve conquistar por aqui. Primeiro, porque é um serviço mais completo que seu principal rival, com mais recursos, como as ligações, e multiplataforma – está presente também em desktops, além de tablets e smartphones. Segundo, porque, sem nenhuma publicidade ou investimento direto aqui, já tem mais de 10 milhões de usuários brasileiros cadastrados.

Em todo o mundo, o Viber já passa os 300 milhões de usuários, com um aumento semanal de surpreendentes 700 mil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tales Cembraneli Dantas
eu mesmo estou cadastrado a mais de 2 anos, o serviço é bom e torço para que se popularize, afinal, não custa nada instalar 2 ou 3 programas de mensagens né
Viber Brasil
Oi Teles, temos 10 milhões de usuários registrados no Brasil e esse número cresce a cada dia! ;)
Viber Brasil
Oi Huan, o Viber está disponível nas lojas de aplicativos como App Store (iOS), Google Play (Android) e Nokia Ovi (Symbian). Acesse viber.com e veja todas as plataformas em que o Viber funciona. Lá tem o link para as respectivas lojas! ;)
Viber Brasil
Oi @Rodrigo, o Viber funciona sim no seu Nokia C7! É só acessar a loja de aplicativos no seu celular e baixar. Qualquer problema, nos procure no Facebook.com/viberbr
Viber Brasil
Olá @Igor Pedronni, isso não costuma acontecer... já faz muito tempo que você instalou o Viber? Tivemos atualizações recentemente e ninguém tem relatado esse tipo de problema... O que acha de dar mais uma chance para o app? Caso precise, nos procure no Facebook.com/viberbr e faremos de tudo para ajudar!
Viber Brasil
Oi Breno, obrigado! Estamos trabalhando para que o app fique cada vez melhor e mais conhecido. Chama seus amigos pra lá! Temos certeza que se eles experimentarem, não vão mais querer saber do "zapzap"! :)
Huan Douglas
comoe eu faço para adquirir ?
Breno Caldeira
Torço pelo Viber, muito melhor que o "zapzap"! Essa de permitir o Viber pelo pc é excelente! E ainda é de graça. O ruim do Viber é q o zapzap tomou conta... N sei pq carga daguas ninguém conhece o Viber.
Gustavo Hofer
ja uso o viber a séculos tanto no smart como no pc
pedro.bibliotecario
Cara...o viber é mt bom...uso ele na 3G e funciona beleza...e msm em locais com sinal fraco dá pra fazer ligações... pena q falta a atualização para o design do iOS 7! Mas uso diariamente...
Dereck Bolsanelo
lembra do Orkut? algumas pessoas falavam isso tambem, se o produto realmente for melhor, aos poucos vai sendo trocado
Abraão Caldas
A melhor coisa é usar no PC, é algo que falta no WhatsApp.
Tales Cembraneli Dantas
este é o tipo de produto que não é uma escolha pessoal e sim a tendência da maioria, de nada adianta eu instalar o Viber e não ter com quem conversar... vamos ver o que o futuro nos reserva...
Rodrigo Nascimento de Lima
tem para Nokia Belle ? Gosto muito do meu nokia c7 e se não tive ficarei mesmo no whatsapp.
RamonGonz
é top... espero que seja um bom concorrente, pois assim todos evoluem
Exibir mais comentários