Não é mais beta: a Mozilla acaba de lançar a versão final do Firefox 29 para Windows, OS X e Linux. Além das correções de falhas, a nova versão traz uma interface renovada, conhecida como Australis, que estava sendo testada há cerca de três anos. O Firefox Sync, ferramenta que sincroniza seus favoritos e histórico com outros dispositivos, está bem mais fácil de usar.

firefox-29

O famoso botão laranja do Firefox, anteriormente disponível na versão para Windows, sumiu de vez. As principais funções, como imprimir uma página, gerenciar complementos, acessar o histórico ou alterar o zoom da página, agora estão centralizadas em um menu localizado no canto superior direito da janela, uma solução parecida com a adotada pelo Chrome. O menu é bem personalizável: você pode facilmente reordenar os botões ou adicionar novos.

firefox-29-menu

Na barra de ferramentas, temos um botão que dá acesso ao gerenciador de downloads e mostra uma simpática barra de progresso que indica o tempo restante para que todos os downloads sejam concluídos, característica existente também no Safari. O campo de busca separado da barra de endereços, tradicional no Firefox, continua presente.

A ferramenta de sincronização do Firefox foi renovada — nas versões anteriores, ela era desnecessariamente complicada para usuários leigos, exigindo coisas como código de emparelhamento e chaves de recuperação (?). A partir de agora, para manter histórico, abas, favoritos, senhas, preferências e complementos sincronizados entre dispositivos, basta ter uma Conta Firefox, com email e senha.

firefox-sync

Baixe o Firefox 29 para WindowsOS X e Linux.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Nemias F Silva
O Mozilla Firefox, Internet Explore são ultrapassados
Nemias F Silva
O melhor navegador é o Spark!! Sem comparação rápido prático e eficiente sem palavras
Erick Nascimento Doze
Priscila, acho que ficou até um pouco mais limpo que o layout do Chrome, mas ainda tem esses bugs que eu vi, mas como foi lançado essa semana deve estar ainda em adaptação, talvez daqui a umas duas semanas esteja cem por cento utilizável. O bom e velho Firefox pronto para voltar a reinar.
Priscila Faria
Ficou bom o layout hein...
Lucas Tillwitz
pensei o mesmo que o Vitor.
Erick Nascimento Doze
Consegui ver alguns bugs, pelo menos na impressão de PDFs, pois saia a página toda em branco em duas máquinas, ai no Chrome imprimia normalmente.
Vitor
Para aqueles que estão reclamando da barra de buscas: é só retirá-la dali que a barra de endereços é inteligente e fará pesquisas quando detectar que não se trata de um endereço da internet... E a barra de buscas é bonita! Dá um charme no Panda Vermelho :D
Vitor Hugo Mattos
Pq vc não tira? É só entrar no modo de personalização e arrastar ela pra fora...
Fabricio Santos
A barra de endereços desse novo mozzila nao funciona, se colocar um endereço lah e apertar enter ou na seta "Ir" ele nao vai, tem que pesquisar no google tds as pgs q eu ja entrei, uma merda isso!!
Leandro Ruel
Anderson Santana não dou moral para a opinião de um cara que trabalha na empresa "Britney spears"
Paulo Patto
O dia que o Firefox deixar a busca na barra de endereços nativa como o chrome quem sabe eu volte a usar. Fora que deve ser rápido e limpo como meu chrome coisa que acho que ele não será.
Arch
A barra de abas transparente ficou estranha com a barra de menus. Os ícones do novo menu são meio grandes. A barra de endereços e o novo botão são aparentemente irremovíveis. Mas continua sendo o melhor browser mainstream.
Lu Vilar
Mas o que custa colocar a omnibar? É alguma filosofia da empresa?
Raphael Abreu
Vagner Alexandre Abreu Caro parente distante, prefiro o órfão mesmo haha
Vagner Alexandre Abreu
Jeronimo Lopes SIm sim. Eu acho que já testei o Spark antes da aquisição pelo Baidu. Só que "grande irmão" por "grande irmão", prefiro o "grande irmão americano" do que o "grande irmão chinês" :p
Exibir mais comentários