Início » Brasil » Correios vão abrir armazéns em Hong Kong e Miami para tributar suas compras internacionais

Correios vão abrir armazéns em Hong Kong e Miami para tributar suas compras internacionais

Armazéns também poderão reduzir prazos de entrega e guardar suas encomendas

Paulo HigaPor

O governo está fazendo uma série de mudanças no processo de importação de produtos comprados em sites estrangeiros. A mais recente deve afetar principalmente quem gasta dinheiro nas lojas chinesas: de acordo com o Estadão, os Correios vão instalar armazéns em Hong Kong e Miami para melhorar a logística. Com isso, a expectativa é que menos pacotes escapem da tributação.

Em regra, todos os pacotes deveriam ser tributados, com exceção dos abaixo de 50 dólares enviados por pessoa física (há toda uma polêmica sobre isso). Só que muitos produtos chegam até a sua casa sem serem taxados porque a Receita Federal não tem estrutura para dar conta de tantos pacotes. Isso deve ser resolvido a partir de setembro, quando será testado um sistema para automatizar a cobrança de tributos.

correios-tributado-receita-federal

A instalação de armazéns dos Correios em Hong Kong e Miami significa que, antes dos pacotes chegarem ao Brasil, eles já poderão ser fiscalizados. Isso, como você deve imaginar, vai facilitar a cobrança de tributos — o próprio chefe do Departamento Internacional dos Correios, Alberto de Mello Mattos, admite que hoje vale a pena correr o risco de comprar no exterior por causa da possibilidade de não pagar taxas, mas que isso deverá mudar.

Mesmo sem os armazéns, os Correios já estão correndo atrás disso. O Alibaba, dono do conhecidíssimo AliExpressassinou há duas semanas um memorando de entendimento com os Correios com o objetivo de facilitar o comércio internacional entre Brasil e China. A ideia é que informações de compras feitas por brasileiros sejam transmitidas diretamente para o governo e que os impostos sejam cobrados no ato da compra.

aliexpress

Mas, além da questão dos tributos, os Correios citam algumas vantagens. Futuramente, por exemplo, os armazéns podem ser usados para estocar produtos vendidos na China, o que diminuiria o prazo de entrega. E, como as encomendas poderão ser verificadas lá em Hong Kong ou Miami, elas não correm o risco de fazer o longo caminho até o Brasil para só então alguém descobrir que faltou algum documento ou a mercadoria não pode entrar no país.

No caso de Miami, os Correios parecem estar propondo um serviço que muito me lembra esses redirecionadores de encomendas: “[…] alguns sites americanos não vendem para o Brasil por problemas de logística reversa. […] O armazém, disse Mattos, funcionará como um endereço americano para ser usado por brasileiros”, diz o Estadão. Ou seja, você poderá comprar em sites que só vendem para os Estados Unidos usando o endereço que os Correios fornecerem.

Se esse serviço vai funcionar e se ele será vantajoso, é algo que teremos que esperar para ver. De qualquer forma, é bom não contar com a ideia de fazer compras internacionais e não ser tributado — a possibilidade de isso acontecer está cada vez menor.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ernandy Oliver
comprei da frança, ai me ligaram dizendo que minha encomenda ta em Miami e que eu teria que pagar um imposto de 80% via boleto pra liberar a vinda para o Brasil, ai pensei poxa que furada, se fosse 60% eu pagaria
igor

Passa 2 meses em média pra chegar,e o correio ganha 60%,é como se tivesse comprado só 40% pagando 100%,que absurdo imoral!

Marlon Gonçalves
O rastreamento internacional de encomendas eu faço pelo site http://www.rastreamentocorreios.biz/ É muito simples e qualquer pessoa é capaz de fazer o acompanhamento
Vilma Roussef
meu sobrinho é presidiário e só se comunica conosco pelo Face.
Guilherme C.
1 - Sonegação é corrupção e um dos mais terríveis crimes, pois tira investimentos da saúde, educação, segurança e tantos outros; 2 - A corrupção no governo não vai parar em razão da sua corrupção. Só vai fazer a sociedade pior, pois terá menos dinheiro pra investir. Aliás, a corrupção lá de cima é reflexo da corrupção do cotidiano. Gente com esse pensamento é que faz o Brasil pior; 3 - Não adianta apagar o comentário e mudar o nome. Eu recebo o aviso igual:
xyz

atire a primeira pedra BABACA... meu imposto deve estar te fazendo falta... vai ter de roubar de outro... bolsista de merda
eu nao sou corrupto idiota, apenas nao vou dar meu dinheiro suado pra ser gasto nas bandalhas da corrupcao desse governo... eu trabalho muito de sol a sol , pra depois sustentar um governinho mediocre e ordinario que fica de bracos cruzados so esperando o meu dinheiro pular do meu bolso pro bolso deles... nao admito e fim de papo !

Wilson Manassés
atire a primeira pedra BABACA... meu imposto deve estar te fazendo falta... vai ter de roubar de outro... bolsista de merda
Guilherme C.
Há sempre uma desculpa pra praticar corrupção, não é mesmo? Depois reclama dos políticos. Vc não é melhor que os corruptos lá de cima.
Wilson Manassés
foda-se.... qdo o dinheiro do povo for usado para o povo, ai eu volto a pagar...
Guilherme C.
Isso se chama corrupção, pura e simples.
Wilson Manassés
eu quero que esse pais e tudo que ele representa se explodam ! eu nao pago imposto ! Se vc acha certo sustentar politico e governo vagabundo é pq vc tem algum interesse nisso, ou é um deles... nenhum governo NUNCA fez nada por mim (a nao ser me extorquir), portanto nao devo nada a ele... e se vc quer comparar alguem a algum corrupto, comprare seu pai, nao a mim... passar bem PETISTA DE MERDA...
Wilson Manassés
pague impostos vc entao... eu NAO PAGO ! nao vou sustentar o champagne nem o caviar daquela corja... e se vc quiser comparar um corrupto a alguem, compare SEU PAI... nao a mim... PETISTA DE MERDA
antonio
A qual estado voce se refere. Eu moro no interior de SP em uma cidade de 50;000 habitantes. Aqui tem 3g, tem sinal de todas as operadoras de celular mas a menos usada por aqui é a porcaria da Oi. Aqui quem manda é a Claro em movel e a VIVO na telefonia fixa. E assim é com a grande maioria das cidades do interior de SP com algumas ressalvas para as bem pequenas.
Cassiano Canossa
É um EXEMPLO, tem vários outros. A sua vontade de insistir numa dicotomia é tao grande que o torna cego e burro. Nao mais o responderei.
Guilherme C.
Não entendi sua necessidade de criar um maniqueísmo nos comentários e tentar fazer eu parecer funcionário da empresa ou qualquer coisa do tipo. Não consegue argumentar sem isso? Mas em relação à notícia, isso não faz sentido. Correios tem agência em todas as cidades do Brasil. E entrega cartas e encomendas também em todas as cidades. Pq não passaporte, um documento importantíssimo? Que sentido faz isso? Isso nem mesmo é legal, pois a entrega é obrigação legal. Ou o CASV mentiu, para vingar-se infantilmente do caso DHL-Correios, ou... ou é mentira de quem falou na reportagem, pois os Correios entregam cartas e encomendas em todos as cidades do Brasil. Segundo o próprio sistema, não existe tal restrição. https://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_announcements Em qualquer caso, se está acontecendo isso, entre na justiça logo, pois é algo ilegal e é passível de indenização.
Exibir mais comentários
https://tecnoblog.net/?post_type=post&p=404942