Início » Celular » Maioria dos brasileiros prefere smartphones com tela de 5 polegadas ou mais

Maioria dos brasileiros prefere smartphones com tela de 5 polegadas ou mais

Emerson Alecrim Por

Você certamente notou que a maioria dos smartphones lançados nos últimos meses tem tela com 5 ou mais polegadas. Pois saiba que este cenário não é, necessariamente, “forçação de barra” dos fabricantes: uma pesquisa feita pela empresa Jana Mobile mostra que aparelhos grandes são preferência em mercados emergentes. A constatação vale inclusive para o Brasil.

Para chegar à conclusão, a Jana entrevistou 1.386 pessoas em nove países emergentes: Índia, Indonésia, Filipinas, Vietnã, Quênia, Nigéria, África do Sul, Brasil e México. Em todos eles, a predileção por telas com pelo menos 5 polegadas superou fácil a casa dos 50%.

No Brasil, aparelhos com 5 polegadas são do interesse de 18% dos usuários. Com 5,5 polegadas, de 17%. Telas com mais de 5,5 polegadas estão nos planos de 26% dos donos de smartphones.

Os tamanhos de tela mais preferidos nos países pesquisados

Os tamanhos de tela preferidos nos países pesquisados

No total, telas com 5 ou mais polegadas são vistas com bons olhos por 61% dos usuários brasileiros. Isso explica a chegada no país de aparelhos grandalhões, mas com hardware intermediário, como são os casos do Lumia 1320 e do Xperia T2 Ultra Dual.

Smartphones com telas generosas ganharam força inicialmente na Ásia. Em países como Japão e Coreia do Sul, o consumo elevado de conteúdo visual parece ter estimulado o interesse por estes modelos.

Nos mercados emergentes, o smartphone tende a ser um aparelho "tudo em um" para muita gente. Se não é prático ou financeiramente viável contar com PCs ou tablets para acessar determinados tipos de conteúdo, que o smartphone possa assumir ao máximo as funções comuns a estes dispositivos.

Neste caso, quanto maior a tela, melhor (dentro do limite que faça o smartphone não deixar de ser caracterizado como tal, é claro), especialmente para vídeos. A maioria dos entrevistados declarou consumir este tipo de conteúdo no celular regularmente. No Brasil, a proporção de usuários que o fazem é a menor, 62%, mas este ainda é um número expressivo.

Uso de apps para vídeo em cada país

Uso de apps para vídeos em cada país

A pesquisa confirma o que todo mundo já deve ter percebido: telas com menos de 5 polegadas continuarão existindo, mas serão minoria. Isso vale até para a Apple. É bastante provável que a companhia anuncie a próxima geração do iPhone em setembro e, neste contexto, são fortes os rumores de que haverá uma versão com tela de 5,5 polegadas.

Se a Apple irá mesmo trabalhar com esta dimensão, ninguém sabe. Mas o mercado dá como praticamente certo que o próximo iPhone terá tela maior. Não é que a empresa esteja priorizando mercados emergentes ou asiáticos. É que, mesmo nos Estados Unidos, uma tela de 4 polegadas já não parece mais tão atraente.

Com informações: The Next Web

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Duda Slv
Venho do futuro pra dizer que sim, você está certo. A apple lançará o iphone 6 com 5,5 polegadas e parece que a companhia não vai mais retroceder para 3,5 e 4". O iphone 7 também contará com este tamanho, na versão plus. kkkkkkkkkkk
Camargo
Quero um novo celular, tenho um lumia de 4,7", queria um celular com tela de até 5" e que recebesse atualizações o que para android é impossivel isso existir, então to em duvida de um um iphone se, mas não consigo aceitar pagar o que a apple pede no celular quase 2500, duvida entre iphone se, zf3 5,2" e o moto z play
Rodrigo Rafael
com se diz.. pesquisa não serve em nada... como pode entrevistar 1.386 pessoas e generalizar em muito mais 200 milhões
Alexandre
pra mim smartphone significa mobilidade, que significa a possibilidade de usá-lo com uma só mão, que significa tela de no máximo 5"
Marcos Tony Lehmann
É, deixarão de usar também até sobre as com 5.5 pol. pois a Maçã a usará. 5.5 será o novo ''tamanho perfeito'', onde se possa alcançar todos os cantos da tela, nem que, para isso, seja necessário sempre usar as duas mãos (algo inimaginável há tão pouco tempo)...
brenopeck
Ouço a voz de Steve Jobs na minha cabeça dizendo "cavalos mais rápidos".
Kessler
Pesquisa muito duvidosa. Acho difícil de acreditar que mais de 1/4 dos brasileiros prefiram telas maiores que 5,5". Pelo menos n"ao é o que se vê.
Magnosama
acho tosco, fosse uma preferencia de 5" ou menos, entenderia maior que isso fica muito bizarro pra mim, aguardo ansiosamente o iPhone com 4,7".
Marcos Rodrigues
O tamnho do Moto X é o máximo que consigo usar.
Marcos Rodrigues
Tinha um Moto X com tela de 4,7" e já achava grande. Com a Apple entrando no mercado com megatelas, a única opção com telas menores e desempenho decente é a SONY.
Mateus Eduardo
Lembro que até 2012 os fanboys reclamavam até do Galaxy S1 que possuía tela de 4 polegadas e não dava pra alcançar todos os cantos do smartphone com uma só mão. Porque será que eles não usam mais esse argumento? ashuashuashasuhs
Igor Fernando
5 polegadas é o limite aceitável. Prefiro de 4.7 mas até 5" está ok.
Diogo Nóbrega
Por "preferir" a pesquisa quer dizer "comprar"?
ivan.bernardo.cps
Concordo, essa pesquisa parece um pouco duvidosa. Eu particularmente prefiro até 4,7, acho suficiente (apesar de haver momentos em que meu dedo não alcança o topo da tela quando estou segurando só com uma mão) porém se eu quiser assistir algo de vdd, faço stream pelo Chromecast. No entanto, se estiverem certos, que ao menos lancem versões mini mas com o mesmo hardware potente da tela grande.
Marcos Tony Lehmann
Quero ver o discurso dos fãs da Apple quando a companhia lançar iPhones com telas de 4,7' ou mais. Onde ficará o discurso de todos que zoaram o SIII em 2012 e o chamaram de tudo (de telha, saboneteira, prancha, tábua de passar etc) porque o aparelho tinha ''um tamanho de tela injustificável''?
Gabriel Tadeu
Com uma amostragem média de 154 entrevistados por país fica difícil achar que esses gráficos mostram realmente a realidade.
Renan Oliveira
Olha, por hora, aparelhos com mais de 5 polegadas não me agradam e não são de utilidade. No Brasil, tá mais pra ostentação do que pra necessidade(salvo em ambientes corporativos, talvez). Uso meu Smart de 4,7 em qualquer ambiente enquanto no trabalho e em casa uso Tablet(10).
Júnior Krebs
Enquanto isso nada dos bolsos das calças aumentarem...