Maioria dos brasileiros prefere smartphones com tela de 5 polegadas ou mais

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Os tamanhos de tela mais preferidos nos países pesquisados
Os tamanhos de tela preferidos nos países pesquisados

Você certamente notou que a maioria dos smartphones lançados nos últimos meses tem tela com 5 ou mais polegadas. Pois saiba que este cenário não é, necessariamente, “forçação de barra” dos fabricantes: uma pesquisa feita pela empresa Jana Mobile mostra que aparelhos grandes são preferência em mercados emergentes. A constatação vale inclusive para o Brasil.

Para chegar à conclusão, a Jana entrevistou 1.386 pessoas em nove países emergentes: Índia, Indonésia, Filipinas, Vietnã, Quênia, Nigéria, África do Sul, Brasil e México. Em todos eles, a predileção por telas com pelo menos 5 polegadas superou fácil a casa dos 50%.

No Brasil, aparelhos com 5 polegadas são do interesse de 18% dos usuários. Com 5,5 polegadas, de 17%. Telas com mais de 5,5 polegadas estão nos planos de 26% dos donos de smartphones.

No total, telas com 5 ou mais polegadas são vistas com bons olhos por 61% dos usuários brasileiros. Isso explica a chegada no país de aparelhos grandalhões, mas com hardware intermediário, como são os casos do Lumia 1320 e do Xperia T2 Ultra Dual.

Smartphones com telas generosas ganharam força inicialmente na Ásia. Em países como Japão e Coreia do Sul, o consumo elevado de conteúdo visual parece ter estimulado o interesse por estes modelos.

Nos mercados emergentes, o smartphone tende a ser um aparelho “tudo em um” para muita gente. Se não é prático ou financeiramente viável contar com PCs ou tablets para acessar determinados tipos de conteúdo, que o smartphone possa assumir ao máximo as funções comuns a estes dispositivos.

Neste caso, quanto maior a tela, melhor (dentro do limite que faça o smartphone não deixar de ser caracterizado como tal, é claro), especialmente para vídeos. A maioria dos entrevistados declarou consumir este tipo de conteúdo no celular regularmente. No Brasil, a proporção de usuários que o fazem é a menor, 62%, mas este ainda é um número expressivo.

Uso de apps para vídeo em cada país
Uso de apps para vídeos em cada país

A pesquisa confirma o que todo mundo já deve ter percebido: telas com menos de 5 polegadas continuarão existindo, mas serão minoria. Isso vale até para a Apple. É bastante provável que a companhia anuncie a próxima geração do iPhone em setembro e, neste contexto, são fortes os rumores de que haverá uma versão com tela de 5,5 polegadas.

Se a Apple irá mesmo trabalhar com esta dimensão, ninguém sabe. Mas o mercado dá como praticamente certo que o próximo iPhone terá tela maior. Não é que a empresa esteja priorizando mercados emergentes ou asiáticos. É que, mesmo nos Estados Unidos, uma tela de 4 polegadas já não parece mais tão atraente.

Com informações: The Next Web

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados