Lançada há pouco mais de um mês, a versão web do WhatsApp decepcionou muita gente por não estar disponível para usuários do iOS e também por só funcionar no Chrome. Ao menos essa última limitação foi amenizada: os navegadores Firefox e Opera passaram a ser oficialmente compatíveis.

O modo de funcionamento continua o mesmo. Para acessar o serviço no browser é necessário ter a versão mais recente do aplicativo no smartphone, abrir o menu principal e clicar na opção “WhatsApp Web”. Na sequência, a câmera do dispositivo será acionada e você deve então apontá-la para o QR Code disponível em web.whatsapp.com.

Um dos recursos que permitem o funcionamento do WhatsApp Web é a API WebRTC, desenvolvida pela W3C para permitir chat por voz, videoconferência e troca de mensagens em tempo real no navegador sem necessidade de plugins ou extensões.

WhatsApp Web no Firefox, Chrome e Opera

Esse recurso ajuda a explicar a exclusividade que o Chrome tinha até então: o browser era o único que lidava satisfatoriamente bem com o WebRTC. Mas o suporte à API no Firefox e no Opera vem sendo trabalhado há tempos (o acesso nesse último inclusive já funcionava para muitos usuários desde o lançamento do serviço). Era mesmo questão de dias, portanto, para ambos os navegadores ganharem compatibilidade com o WhatsApp Web.

Internet Explorer e Safari, por sua vez, seguem excluídos. O mesmo vale para o funcionamento por intermédio do iOS. O WhatsApp Web realiza uma espécie de “espelhamento” da comunicação feita a partir do celular, assim, não dá para acessar o serviço pelo navegador sem depender do aparelho.

O sistema móvel da Apple tem restrições técnicas referentes ao gerenciamento de aplicações em segundo plano que impedem o acesso ao WhatsApp Web via iPhone. Como é pouco provável que a companhia remova essas limitações, tudo indica que as plataformas Android, BlackBerry, Windows Phone e Nokia S60 / S40 continuarão, por um longo tempo, como as únicas compatíveis.

Com informações: The Next Web

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Helio Barros

Legal!
Tem um novo API
do whatsapp que resolve de maneira mais fácil e completa até a questão
da API para Whatsapp que não funciona no Firefox, Safari e outros navegadores Grupos Dá uma olhada https://www.newapiwhatsapp.com
https://www.newapiwhatsapp....

pedro

Até hoje não funciona direito com o meu Firefox, pois cada vez que entro tenho que fazer login, não fica automático igual no Chrome.

Tiago Celestino
Não estou confundindo, só achava que o Blink era um fork do Chromium. http://www.chromium.org/blink - mas agora está mais explicado. Valeu!!
Vitor Mikaelson
Não. Blink é um fork do WebKit. Não confunda navegador com engine. =P
Tiago Celestino
Mas se não me engano, o Blink é um fork do Chromium, no qual independe realmente do Chromium.
Vitor Mikaelson
Sim. Mas o navegador é baseado no Chromium e a engine no Blink.
Tiago Celestino
Só eu acho essa ideia do WhatsApp web a maior furada? Espelhar, invés de funcionar independente, pra mim é uma furada. O Telegram vem fazendo algo bem interessante em relação a isso.
Tiago Celestino
Eles já ñ migraram para o Blink também?
Gabriel Parreira
Ah, poxa, o Opera é bom haha. Deveria ser usado mais.
Vitor Mikaelson
Verdade. Aqui no opera Beta parou....
André Silva
Ele funcionava com o Opera até ontem, agora não consigo mais usar. Usando a versão beta 28.
Lucas
também
Vitor Mikaelson
Ou, aprendiz supera o mestre. =P
Lucas
Baseado no Chromium e melhor que o Chrome. O momento em que a criatura supera o seu criador...
Vitor
Firefox tem WebTRC a muito tempo ein! Tanto que o Firefox Hello é baseado nele...
Exibir mais comentários