Início » Software » WhatsApp Web ganha compatibilidade com Firefox e Opera

WhatsApp Web ganha compatibilidade com Firefox e Opera

Por
4 anos atrás

Lançada há pouco mais de um mês, a versão web do WhatsApp decepcionou muita gente por não estar disponível para usuários do iOS e também por só funcionar no Chrome. Ao menos essa última limitação foi amenizada: os navegadores Firefox e Opera passaram a ser oficialmente compatíveis.

O modo de funcionamento continua o mesmo. Para acessar o serviço no browser é necessário ter a versão mais recente do aplicativo no smartphone, abrir o menu principal e clicar na opção “WhatsApp Web”. Na sequência, a câmera do dispositivo será acionada e você deve então apontá-la para o QR Code disponível em web.whatsapp.com.

Um dos recursos que permitem o funcionamento do WhatsApp Web é a API WebRTC, desenvolvida pela W3C para permitir chat por voz, videoconferência e troca de mensagens em tempo real no navegador sem necessidade de plugins ou extensões.

WhatsApp Web no Firefox, Chrome e Opera

Esse recurso ajuda a explicar a exclusividade que o Chrome tinha até então: o browser era o único que lidava satisfatoriamente bem com o WebRTC. Mas o suporte à API no Firefox e no Opera vem sendo trabalhado há tempos (o acesso nesse último inclusive já funcionava para muitos usuários desde o lançamento do serviço). Era mesmo questão de dias, portanto, para ambos os navegadores ganharem compatibilidade com o WhatsApp Web.

Internet Explorer e Safari, por sua vez, seguem excluídos. O mesmo vale para o funcionamento por intermédio do iOS. O WhatsApp Web realiza uma espécie de “espelhamento” da comunicação feita a partir do celular, assim, não dá para acessar o serviço pelo navegador sem depender do aparelho.

O sistema móvel da Apple tem restrições técnicas referentes ao gerenciamento de aplicações em segundo plano que impedem o acesso ao WhatsApp Web via iPhone. Como é pouco provável que a companhia remova essas limitações, tudo indica que as plataformas Android, BlackBerry, Windows Phone e Nokia S60 / S40 continuarão, por um longo tempo, como as únicas compatíveis.

Com informações: The Next Web

O anúncio fechará em 15 segundos