Início » Aplicativos e Software » Atualizações automáticas no Windows 10 Home serão obrigatórias

Atualizações automáticas no Windows 10 Home serão obrigatórias

Não haverá opção de desabilitar updates, como era possível nas versões antigas

Jean Prado Por

windows-10-wallpaper

A Microsoft não quer mais ninguém com o Windows desatualizado. O recado foi visto pelo site inglês The Register no acordo de licença do Windows 10 na última build, 10240, em que a Microsoft explicitamente diz que o sistema "baixará e instalará atualizações automaticamente".

Atualmente, pelo Windows Update, o usuário pode escolher checar por atualizações ou não, ainda com a opção de apenas baixar ou também instalar as correções automaticamente. Na versão Home do Windows 10, as atualizações serão baixadas e instaladas sem poder de escolha do usuário, que interfere apenas se o sistema vai reiniciar automaticamente após atualizar ou não.

Essa é uma jogada da Microsoft para forçar usuários domésticos a sempre estarem em dia com pacotes de segurança e novas funcionalidades. Assim, fica mais fácil para a empresa manter uma maior base de usuários na mesma versão, ajudando os desenvolvedores a terem um público mais consistente.

Por outro lado, a ação pode ser perigosa, já que drivers ou aplicativos podem quebrar ou não funcionar corretamente. A Microsoft, portanto, também passa a contar com os 5 milhões de beta testers no programa Windows 10 Insider para avisar se alguma atualização provocar instabilidade.

Apenas usuários do Windows 10 Home serão afetados

Quem tem Windows 10 Pro pode usar a ferramenta Windows Update for Business para adiar atualizações menos críticas, como as que introduzem novidades no sistema, e só receber as mais importantes, de segurança. Há um prazo de 8 meses para correções menos críticas serem concebidas, ou o usuário ficará sem atualizações de segurança também. Quem usa Windows 10 Home não terá opção: todo tipo de atualização será baixada e instalada automaticamente.

Usuários que têm licença das versões 7, 8 ou 8.1 do Windows poderão atualizar para as versões Home ou Pro (veja as diferenças) do Windows 10 no dia 29 de julho (ou um pouco depois). A atualização ficará disponível sem custo algum até julho de 2016. Se o seu Windows não é original mas você quer usar o Windows 10, é só fazer parte do programa de testes.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos Alexandre Machado
Isso ai ficou uma merda.. não da pra fazer nada..o notebook fica muito lerdo....e tem paginas que até não abrem...aff..odiei..
ochateador
Qual é a atualização bugada ? E o que ela causa ?
Lily Dias
Acabou de acontecer!
Claudio Junior Amado
obg consegui resolver por um comentário do video..
Megurine Luka
A tá não pode desativar kkkkkk e só digitar msconfig (configuração de serviços) ir na aba serviços e desmarcar o Windows Update bem simples.
Cristina
Realmente, não faz sentido. A conexão que é afetada é na máquina com windows, iPad e smartphone que rodam outros sistemas não são afetados.
Cristina
Fato! Está um lixo! Toda vez que atualiza destrói minha configuração para acesso ao wifi.
Enderson Carvalho
só uma dúvida se alguém poder me exclarecer agradeço, ok, as atualizações são importantes e bla bla bla... Mas e o desempenho ? isso não afeta o computador ?
Kriasound Dev
isso é ridículo um sistema consumindo fluxo de dados como ficara as aplicações de rede e online tipo servidor de sistemas,games online e tudo mais essa microsoft só faz merda mesmo ta loco viu por que a galera tava usando xp até um dia desses é até 2030 é windows 7 não compro 10 e nem baixo pirata pois é obvio que não vale a pena
Antonio Caser
Eu digo: "quem faz a segurança é o próprio usuário". Se o indivíduo clicar em tudo que vê na internet vai ferrar o seu pc da mesma forma de quem está com o seu pc "atualizado". As atualizações são para a Microsoft controlar os computadores e os usuários em todo o mundo, atualizações são inúteis, e servem somente para abrir e fechar "portas" que são os espiões da microsoft. Nunca fiz atualizações em meus computadores desde o Windows xp, nunca tive problemas e sempre ficou perfeito sem essas inúteis atualizações.
Danilo Souza
https://www.youtube.com/watch?v=YAqfzdRSOhw charles voce pode desativar/ativar as atualizaçoes
Madson Gr
Windows+R => services.msc => scroll até windows update => abre => desativa e para o serviço
Vinicius Benso
uma bostaaa uso internet móvel e como todos os meus dados queria baixar quando estiver no wifi e não no 3g uma merdaa!!!
Lucas Dias
... Para quem está passando raiva com problemas de drivers no windows 10 http://www.baboo.com.br/windows/windows-10/como-bloquear-atualizacao-de-drivers-no-windows-10/
João Emanuel
Eu tentando fazer um download quando descubro que tem atualizações em segundo plano , sem opção pra desativar, fica inutilizável o PC, principalmente com NET lenta
Charlles Carvalho Reis
Bloqueamos os IPs de computadores com Windows 10 para estas atualizações.
Alberto Prado
Sim. Mas o QoS do router era pra ter atuado não?! Acredito que os pacotes de rede, para atualização, deveriam ser marcados com menor prioridade. Pelo menos era assim no passado.
Charlles Carvalho Reis
O problema não é esse. Quer queira ou não eu quero ter o poder de decidir a hora de atualizar ou não. Pois, em certos momentos eu posso estar usando minha internet para jogos por exemplo e o windows resolve atualizar e ferrar com a minha banda. Pode ver que muita gente vai continuar no Win7, nem digo Win8.1 porquê o 7 é melhor que ele ainda para questão de uso e desempenho de computadores que não possuem bons desempenhos.
Charlles Carvalho Reis
Fora que verificamos que nossa rede estava muito lenta e quando vimos tinha 1 IP consumindo grande parte da banda de internet e vimos que o único caso era que ele estava atualizando o Windows 10. Por isto eu disse na primeira postagem.
Alberto Prado
É, não faz mesmo. Aqui só com 10 sem ser dedicado e foi normal. Deu pra vê p2p/p4p implementados por eles funcionando. As máquinas que já tinham sido atualizadas estava com fluxo de saída para outras. A opção de Atualização de mais de um local estava ativada, assim como a opção Computadores na minha rede local e na internet.
Charlles Carvalho Reis
Nem é, tenho 3 links. 10MB dedicado. 30mb Fibra e o ADSL de backup. Não faz sentido.
Alberto Prado
Talvez o problema seja sua internet/modem/roteador ruins. Aqui ocorre tudo normal, eu até assisto Netflix ou jogo perfeitamente bem enquanto atualiza.
Charlles Carvalho Reis
Uma bosta, pois, comprei notebooks da Dell e vieram com Windows 8.1, mandei atualizar pro Windows 10 aqui na empresa e agora ele quando atualiza puxa toda a minha internet.
Rodrigo
Decisão péssima. Perdi um negócio devido a demora e lentidão do computador ao realizar a atualização sem o meu consentimento, depois reiniciando. Minha internet não é rápida, um download pode deixar inviável o trabalho. Sou um usuário avançado, e infelizmente, tive que desabilitar a atualização automática devido a isso. Sempre usei a configuração de baixar e instalar somente quando EU desejar. Tentei editar registros para alterar a configuração, mas acabei usando esta fácil solução. Digitem services.msc e desabilitem o windows update.
Alberto Prado
É por isso que eu disse "formatadores de esquina". A maioria deles propõe a formatação como a solução de tudo. O computador não entra em determinado site (não importando o navegador)? Formata! Ta com um malware que faz abrir páginas aleatoriamente? Formata! E por aí vai... E quando formata, põe um windows pirata sem ativação e sem atualizar e com todos os drivers genéricos. Esses tem que sumir da face da terra mesmo.
WESLEY
Se não tem formatação limpa então que seja pelo recovery que muitos clientes não sabem usar... e quando for trocar o hd ?? realmente acho difícil de viver de formatação .. tem que ser um técnico muito sem futuro viver só de formatação. kkkk
Pedro Coelho
Como eu configuro isso? Aqui não aparece essa opção. Windows 10 Pro.
Israel Abreu
E agora? Tem uma atualização para meu teclado que tira a função interrogação do ctrl+w e acabou instalando de novo com o windows 10, agora fiz a desinstalação do driver, mas ele vai ficar o mesmo instalando toda vez que o windows for iniciado? Não tem como bloquear alguma atualização específica como essa?
Jhonne Oliveira dos Santos
seu computador tem estar em um domínio, ou pode fazer via GPO
Danilo Souza
como faço isso
Danilo Souza
me ajuda com faço isso
Danilo Souza
como faço issoo meu windos e pro
Gabriel Antônio
É uma pena, por que eu já consegui desativar todas as atualizações do Windows Update do Windows 10 Pro! Meu sistema não mais realiza atualizações automáticas.
Alberto Prado
kkkkkk, vc fala isso por causa de um ou duas atualizações que a MS fez e que deu errado pra alguns pcs (insignificante se comparada a base instalada), em comparação as milhões de máquinas que existem por aí com vírus e todo tipo de malware que precisam serem formatadas todos os dias e que se tivessem atualizadas não precisariam? Acho que o único comentário sem nexos é o seu.
Lcnorm
Meu computador de trabalho vai passar longe do 10 se isso acontecer mesmo. Mas provavelmente vão voltar atrás depois que milhões de PC's ficarem com o boot ferrado por causa de um daqueles famosos updates que tivemos recentemente.
Lcnorm
Bem sem nexo nenhum seu comentário Alberto, os updates que ferram o boot do SO vão, na verdade, aumentar o serviço para todo tipo de "formatador". Essa decisão foi péssima.
Frederico Fávaro
Com base na informação fornecida pela comunidade do Windows, a opção para desativar as atualizações não esta disponível nessa versão do Windows para os insiders! Justamente por ser uma versão de "testes" e que exigiria as atualizações! Sendo assim creio eu que na versão quer será disponível ao publico no dia 29, estará com a opção liberada!
Cristian
É que o pessoal costuma me xingar sempre que erro nos comentários, se você olhasse meu Disqus, entraria em depressão! ausaheuas
Arlys Souza
Justamente. Esses dias peguei o notebook de um conhecido e ainda estava rodando o Windows 8 (nem era 8.1), e a pessoa ficava falando mal de coisas que já tinham sido corrigidas no 8.1. Vai ser absurdamente difícil fazer essas pessoas migrarem pro Windows 10. Ainda mais tendo que baixar quase 4GB de arquivos, pois quando você reiniciar o PC, o download recomeça do zero.
TotalNoob_Vs_theZ
Que isso rapah Nao e motivo de desculpa mininu Esquenta nao. Como disse eu fiquei viajando um tempo na reaposta ali em cima Nada mais que isso Se cuida
Cristian
Confundi um pouco, é que o seguinte: As versões anteriores tiverem versões prévias, porém a comunidade não tinha tanta participação, e na real nem entendi direito porque a pergunta, poderia apenas ter afirmado sobre a situação do Windows 10, erro meu. Desculpa.
TotalNoob_Vs_theZ
Cristian, se voce ja sabia que as versoes anteriores nao tinha insider ( como voce mesmo disse na sua resposta ao loius), qual foi a razao entao de voce ter perguntado " qual versoes?", sendo que voce responderia " o insider veio no 10" logo em seguida??? Nao eh nada de zueira nao. To soh viajando na maionese aki
William Lima Crisostomo
Que eu me lembro aqui o windows update te dá um prazo máximo de 3 dias para realizar o Reboot. Acho que fica bem flexível essa margem para um usuário doméstico. Se fosse 4 horas ou algo do tipo acho que ia ser bem complicado mesmo.
Cristian
Não, o PC apenas pergunta se ele pode reiniciar o PC, se não, ele aguarda até o usuário agendar ou desligar o computador.
Cristian
Bom, o 8 não tinha esse programa de Insider, então a história com o 10 vai ser bem diferente.
jairo
Tapa na cara da Sambug e suas ingerências .....
Vitor Mikaelson
Windows aliás, atualizas automagicamente em um horário conveniente.
Louis
7, 8, 8.1 e 10.
Breno
Ótimo! Agora só falta saber se o Windows vai tentar forçar reiniciar o PC. PQ se n forçar, vai ficar perfeito!
Keaton
Putz... Sério, já não bastava a maldita ferramenta de remoção de malwares ser impossivel de desabilitar (pra que eu vou querer essa droga numa maquina virtual, por exemplo?) e agora isso... - Eu nunca deixo essa bigorna habilitada. To pensando sériamente se AINDA vale a pena atualizar só pelas dor de cabeça que será isso... (meu contra é que esse maldito antimalware da microsoft não serve para porcaria nenhuma. Infectei uma maquina virtual com mais de 600 malwares conhecidos e essa coisa pegou 7. APENAS 7. PQP... Não pega Hao123, não pega browsefox, não pega todos bankers, não pega adwares, não pega porcaria nenhuma.)
Cristian
Quais versões? Porque no Windows 10 terá os Insiders, que testarão bugs e erros, então as chances do usuário final receber a versão com problemas são mínimas.
Cristian
Pelo que notei no Windows Insider, essa tela de "Instalando atualização X de X" não existe mais, e sim, o sistema instala durante o uso do computador, bastando apenas reiniciar o computador para aplicar as atualizações.
Breno
Claro que exagerei ali. =) Mas se essa tática fosse realmente foda, ela estaria presente no Windows ultimate e restrito no home. =p Se o Windows fizer uma atualização silenciosa e não forçar reiniciar (nem perguntar daqui 4h), otimo! Será muito bem-vindo. Eu acho ruim o sistema me forçar reiniciar o pc. Hj uso Mac e deixo update desligado. Eu decido quando vou atualizar e reiniciar o pc.
Louis
já recebi várias atualizações bugadas do Windows e isso é uma burrada certeira.
William Lima Crisostomo
Você está com uma visão limitada... E sempre essas atualizações de 10 ai é pra quem nunca atualiza o sistema dai quando atualiza vem 20 de uma vez só... A MS tem uma politica bem acertada de quando lançar atualizações e se vc avaliar elas são bem progressivas desde que se mantenha o sistema atualizado.
silvioricardo
Convenhamos, em geral, o perfil do usuário que se preocupa em instalar as atualizações provavelmente está utilizando rodando a versão Pro/Enterprise. Conto nos dedos de uma mão os clientes, conhecidos ou amigos que utilizam a versão Single Language ou "Home" (o Windows 8 não possuía essa versão) e mantém o SO atualizado - a maioria nem sabe que existem atualizações pro Sistema. E agora com a Loja Universal, simplesmente não há espaço para permitir que o App fique desatualizado por desleixo.
silvioricardo
E convenhamos, em geral, o perfil do usuário que se preocupa em instalar as atualizações provavelmente está utilizando rodando a versão Pro/Enterprise. Conto nos dedos de uma mão os clientes, conhecidos ou amigos que utilizam a versão Single Language ou "Home" (o Windows 8 não possuía essa versão) e mantém o SO atualizado - a maioria nem sabe que existem atualizações pro Sistema. E agora com a Loja Universal, simplesmente não há espaço para permitir que o App fique desatualizado por desleixo.
silvioricardo
Eu também sempre alterei nas opções para somente notificar, mas depois de um tempo de convivência com o Windows 10 acabei acostumando; Hoje, mesmo na versão Enterprise eu deixo em automático, principalmente após o compartilhamento via rede estar funcionando corretamente e por ter 'máquinas-teste' desde as primeiras versões Insider; não estar ativado era certeza de passar raiva com bug em algum aplicativo ou no sistema, quando já havia correções publicadas.
Mario Junior
Eu mesmo sempre preferi ser notificado das atualizações, mas eu mesmo decidir se devo baixá-las na mesma hora ou não. :p
silvioricardo
Hoje em dia é bem mais tranquilo, mas falhas ocorrem, vide o driver de vídeo da Intel no Bootcamp do iMac que quase inutilizou o mesmo, mas após dois reinícios o SO detectou o problema e reverteu para o driver antigo sozinho; Neste primeiro momento os Insiders serão essenciais, por isso provavelmente receberão as atualizações antecipadas.
silvioricardo
Verdade, mas o usuário é notificado após o download e pode adiar a instalação para o dia/hora mais adequado.
Gustavo de Castro Ventura
Fique tranquilo, daqui a pouco eles fazem um protesto pedindo a edição de uma lei para derrubar essa configuração.
FeripeHatsune
Lembram das patetices da MS com os updates do Windows 7, então, se acontecer a mesma coisa vai ser lindo hein, ligou o PC e boom! :( Kernel Panic Acho que vou teimar com o W8.1 por mais uns meses.
silvioricardo
O download só ocorre quando a internet está ociosa e por padrão ele primeiro faz a busca pelos arquivos em outros computadores na mesma rede - lembrando que há a opção de marcar a conexão como Limitada; impedindo as atualizações automáticas e outros aplicativos marcados de utilizarem a mesma, evitando custos;
silvioricardo
As atualizações são baixadas, mas são instaladas automaticamente somente após o reinício e ainda assim é exibido uma mensagem para o usuário com opção de escolha de dia/hora para agendar a instalação ou reinício imediato.
Mario Junior
Não tem. É automático e a única coisa que você pode modificar é se o computador deve reiniciar após o término da instalação ou não. Aquelas várias opções que apareciam no antigo windows update foram escondidas e pra achá-las, só indo ao gpedit.
Arley Martins
Quer obrigar, pelo ao menos de a opção ao usuário de que se nas próximas 72 horas a atualização não for instalada, a próxima vez que o pc ligar ele instala sozinho e pronto, assim se tiver alguma atualização ferrada, não vai afetar todos de uma vez. Eu atualizo meu windows original sempre no final de semana, pq toda terça sai atualização e se tiver algo ruim eu não atualizo e espero a microsoft liberar a atualização sem erros, pois formatar pc é chato e não é algo que se faça em 10 ou 20 minutos.
ochateador
Ou aumentar... vai que uma atualização bugada ferre com o sistema.
Bruno Guerreiro
É bastante ruim essa decisão, né? Eu que sofro de internet Vivo 1Mb, tenho que ficar regulando o uso de banda... não dá pra o Windows resolver baixar atualizações no meio do expediente, por isso, controlo para fazer atualizações de madrugada. Perder esse controle do "melhor horário para baixar" é complicado.
Breno
Nota mental: Nunca usar e nem recomendar o Windows 10 Home Nada pior vc querer só um boot rápidão e ter que esperar 10min pra instalar as atualizações + 10 pra aplicar + 10 min depois de reiniciar -.-' #porraMS
Marcus Pessoa
Não uso Windows, mas acho meio abuso obrigar a instalar atualizações que não sejam de segurança. Se fossem só estas, eu concordaria.
tuneman
nem precisa isso. tem a opção no novo 'windows update'
Mario Junior
Felizmente na versão PRO é possível configurar da maneira que o usuário quer. Para isso, bastar aceder ao gpedit.msc (Editor de políticas de grupo) e realizar a configuração.
Alberto Prado
Decisão bem acertada. Mas isso vai tirar um pouco de emprego dos formatadores de esquina, hehe.