Firefox

Desde o início de 2014, o Chrome usa um pequeno ícone para apontar quais abas estão reproduzindo áudio. É uma mão na roda para descobrir que página começou a tocar aquele som irritante. Se você sentia falta de algo do tipo no Firefox, eis uma boa notícia: a Mozilla promete uma função semelhante no navegador.

A informação foi dada por Ehsan Akhgari, desenvolvedor da Mozilla, ao VentureBeat. Além de denunciar as abas barulhentas, o recurso permitirá ao usuário silenciar a página rapidamente — bastará dar um clique sobre o ícone de som.

O assunto vem sendo pautado pela Mozilla pelo menos desde 2009, mas os desenvolvedores sempre esbarraram na dificuldade de identificar áudio oriundo de aplicações em Flash. É bem provável, portanto, que você tenha ouvido falar de um plano semelhante em alguma ocasião.

Segundo Akhgari, o recurso já está sendo criado, mas não há prazo para a sua disponibilização nas versões finais do Firefox. Antes, há falhas e outras pendências no Gecko (motor de renderização do navegador) que precisam ser resolvidas.

Outro fator que pesa para a demora é a decisão de incluir o “silenciador” de abas (função que o Chrome ainda não tem, não por padrão): a Mozilla quer disponibilizar as duas funcionalidades juntas.

A Mozilla ainda não decidiu como o indicador de áudio aparecerá nas abas, mas mockups montados pela organização dão uma ideia de como pode ficar a exibição.

Mockups - Firefox

Enquanto o recurso não chega, os usuários do Firefox podem recorrer a extensões com a mesma função, como a Noise Control. Elas não são perfeitas, mas quebram um galho.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados