Seguindo os passos do Chrome, a Mozilla anunciou que planeja remover o suporte a plugins NPAPI do Firefox em 2016. Após a mudança, não será mais possível visualizar corretamente páginas que dependam de Java, Silverlight e outros plugins do gênero — que normalmente são os culpados pelas falhas de desempenho e segurança nos navegadores.

Claro que existe uma exceção à regra: o Flash continuará funcionando. A Mozilla trabalhará com a Adobe para desenvolver correções de segurança, melhorias de estabilidade e novas funcionalidades, porque o plugin ainda é importante para a maioria dos usuários do Firefox.

Firefox

O resto não terá o mesmo destino. A engine gráfica Unity já trabalha em formas de permitir que os conteúdos sejam renderizados diretamente no navegador, sem depender de plugins externos. A Oracle, por sua vez, recomenda que os sites que usam applets em Java migrem para outras soluções livres de plugins. Já o Silverlight… bem, nem a Microsoft suporta sua própria tecnologia.

A Mozilla não informou uma data exata para que o Firefox deixe de suportar plugins NPAPI, mas isso não deve demorar para acontecer: Chrome e Microsoft Edge não funcionam mais com plugins há meses, e as novas plataformas do Firefox, como a versão de 64 bits para Windows, não terão suporte a plugins desde o lançamento.

Parece que certas empresas precisarão se adaptar.

caixa-plugin

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Sckillfer

HTML5 nada mais é que a quinta versão do HTML, continua sendo uma linguagem de marcação, não de programação.

F. S.
HTML5 nada mais é que a quinta versão do HTML, continua sendo uma linguagem de marcação, não de programação.
Mario Junior
Valeu. Não fazia a mínima idéia que o WebM possuia esse problema referente a não aceleração via GPU.
Jamis Casusa
Isso explica: https://tecnoblog.net/184718/youtube-gastar-menos-bateria-h264ify/
Junior
Eu tenho Win8 e Safari 5.1.7
Carlos Aurélio
Claro que usam Java não existem no mundo uma Linguagem de programação mais completa com ecosistemas robusto como java, as pessoas que não conhecem confundem Plugin Java com a Tecnologia Java, cada dia que passa java se torna a linguagem mais usada no mundo, o próprio Google usa como sua principal linguagem junto com Python e C++.
Carlos Aurélio
A Oracle não comprou o Java é sim a Sun, não fez nada ? o Java já estar na sua versão 8 que trouxe muitas novidades para desenvolvedores java, o navegadores não vão desabilitar o java é sim o plugin chamado de Applets que era uma forma de aplicação desktop rodassem em navegadores, java não tem fim é principal linguagem de programação do mundo.
Lucas Blassioli
"Parece que certas empresas precisarão se adaptar." - Elas não vão, simples assim :P
Jefferson
Pior é que, os tokens de cetificação digital, são todos baseados em java. Já estou passando por esse sufoco na minha prefeitura. Todo o protocolo é via certificação digital (assinatura digita de documentos) e tudo em java.
Caio German
uma pena que esses plugins antigos permanecem em muitos sites. o firefox aboliu o flash, mas a web não larga mão dele logo( até pq o html5 nem é tão top assim ainda). o jeito é revezar de browser... chato isso
Vitor
WebM não roda vídeo em sites. É um formato de vídeo. A tag que entrou para acabar com o Flash na questão de reprodução de vídeo. E tem quem prefira o MP4 (principalmente com codec h265, que realmente é excelente) ao WebM...
William Mirandêz
F.S. o cara disse HTML5 e não HTML. Tem diferença. O HTML5 tem suporte nativo a vídeo se não me falha a maldita. https://pt.wikipedia.org/wiki/HTML5
Mario Junior
Sim. Sério. Qual o problema do WebM?
G. C.
O script do site deve reconhecer como Chrome.
Lucas A.
Sim, acho que só o Chrome e o Firefox que tão por fora mesmo.
Exibir mais comentários